JVH faz mais uma incursão no 'Zoo', depois visita as capelinhas da via sacra e acaba a ouvir Doris Day com as ‘geringonças’ da Western Electric.
Em Munique, o Domingo foi abençoado com chuva. Havia gente no show mas era fácil circular e ganhar a sweet spot, algo de impossível no Sábado. Quando faz sol, as famílias tentam - sem sempre com sucesso - arrastar o homem do hobby maldito, que os leva a ficar horas a ouvir música olhando para a parede.

Na sala da Living Voice, a lotação esteve sempre esgotada. Nunca consegui sentar-me na sweet spot para gravar. E fotos, só assim, por cima...
Nem sequer um filmezinho de acção para animar os miúdos. E os amigos ainda são piores: vão lá a casa e só falam de cabos, de células, de braços (no ar?).

Nos bares de rua, onde as mesas são disputadas quando faz sol, era este o aspecto geral no Domingo.
Quem os ouvisse, pensaria que são de alguma organização política clandestina. Mas não, a única ideologia é a busca da reprodução musical perfeita. E muitos já converteram a família – eu, por exemplo, que fiz a reportagem com o apoio da minha mulher e do meu filho. Nota: sigam o trabalho de Pedro Henriques no Facebook.

A MAG LEV, The levitating turntable: o gira-discos com prato que levita por força de uma campo magnético. Apela-se ao gosto feminino com uma versão Swarovski. Vale tudo!...
E os fabricantes fazem-lhes a vontade. Há tantos produtos que apregoam a perfeição divina, e são todos tão diferentes entre si, que se um deles for perfeito os outros não podem ser, segundo a lógica. Sim, porque se o diabo está nos pormenores, Deus está em todo o lado.

Ondacustica, Bring Music to Life With Style, é o lema desta marca italiana. Tweeter com tecnologia AMT, controlo de direccionalidade, DSP e anel de protecção do woofer em bronze esculpido. Tem alguma influência na qualidade do som? Não. Mas é giro, é diferente, num mundo de ... iguais...

Munique é o habitat natural das cornetas. Quem quiser estudar esta espécie tem de vir cá. Aqui fica mais uma proposta da Odeon Audio, toda em madeira de nogueira. Dá Deus nozes...
Alguns são autênticas geringonças, como as cornetas da Western Electric. Outros são lindos de morrer. Quase todos tocam bem, embora nem sempre tão bem como prometido, nem sequer pelas razões avançadas, o que só dificulta a escolha.

Silbatone e a maior colecção de cornetas da Western Electric do mundo. Um show dentro do show.
Ora, abra lá o menu do dia, onde se dá destaque aos pratos (caros e baratos) que também se vendem por cá. O resto pode folhear na galeria fotográfica (84 fotos com legenda), ou melhor ainda no slideshow em 4K para abrir na glória do grande ecrã.

No meio de sistemas de milhões, também há quem proponha 'coisas' compráveis como o novo amplificador X-P500 da Advance Acoustic

Amphion Krypton, Argon e Argon 5 C (central).

Audio Analogue AAdac: 32/384; DSD512

Audio Research 160S, a versão estéreo do 160M

A Audioquest apresentou sessões contínuas de divulgação da nova série de cabos Mythical Creatures neste setup com colunas B&W , amplificação Mola Mola, tudol ligado à Nagaoka 5000

Audiolab 6000N apresentou o novo streamer.

Bluesound Power Node 2i

Cary DMS-550 - 768kHz/32 Bit Digital Music Streamer, Roon ready e compatível com DSD, DXD, MQA e Qualcomm aptXHD. USB e entradas para SD card...

Vandersteen System 9 (com subs dedicados) E amplificação Brinkman.

CH Precision e Vivid Audio estavam por todo o lado. A CH tinha nada menos que 5 salas!

Hegel H390, o H590 mais acessível às massas por menos...massa.

Innuos Statement: ouvi, comparei com a versão SE e confirmei o que já tinha constatado antes: é mais caro, mas é melhor, muito melhor...

KEF LSX, uma coluna activa sem fios moderna acessível e com design apelativo.

Dennis Bonotto, da Nordost, mostra ao Hificlube , em essão fotográfica exclusiva, o Q Point Resonance Syncronizer , que como o nome indica, elimina as ressonâncias dentro do sistema sincronizando-as.

Dennis Bonotto, da Nordost, com a Source, fonte de alimentação universal

Dennis Bonotto, da Nordost, feliz com os novos cabos-de-braço.

Frank Kuzma, o homem por detrás dos gira-discos Kuzma Stabi XL

Magnum Dynalab Dynamite Series: Music Streamer MD-1ME 24/192, Tidal, MQA, Roon, Spotify, Qobuz; MDT-1PRE a tríodos ( 2 x 6922) e HD DAC com upsampling para 384 e DSD.

Western Electric 91E , amplificador integrado 'single-ended'. 20W por canal a partir de um par de 300B, é obra! Não é só bonito, toca muito bem.

dCs Bartok ofereceu 'Bar' aberto de sons com auscultadores. Era só entrar e servir-se...

No 10 º Aniversário a CH Precision, que vi nascer em Munique, na primeira apresentação no Hotel Kempinski, na baixa da cidade, apresentou os modelos da Série 10, mas apenas em exposição estática (aparentemente ainda não estão prontos). Aqui o prévio de linha L10.

Ch Precision M10, amplificador monobloco.

Da Polónia vem o novo modelo da Fezz Audio: Mira Celi com válvulas 2A3, das poucas que ainda soam como...válvulas. É de ouvir, e ficar ao olhar o... céu.

A Absolare (integrado) e a Rockport são sempre uma solução ganhadora. Aqui com as Rockport Atria.

A MSB substituiu os 'ouriços' por amplificadores com design moderno. Este é o M500 Mono, totalmente balanceado, com ajuste de impedância de entrada (!), que custam mais de 100 mil euros o par.

MSB S500 (de costas).

Na Denon, fui ao cinema ver os Queen em 13 canais de som HEOS 3D IMAX. Parecia que estava lá, em Wembley, no meio daquela malta toda...

A Denon continua a dar cartas no 'surround' com o AVC-X8500H HEOS 3D IMAX

iFI Aurora o novo Streamer tudo-em-um, construído em bambu por razões ecológicas (e de estilo). Foi apresentado hors-concours numa galeria de arte. Achei que ficava bem esta montagem...

Kronos Pro turntable

Kronos scps power supply. Impressive stuff!

Lindemann Music Book network streamer: 384/24, DSD256

Andrew Jones revolucionou a Elac. Ainda dizem que não há homens imprescindíveis. Até as mulheres concordam...

A ELAC apresentou a nova série Carina (coluna preta), aqui ao lado das Vela, que estavam a ser demonstradas, quando eu entrei. Onde estão as Carina? Lá dentro, vai ter de esperar pelas próxima demonstração. Mas eu estou com pressa , tenho o show todo para cobrir. Andrew Jones estava comigo, fez um gesto e o jovem demonstrador foi lá dentro buscar a Carina e colocou-a na posição que se vê para eu fotografar. Isto no meio da demonstração!...

Wharfedale Elysian (brancas) e as clássicas Linton, com amplificação Audiolab

Wharfedale Linton Heritage com amplificação Quad.

Wharfedale Exson M - coluna 'de mão' Bluetooth, à prova de água, com Maxx Bass e bateria para 8 horas de festa.

Mission: as novas ZX (esq.) ao lado da premiada QX.

A SOtM é uma pequena marca asiática que produz circuitos revolucionários a preços proletários. Este Network Switch é apenas a última novidade.

A Zensati apresentou os seus cabos numa instalação de arte moderna composta por electrónica Audio Research e colunas Sonus faber Aida.

Colunas Blumenhoffer Acoustics Gran Gioia 2 x 10, com amplificação KR Kronzilla

Leben CS600 X - as mesmas especificações do CS600, com novas válvulas 12AV7
Galeria fotográfica
(80 fotos com legenda)
Photoreport Day Four - video em 4K
Claro que voltaremos a tudo isto em mais pormenor quando publicarmos a secção ‘Selecção Nacional’, com os equipamentos catalogados por distribuidor. Para já pretende-se apenas partilhar a atmosfera do show, e não publicar apenas mais um catálogo com preços e especificações.
Fechamos com uma homenagem a Doris Day, que faleceu hoje aos 97 anos. Quis o destino que ela estivesse a cantar 'Dream a Little dream of Me', quando entrei na sala da Silbatone, onde se exibem as enormes cornetas da Western Electric de 1917, que só precisam de amplificadores de 5W para tocar alto, e eram ainda utilizadas no tempo da Doris Day para sonorizar os filme, nos anos 40 e 50…
Links para os álbuns de fotos e vídeos em directo publicados no Facebook da autoria de Pedro Henriques
Álbum fotográfico:
https://business.facebook.com/pg/HIFICLUBE.NET/photos/?tab=album&album_id=2395504803806133
Álbum de vídeos em directo:
https://www.facebook.com/HIFICLUBE.NET/playlist/57287640653737
Nota importante:
Esta reportagem só é possível graças ao apoio de todos os nossos anunciantes e a um patrocínio especial da Imacústica. Agradecemos a todos os envolvidos.