José Filipe e João Jesus, da Viasonica, deslocaram-se a Munique, para ver sobretudo a Aria e a Bowers&Wilkins, marcas nas quais têm um particular interesse comercial, colaborando estreitamente com o distribuidor ibérico B&W Group Spain.
Enquanto loja de venda directa ao público, a Viasonica colabora também com os principais distribuidores nacionais: Ajasom, Esoterico, Imacustica, etc., disponibilizando aos seus clientes produtos das respectivas representações oficiais sempre que seja esse o desejo do potencial comprador.
A loja funciona num espaço com tradição audiófila, pois já foi ocupado pela Delaudio e Imacustica. Os leitores mais distraídos podem ainda aceder aqui e aqui à reportagem publicada no Hificlube realizada na nova morada da Viasonica.
Aria Music Server

Aria, um Music Server distintivo e apelativo, agora geminado com a Oppo para uma melhor integração de tecnologia e funcionalidades
Há actualmente dezenas de Music Servers no mercado, todos eles com especificações técnicas muito semelhantes. Por esse motivo, os fabricantes tentam criar factores de distinção nos seus produtos.
Para o Aria, a Digibit apostou no design muito interessante e distintivo, “em camadas” artisticamente irregulares. No aspecto técnico, o Aria tem a vantagem de dispensar o PC, pondendo ser directamente acedido a partir de um App para iPad.
No M.O.C. o Aria fez-se acompanhar por um par de colunas B&W CM10, de que podem ler um teste muito completo do Hificlube em 2 partes, que podem recordar aqui e aqui.
O Aria não utiliza “coolers” (ventoinhas), e é por isso muito silencioso e ideal para ser colocado perto do utilizador.
Nos aspectos técnicos, é compatível com todos os formatos e resoluções de ficheiros áudio digitais, incluindo DXD e DSD, faz a “rippagem” automática de discos e tem uma capacidade de armazenamento de 4TB em HDD e 2TB em SSD.
Mas deixem que seja, Andrés Marquez, da B&W Group, a fazer a apresentação do Aria quando da sua passagem pela loja da Viasónica, na estreia nacional da B&W 805 Maserati, cuja reportagem podem recordar aqui.
Bowers&Wilkins
A Bowers&Wilkins, que habituou os visitantes do High End Show a grandes exposições, incluindo concertos ao vivo, não se fez representar oficialmente em 2014.
Mas eu tive oportunidade de ouvir pelo menos dois pares de B&W Diamond 802 em demonstração, na sala da Trinnov e no auditório dedicado da Devialet, já com utilização da tecnologia digital SAM. Ver o video abaixo, testemunho musical dinâmico dessa presença oficiosa mas não menos agradável: