O Jorge Gaspar recebeu-me com a simpatia e amizade de sempre, embora um pouco contrariado, porque o apanhei em flagrante com a mão nas novas colunas híbridas Piega Master Line 3, que tinham acabado de chegar e ainda não estavam 'entrosadas' para utilizar a gíria desportiva.
Acedeu amavelmente a que eu fizesse uma audição prévia, com a ressalva de que ainda havia muita 'pedra para partir' até as Piega se deixarem de 'pieguices', nomeadamente fazer experiências com vários tipos de cabos e com bi-amplificação, por exemplo.

Auditório 2 da Ultimate Audio Elite - LX, com as Piega Master Line 3 em primeiro plano, com amplificação Luxman C900u/M900u; e fontes Luxman SACD/CD D06u (digital) e gira-discos MAG-LEV de levitação magnética.
A electrónica associada já estava seleccionada e vai ser de base Luxman: C900u/M900u, com fontes Luxman D06u (digital) e MAG LEV (analógico). Tudo em banho-maria para uma audição formal que ficou aprazada para mais tarde.

Gira-discos MAG-LEV com prato que levita. Vale a pena ouvir (e ver!) Para já veja o vídeo em baixo:
Portanto, esta notícia tem apenas o objectivo de lhe apresentar o programa das festas do Auditório 2. Sobretudo, tendo eu descoberto que no Auditório Principal estavam a montar o palco para a actuação das Raidho TD3.8, que também me foram apresentadas em Munique.
Piega Master Line 3 no Auditório 2 da Ultimate Audio Elite

A Piega Master Line 3 é uma coluna elegante com cerca de 1,65 m, que exibe no painel frontal 4 unidades de fita (ribbon) para cobrir todo o espectro dos médios e agudos (Line Source Drivers 111).
Os graves estão a cargo de duas unidades dinâmicas de 18 cm, reforçadas no painel traseiro por um par de unidades passivas do mesmo diâmetro.
Trata-se de uma fonte-de-linha (irradiação cilíndrica) do tipo dipolo, sendo a irradiação traseira tornada difusa por meio de uma 'lente acústica' composta por uma estrutura laminada em madeira que é colada à estrutura em alumínio da caixa.
A sensibilidade é elevada (92dB(W/m) e não precisa de muita potência para cantar, mas a impedância nominal de 4 Ohms justifica um amplificador com boa capacidade de corrente.
Ouvi as MLS3 praticamente a andar de um lado para o outro na sala e alguns momentos sentado para aferir a focagem (difusa, mas natural) e notei que são de uma neutralidade suiça, discreta, doce e carnuda, sem exibicionismos dinâmicos, a pedir audições prolongadas e não visitas de médico (Miguel, desculpa, não resisti), pelo que vou voltar ao 'consultório' da UAE para um diagnóstico mais preciso.
O preço é consentâneo com a sua qualidade (e nacionalidade): 18 mil euros (cada uma!).
Para mais informações: Ultimate Audio Elite
Galeria fotográfica