No ano da graça de 01 de Outubro, nasceu ali para os lados de Loures, do ventre fecundo da Esotérico, Consultores de Som, a Smartaudio, um nome bem apropriado para os tempos que vivemos, a era da comunicação e da mobilidade.

João Cancela e Alberto Silva
Os progenitores são João Cancela, um dos decanos da distribuição de áudio highend em Portugal e o primeiro gestor profissional a abraçar este ramo de negócio há mais de 30 anos, e Alberto Silva, um jovem dinâmico e conhecedor dos complexos meandros da alta fidelidade.

Hall de entrada do complexo de auditórios da Esotérico/Smartaudio
As novas instalações da Esotérico, agora também partilhadas pela Smartaudio, têm todas as condições técnicas, de espaço e conforto para reuniões e demonstrações públicas ou privadas, e foram colocadas à disposição dos revendedores e lojistas por Alberto Silva. Os excelentes auditórios têm a assinatura de Mestre Marcelo Tavares.

iFI Audio by AMR, autênticos bibelots musicais em exposição
Além da Dynaudio, uma reputada marca de colunas de som dinamarquesas, das poucas cuja produção ainda é feita integralmente in-house, a Smartaudio inicia a sua caminhada, no difícil e sobrelotado caminho da distribuição áudio nacional, também acompanhada pelas britânicas AMR e a sua subsidiária iFI Audio, de que o Hificlube testou recentemente o Micro iDSD DAC, além de uma marca de cabos e a novidade de uma marca profissional de microfones.
Mas deixemos que seja o próprio Alberto Silva a apresentar a Smartaudio e as suas marcas e a dar as boas vindas aos convidados presentes e aos leitores do Hificlube:
A Smartaudio aproveitou também a ocasião para convidar Anker Halden para fazer uma palestra sobre a Dynaudio e, sobretudo, a Série Xeo de colunas 'sem-fios' (wifi).

Anker Halden, da Dynaudio, durante a sua palestra sobre a história e filosofia da marca
Na sua palestra de cerca de 15 minutos, que registámos e editámos, por razões práticas, no curto video que se segue, Anker realçou a aposta da Dynaudio no fabrico de todos os componentes, incluindo os altifalantes na própria fábrica, a decisão definitiva da não-deslocalização para a China, só por razões económicas, para assim poder garantir a qualidade, cujo controlo é feito a 100% e não por amostragem aleatória.
E lembrou ainda que cerca de 30% dos estúdios de gravação utilizam actualmente monitores Dynaudio: 'Onde melhor ouvir os discos que nas colunas utilizadas para os gravar?..., perguntou.

As Confidence Platinum C4, um dos modelos highend de referência da marca, fizeram as honras da casa, alimentadas por electrónica Halcro c/ fonte AMR
O discurso de Anker Halden deslocou-se depois do sonho difícil de alcançar dos supersistemas, como o exposto (e demonstrado) acima, para a realidade do actual mercado, onde as mulheres têm cada vez mais uma palavra a dizer, no que diz respeito a comprar 'aparelhagens' de som, que devem ser fáceis de montar, versáteis e compatíveis com a universalidade das novas tecnologias de transmissão de música, sobretudo o streaming.

Sistema Dynaudio Series Xeo 4 sem fios (via wifi hub), com receptor no topo
Mas deixemos que seja o próprio Anker Halden a explicar por palavras suas (em inglês, felizmente, não em dinamarquês!...), qual é a sua perspectiva sobre o futuro do comércio do áudio doméstico no futuro próximo, e para o qual quem não estiver preparado vai por certo ficar para trás:
No auditório 2, estava em exposição/demonstração um par de Dynaudio Xeo 6 activas e sem fios, do tipo plug&play (basta ligar à corrente), tendo como fonte um computador.

As Dynaudio Xeo 6 no auditório 2 da Esotérico/Smartaudio
A extensa lista de especificações das Xeo torna-as, além de versáteis, muito fáceis de montar e utilizar:
Auto Play - reconhecem o sinal musical e reproduzem-no de imediato
Multiband - tecnologia multibanda (2,4Ghz e duas na casa dos 5 Ghz) para garantir compatibilidade
EQ - igualização do sinal adpatada a posicionamento num canto ou encostada a uma parede
Multi room - vários pares de colunas podem ser ligadas ao mesmo hub de transmissão na mesma sala ou salas diferentes
Multi source - as Xeo aceitam sinais analógicos ou digitais e podem tocar músicas diferentes em salas diferentes simultaneamente

As Dynaudio Xeo 6 estão prontas no presente para enfrentar o futuro, mesmo quando se gosta de música do passado
Para mais informações:
SMARTAUDIO – Produtos Electrónicos, Lda.
Praceta Alves Redol, 3-A, Fanqueiro
2670 – 353 Loures, Portugal
E-mail: [email protected]
Reportagem fotográfica completa em HD por JVH
(ver em HD full screen: resolução 1920 x 1080)