O que distingue as Avantgarde das colunas convencionais salta logo à vista: são as cornetas esféricas, sobretudo quando se vestem de cores garridas;
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No site da Avantgarde pode optar nesta foto interactiva por escolher uma das 11 cores de cornetas disponíveis (além dos painéis e até do chão da sala). Eu optei por este Ruby Brilliant Red.
o que distingue o modelo Duo Mezzo XD das outras colunas Avantgarde com caixa de graves, como os modelos Uno e Duo XD, é a carga por corneta ‘expo-spheric’ no lugar da mais vulgar carga ‘reflex’;
o que distingue as ‘cornetas’ da Avantgarde da concorrência é o facto de serem fabricadas em Portugal, que domina o mercado na área de moldes de plástico de elevada precisão;
o que distingue as Duo Mezzo de outras colunas convencionais é só precisarem de um watt (1 watt, leu bem!) para debitar 107 dB a 1 metro de distância (os graves são reproduzidos por 2 altifalantes de 10 polegadas alimentados por um amplificador de 1000W em Classe D);
o que distingue as Avantgarde é a velocidade dos transientes, porque não utilizam ‘crossover’ nos médios e agudos (os graves são regulados por DSP);
o que distingue as Avantgarde é a forma como projectam o som, como uma enorme bola de sabão transparente, que nos permite ‘ver’ o seu interior e detectar os mais pequenos pormenores na mistura.
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As Avantgarde Trio + 4 X Basshorn em demonstração na UAE - Porto
As Trio+ 6X Basshorn são a experiência máxima proporcionada pela Avantgarde. Mas não são propriamente discretas exigem amplo espaço: em casa e na carteira (152.000€). Todos os outros modelos das Séries Zero (desde 15.400€), Uno (desde 17.500€) e Duo (desde 32.000€) são compromissos mais ou menos assumidos para atingir o mesmo objectivo.
Por um preço de 46.500 €, as Duo Mezzo XD são talvez a melhor forma de conviver, em termos domesticamente aceitáveis, com os princípios tecnológicos e a filosofia da Trio+Basshorn.
Depois do choque inicial (acústico e visual), há quem diga que já não se consegue voltar para trás. O genial (e banido) slogan publicitário criado por Fernando Pessoa para a Coca-Cola, repetido ad nauseam a propósito de tudo e de nada, aplica-se aqui com propriedade: primeiro estranha-se, depois entranha-se…
A boa notícia é que os interessados (e os curiosos) podem agora ouvi-las – sem custos ou compromissos - no auditório da Ultimate Audio, em Benfica, onde foram apresentadas por Jérôme André e depois demonstradas por Miguel Carvalho com base num menu musical digital e analógico variado de que apresentamos apenas um excerto aos 4:29 para abrir o apetite: Besame Mucho, por Xiomara Laugart (Chesky).
Audição crítica
As Mezzo foram ouvidas apenas por prazer e sem grandes preocupações críticas, no auditório principal da Ultimate Audio Elite.
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Foto do sistema integral com as Avantgarde Duo Mezzo XD, no auditório principal das UAE - Lisboa
Como fonte analógica um giradiscos Luxman PD-171A, com célula ‘óptica’ SD Acoustics e respectivo processador phono; e para os ficheiros digitais o T+A SDV3100HD Music Server (utilizado como fonte no registo sonoro acima).
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Luxman PD-171A
Já vimos que os graves das Mezzo são activos (com regulação de todos os parâmetros por DSP) e, como as cornetas de médios e agudos são muito sensíveis e de elevada impedância, a sua amplificação esteve a cargo de um amplificador a válvulas Shindo Labs Montille CV391 de apenas 20W (2 ou 3 W chegavam!...) e respectivo prévio Monbrison.
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Prévio a válvulas Shindo Monbrison
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Amplificador Integrado a válvulas Shindo Montille (20W)
O som das Mezzo é ‘seco’ sem nunca ser adstringente, com um grave muito controlado e rápido (pode ser regulado a gosto), ainda que sem a extensão a que os ‘Bass Horns’ nos habituaram, mas com grande impacte dinâmico.
As cornetas são por natureza direccionais, mas a 3 – 4 metros de distância estas Mezzo recriam um palco amplo, sólido, estável, com excelente focagem, que se distingue pela iluminação viva e a notável claridade na apresentação de todos os intervenientes em palco.
Com as Mezzo nada nos é deixado à imaginação no escuro do palco ou perdido na mistura, tudo nos é dado a ver à luz do dia com excepcional detalhe e recorte fino, o que torna a audição numa experiência excitante e recompensadora.
Mezzo é o tipo de coluna que denuncia imediatamente qualquer alteração a montante: das fontes aos cabos.
Atenção: o cérebro habitua-se mais facilmente a um menu rico que a uma dieta pobre em informação, pelo que se ressente quando confrontado com colunas mais ‘escuras’ e menos ‘generosas’ em proteína harmónica e vitamina D (de detalhe). As Mezzo podem tornar-se viciantes…
Avantgarde Uno Fino no auditório 2
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As Uno Fino no auditório 2 da UAE - Lisboa
No auditório 2, Rui Calado montou um par de Uno Fino, que são uma versão mais compacta das Uno XD e utilizam um novo tweeter, alimentadas por integrado Luxman a válvulas LX-380 (em versão vintage) e, como fonte, um leitor-SA(CD) Accuphase DP-560.
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leitor-SA(CD) Accuphase DP-560
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Integrado Luxman a válvulas LX-380 (em versão vintage)
O sistema estava ainda em fase de afinação crítica (DSP) e escolha de cabos, pelo que optei por não reproduzir aqui as gravações efectuadas ou fazer quaisquer comentários. Digamos que são as Mezzo numa escala menor, conforme ao preço e ao tamanho.
Entretanto, o Rui já me informou que o processo de afinação está concluído e o som no ponto, pelo que os leitores estão convidados a voltar ou a fazer uma primeira visita, desta vez, hélas, não para comer uma sandocha e beber um fino, mas para ouvir as…Fino – no seu melhor.