Delaudio950x225
Publicidade


Notícias

Exaudio - TAD: dois sistemas, a mesma filosofia

20231117_150529[1] copy.jpg

Exaudio apresentou as colunas TAD E1TX e ME1, na sua loja do Pai-do-Vento, em Cascais, que devia assim passar a chamar-se Pai-do-Som.

Da minha casa à Exaudio é um pulo. Assim, quando João Pina me convidou para lá ir para ouvir as recém-chegadas colunas TAD E1TX e ME1 Micro Evolution, que já tinha visto em exposição estática em Munique, não perdi a oportunidade de as ouvir.

A Exaudio é distribuidor de algumas marcas de nicho, com pergaminhos audiófilos, como Audio NoteAccapela, Bricasti e, claro, a TAD, entre muitas outras, como ATC, Acoustic Energy, Densen, etc, pelo que as audições na sua loja são autênticos menus gourmet para ouvintes conhecedores.

A Exaudio não apresentou os sistemas no auditório dedicado da cave, onde pontifica a Audio Note, mas na própria loja, com um mínimo de tratamento, pelo que nas gravações que fiz (sobretudo no sistema maior), poderá ouvir-se algum contributo da sala que, contudo, não afeta a razoável perceção da qualidade do som, ressalvado o facto de se tratar de uma gravação por telemóvel.

As TAD E1TX com amplificação Bricasti e fonte DAC Merging. Ao fundo, a Acapella La Campanella.

As TAD E1TX com amplificação Bricasti e fonte DAC Merging. Ao fundo, a Acapella La Campanella.

O conjunto principal era composto por:

  • Colunas TAD E1TX
  • Streamer/DAC Merging+Player
  • Pre-amp Bricasti Design M20
  • Power amp Bricasti Design M25
  • Regua Signal projects Poseidon
  • Cabos coluna Signal Projects Lynx
  • Cabos Interligação Signal projects Lynx e Chord Signature
  • Cabos alimentação Signal Projects Hydra e Apollon
Bricasti M20 preamplifier

Bricasti M20 preamplifier

A E1TX, que tem um design elegante, sem arestas vivas e com acabamento negro piano sumptuoso, adotou a unidade CST ‘micro drive’ de apenas 9 cm, uma versão mais pequena da que foi concebida originalmente para a famosa TAD CR1.

A unidade CST, criada por Andrew Johnson, é composta por uma unidade coaxial de médios e um tweeter de berílio para garantir uma dispersão e reprodução coesa de médios e agudos (420Hz-60kHz e frequência de corte aos 2,5kHz), com excelente focagem e imagem estereofónica ampla e profunda.

Os médio-graves e graves (420Hz-29Hz) são reproduzidos por um par de altifalantes de 16 cm, com cone fabricado em composto de Aramid (MACC). Muito interessante é o facto de serem coadjuvados por um curioso sistema de carga reflex duplo (direita/esquerda) e bidirecional (frente/traseira) do tipo ranhura, designado por ADS - Aero-Dynamic Slot, que reforça a resposta de graves ao mesmo tempo que controla as ondas estacionárias.

A impedância é de 4 Ohm e a sensibilidade de 88dB, pelo que João Pina decidiu alimentá-las com um musculado conjunto Bricasti M20/M25, e em boa hora o fez: as E1TX soaram poderosas e, ao mesmo tempo, delicadas na sua prestação sonora, com uma imagem muito precisa.

Bricasti M25 stereo amplifier

Bricasti M25 stereo amplifier

Comecei por ouvir Archie Shepp, deambulei depois pela música clássica, com a Orquestra Sinfónica de Nova Iorque, voltei ao jazz, e acabei por selecionar para os leitores um excerto de ‘Liberty’, por Anette Askvik, uma das faixas mais ouvidas em Munique, sucedendo a ‘Coastal Ship’ por Kari Bremnes. É verdade que é o tipo de faixa de demonstração que soa bem até num rádio-a-pilhas, mas o sistema conseguiu dar-lhe a gravitas e a imponência necessária para complementar a força da mensagem, sublinhada pela veemência do som do saxofone e a espacialidade imposta pelas teclas:

What happened to liberty
And the bridges we almost got done
What happened to that
Was going to take us home

Deixo-vos com o registo sonoro que – e não me canso de o repetir - é apenas um teaser para o incentivar a fazer a indispensável audição pessoal que nada pode substituir.

TAD ME1 Micro Evolution

No segundo espaço aberto, João Pina acomodou as monitoras TAD ME1, que são a versão de suporte das E1TX, utilizando a mesma unidade coaxial de médio-agudos CST, mas apenas uma unidade de médio-graves MACC, mantendo embora o sistema de carga ADS bidirecional, muito bem disfarçado sob a capa de painéis de reforço laterais em metal.

Eis a composição total do sistema:

  • Colunas TAD ME1 Micro Evolution
  • Streamer Bricasti Design M5
  • Leitor CD/ SACD /DAC TAD D1000tx
  • power amp TAD M1000tx
  • Cabos Coluna Chord Sarum T
  • Cabos interligação Signal projects Hydra
  • Regua Chord S6
  • Cabos alimentação Signal projects Hydra e Chord Signature
TAD ME1 com eletrónica TAD (amplificador e leitor-CD/SACD).

TAD ME1 com eletrónica TAD (amplificador e leitor-CD/SACD).

Já vimos que as monitoras ME1 são a versão de suporte, sem a caixa de graves dupla, das E1TX, que ouvimos acima. Sendo também uma 3-vias, devido às suas pequenas dimensões, tem ainda melhor focagem e soa mais transparente, até porque não excita tanto os modos de ressonância da sala.

Voltei a ouvir e a gravar, ‘Liberty’, por Anette Askvik, e achei curioso como não senti falta de graves (apenas dos graves profundos) e muito menos de presença. O preço de ambas é semelhante (peça informações à Exaudio), pelo que a escolha vai depender mais da dimensão da sua sala que a da sua carteira.

TAD ME1 Micro Evolution - coluna de suporte

TAD ME1 Micro Evolution - coluna de suporte

Cheguei a pensar voltar a oferecer aos leitores o registo in loco de ‘Liberty’ para poderem comparar, mas gostei tanto da versão SACD de Eric Clapton, Live, Unplugged, que vos deixo antes com ‘Layla’. Espero que gostem. Basta substituir Layla por TAD ME1…

Layla
You've got me on my knees, Layla
Begging darling please, Layla
Darling, won't you ease my worried mind?

Para mais informações: EXAUDIO

20231117 150529[1] copy

As TAD E1TX com amplificação Bricasti e fonte DAC Merging. Ao fundo, a Acapella La Campanella.

Bricasti M20 preamplifier

Bricasti M25 stereo amplifier

TAD ME1 com eletrónica TAD (amplificador e leitor-CD/SACD).

TAD ME1 Micro Evolution - coluna de suporte


Delaudio950x225
Publicidade