Se tivesse que voltar a seleccionar as principais novidades do Highend 2009, eu diria que já as referi num artigo que publiquei em directo de Munique, intitulado
Clássicos Modernos. Se considerarmos que as
Wilson Audio Sasha foram apresentadas
hors concours, então, além dos
Marantz Pearl, do
NAD M2 e das surpreendentes KEF Blade, resta-nos o Pure Audio, áudio de alta resolução ( 5-canais a 24-bit 192kHz) em suporte Blu-ray.
PURE AUDIO BLURAY
Assisti à demonstração e trouxe comigo um “sampler” de música clássica que tem a particularidade de ser composto por dois discos: um SACD e um Blu-ray, com as mesmas faixas. Em Munique ouvi duas faixas, tendo registado parcialmente em vídeo (hélas apenas em 2-canais, embora a “ambiência” seja evidente), um excerto da Simple Symphony, op.4, pelos TrondheimSolistene.
Estou como é óbvio desejoso de ter acesso a um dos novos leitores-Universais Blu-Ray/SACD, da Denon ou da Marantz para poder ouvir ambas as versões e comparar.
Mas voltemos às Blade, porque, tal como as Sasha, me apanharam desprevenido, o que não é nada fácil. Normalmente sei das coisas antes de elas acontecerem. Ou estou a ficar velho – uma constação óbvia, basta olhar para o BI, ou para o espelho – ou os meus contactos estão a falhar. Apesar disso consegui registar videos exclusivos de ambas, que já tiverem com o consequência várias contactos internacionais.
KEF BLADE