O PALÁCIO DO SOM
A edição vídeo é lenta, ao contrário da edição fotográfica. Assim, para que os leitores possam ficar desde já com uma ideia do que se pode ouvir no Hotel Palácio, no Estoril, o Hificlube fez uma primeira volta rápida,
hélas, sem conseguir parar em todas as estações. À medida que as fotos da salas em falta e os videos estiverem disponíveis serão adicionados de imediato. Volte, pois, com frequência a este espaço, e vai encontrar algo de novo todos os dias, quando não mesmo a todas as horas.
Os comentários serão tão breves quanto a minha passagem pelas salas. Visita de médico, diria a minha avó. Bom, hoje em dia, ainda é pior, porque o médico já não se desloca a casa, somos nós que temos de ir ao consultório. E eu fui lá para vos contar como foi.
É também este o meu conselho aos 'pacientes' do aúdio: uma visita ainda que rápida à 'clínica' de luxo do Hotel Palácio. Aqui não há greves de médicos e enfermeiros, e trabalha-se no Domingo.
Há quem saia de lá melhor, porque lavou a alma e limpou os ouvidos; e quem saia de lá pior, porque vai ficar com sintomas de abstinência. Ouvir 20 sistemas diferentes, em curto espaço de tempo, pode dar 'ressaca', especialmente, quando em casa não temos nenhum sistema que sirva de paliativo. Para a curar, nada melhor que voltar lá no dia seguinte. E Domingo, 21 de Março, é o último dia.
No Palácio do Estoril, há sons para todos os gostos, embora não,
hélas, para todas as carteiras. Como sempre acontece, no primeiro dia, com os motores frios, nem tudo soa de acordo com as nossas expectativas, e quanto mais altos os preços mais goradas ficam. Isto apesar de os distribuidores nacionais serem dos que mais se preocupam com o desempenho real dos sistemas em demonstração. E eu sei do que falo.
Assim, ouvi por lá sons muito promissores. Ou, pelo menos, aquilo que se convencionou designar por: de elevado potencial. Um 'potencial' que não é necessariamente sinónimo de... potência. Nada, ou quase nada, é novidade para quem acompanhou a reportagem do Hificlube na CES 2010, em Las Vegas, que está integralmente disponível para consulta. Mas uma coisa é 'ler como toca' (ou ouvir tocar, no caso dos vídeos), outra é poder tocar-lhes... literalmente.
AJASOM
Nagra PL-L, MSA, Avalon Aspect
Amarra, Ayre, Modul
Em Sintra, a surpresa das brancas Modul e o fascínio do software Amarra, que me deixou amarrado. O melhor som de servidor do Audioshow: transparente mesmo a 44, 1kHz. Será que me vou converter ao iTunes?...