AUDIO TEAM
Estive tentado a classificar a Audio Team nos “Leves”. Talvez fosse um dos sistemas mais acessíveis em exibição. Curiosamente, e apesar de toda a gente gritar pela urgência de se falar de hifi barato, a principal atracção da maioria dos visitantes da Audio Team eram os discos LP.
O que não impediu a ocorrência de “debates” in loco com audiófilos, que, no caso do video, versava, creio, sobre ligações e um leitor de cassetes Nakamichi. Isto, numa altura em que até a Rega se rendeu ao download. Contudo, por enquanto, LP rules !...
É verdade, a Delaudio outra vez. Agora na categoria de meio-médios, com dois campeões da Monitor Audio: Bronze BX5 e GX50.
As Bronze BX com amplificação Advance soaram discretas, mas coesas. Havia uma clara ausência de glare que atribuo aos reflectores da XS Audio que decoravam as paredes.
Já a GX50 têm um som amplo, aberto, claro, com excelente projecção das vozes e um bom punch, que lhes confere uma agradável sensação de presença física (ver video). Com amplificação Primare e fonte Esoteric, deixaram-me um impressão perdurável no ouvido. É sempre um bom sinal, esta memória auditiva perene, quando havia tanto “som” à minha volta...
SUPPORT VIEW
Admito que fiquei agradado com os sons que ouvi, ambos com a mesma característica de limpeza e claridade, tanto na sala da ProJect como na demonstração da Mission Cyrus/PMC (ver video).
Eu sei que a harmónica e o acordeão são dos instrumentos mais fáceis de reproduzir electronicamente. Mas havia ali um recorte e um conteúdo harmónico muito interessante. Sem ressonâncias espúrias e sem distorção aparente. Diz-se da alacridade que é uma alegria calma. Foi o que eu senti no som, quando entrei. E a primeira impressão é muito importante.
Pois o João é distribuidor oficial da STAX, em Portugal. A STAX é uma marca que fala por si – literalmente. Fabrica os melhores “earspeakers” (atenção: não são “earphones”) electrostáticos do mundo, que me deixam sempre com uma estranha sensação de privação - não quando os oiço, mas quando deixo de os ouvir...
Caro, como tudo o que é bom. Mas quem não pode ligar o sistema em casa para não incomodar familiares e vizinhos, e ainda assim pretende ter um som de qualidade superlativa, não há volta a dar-lhe: STAX.
Até o meu fiel microfone gostou do que ouviu. Uma boa forma de fechar a reportagem do Audioshow. Em beleza auditiva. Enjoy.
AUDIOSHOW 2011 PARTE 1
AUDIOSHOW 2011 PARTE 2
AUDIOSHOW 2011 PARTE 3
AUDIOSHOW 2011 HORS-CONCOURS