Auditório principal da Ultimate Audio (atrás da coluna esquerda, um 'Stein Music Harmonizer)
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Na audição-teste dos incríveis protótipos N-CORE, de Classe D, de Bruno Putzeys, dos quais o Hificlube tem o único par funcional existente no mundo (¡), Rui Calado chamou-me a atenção para o efeito acústico de uns “gadgets”, do tipo “tweak”, presentes na sala: umas caixinhas negras com um led azul, que, segundo, ele, “recriavam” o palco sonoro original contido na gravação: o Harmonizer System de Stein Music. Voltaremos a este truque mágico digno de Luís de Matos.
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Stein Music Onix DX-3002
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Mas escondido estava o “bocado”. Lá atrás, no meio da cablagem, estava o cabo activo (liga-se à corrente, já vamos ver porquê) Digital Stein Music Onix DX-3002. A diferença entre o “antes” e o “depois” era demasiado evidente para eu deixar passar isto em claro. Mas afinal o que é que o Onix faz ao sinal?
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JVH,na EliteEXPO, Madrid 2012
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Na recente reportagem da EliteXPO, em Madrid, encontrei-me com o seu criador, uma espécie de Merlin dos tempos modernos, Hölger Stein, que me explicou tudo. Afinal não há truques, apenas matemática e física aplicada.
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Also spracht Hölger Stein.
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A caixa preta do Onix não tem, portanto, lá dentro, pozinhos de perlimpimpim. Tem um relógio de alta precisão para fazer o “reclocking” do sinal, um buffer e um transformador de acoplamento. O resultado é a redução drástica do jitter. E isso ouve-se.
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No fundo, o que o Onix faz para qualquer leitor CD/DAC é o mesmo que Robert Watts congeminou para o DAC64, e é hoje universalmente utilizado em DACs topo de gama.
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Stein ficou de me mandar um “sampler” para teste, mas como parece que está demorado, fica já aqui a notícia. Se você, caro leitor, é daqueles que acham que as diferenças entre cabos digitais (coaxiais) são fruto da imaginação, olhe que esta diferença não se ouve apenas, vê-se no osciloscópio!, portanto não é ilusão acústica, muito menos óptica...
Auditório principal da Ultimate Audio (atrás da coluna esquerda, um 'Stein Music Harmonizer)
Na audição-teste dos incríveis protótipos N-CORE, de Classe D, de Bruno Putzeys, dos quais o Hificlube tem o único par funcional existente no mundo (¡), Rui Calado chamou-me a atenção para o efeito acústico de uns “gadgets”, do tipo “tweak”, presentes na sala: umas caixinhas negras com um led azul, que, segundo, ele, “recriavam” o palco sonoro original contido na gravação: o Harmonizer System de Stein Music. Voltaremos a este truque mágico digno de Luís de Matos.
Stein Music Onix DX-3002
Mas escondido estava o “bocado”. Lá atrás, no meio da cablagem, estava o cabo activo (liga-se à corrente, já vamos ver porquê) Digital Stein Music Onix DX-3002. A diferença entre o “antes” e o “depois” era demasiado evidente para eu deixar passar isto em claro. Mas afinal o que é que o Onix faz ao sinal?
JVH,na EliteEXPO, Madrid 2012
Na recente reportagem da EliteXPO, em Madrid, encontrei-me com o seu criador, uma espécie de Merlin dos tempos modernos, Hölger Stein, que me explicou tudo. Afinal não há truques, apenas matemática e física aplicada.
Also spracht Hölger Stein.
A caixa preta do Onix não tem, portanto, lá dentro, pozinhos de perlimpimpim. Tem um relógio de alta precisão para fazer o “reclocking” do sinal, um buffer e um transformador de acoplamento. O resultado é a redução drástica do jitter. E isso ouve-se.
No fundo, o que o Onix faz para qualquer leitor CD/DAC é o mesmo que Robert Watts congeminou para o DAC64, e é hoje universalmente utilizado em DACs topo de gama.
Stein ficou de me mandar um “sampler” para teste, mas como parece que está demorado, fica já aqui a notícia. Se você, caro leitor, é daqueles que acham que as diferenças entre cabos digitais (coaxiais) são fruto da imaginação, olhe que esta diferença não se ouve apenas, vê-se no osciloscópio!, portanto não é ilusão acústica, muito menos óptica...