Li por aí na imprensa que Cristiano Ronaldo tinha comprado um todo-o-terreno de 150 mil euros, mais especificamente um Range Rover Sport. Um brinquedo com tantos cavalos que atravessa o deserto de Rub Al Khali com a eficácia de um camelo (ver video abaixo com imagens fabulosas partilhado do site oficial da marca).
Daniel Craig aka James Bond deu a cara pelo novo Range Rover Sport na apresentação à imprensa em Nova Iorque. E o modelo de topo tem a designação Autobiography, pelo que a Land Rover quis apresentá-lo como o culminar de uma história autobiográfica de sucesso na indústria automóvel.
Aliás, o que distingue Ronaldo da concorrência é ser um jogador todo-o-terreno, e não apenas rápido como os Ferrari e Lamborghini que tem na garagem.
O Range Rover e ele estão bem um para o outro. Assim Ronaldo se aguente nas temperaturas dos trópicos, lá para Junho, no Brasil, e escape às patadas dos “camelos” e à areia que lhe vão tentar atirar para os olhos...
Cristiano Ronaldo, ao vestir a camisola da Land Rover, passou por inerência a jogar também na Selecção Audiófila nacional, porque o Range Rover Sport vem equipado com o mais sofisticado sistema de som (car audio) criado pelo génio de Bob Stuart, que utiliza a tecnologia Meridian 3 D Trifield Surround.
O HIFICLUBE é um site dedicado ao highend, a expressão máxima da reprodução electrónica de música. Ora, na imprensa generalista, nem uma palavra se leu sobre este assunto. Outro galo cantaria se JVH tivesse continuado a colaborar no Público, DN e CM, em cujas páginas publicava notícias sobre estes temas.
Por falar em James Bond, tudo começou há 12 anos com a parceria Linn/Aston Martin V12 Vanquish, cujo sistema de som, que não me convenceu na altura, foi exibido no Home Entertainment Show 2002, de Nova Iorque (abrir na caixa no topo à direita pdf “NY2002: Linn/Aston Martin”- DN/Sons – JVH para ver foto do carro e descrição do sistema).
Mais recentemente, no Highend Show 2013, de Munique, a Burmester apresentou o seu sistema car audio montado no Porsche Cayenne, mas o sistema car audio da Sonus Faber, montado num fabuloso Pagani Huayra, foi a verdadeira vedeta do certame.
Se Ronaldo ler isto aposto que vai cair na tentação. Refiro-me ao Pagani, claro, que custa 1 milhão e só se vende por encomenda...
Em 2006, por altura do Campeonato do Mundo, deixei-me levar pelo entusiasmo geral e sugeri o sistema de som que mais se adaptava à personalidade e características do treinador e dos jogadores, como forma de incentivo. O artigo ainda está online no Arquivo do Hificlube, (embora a paginação esteja um pouco caótica), e pode ser lido aqui:
Meridian 3D Trifield Surround
É curioso como já na altura eu associei a tecnologia Nuforce de amplificação e processamento digital à performance de Ronaldo. Agora ao comprar o Range Rover Sport, Ronaldo terá adquirido também por tabela o mais sofisticado sistema DSP car audio da actualidade:
Vamos admitir que Ronaldo optou pelo topo de gama Meridian Signature Reference System, que integra a tecnologia surround 3 D Trifield, desenvolvida a partir da famosa Ambisonics, e que foi pela primeira vez aplicada num automóvel.
São 1700W a “puxar” por 23 altifalantes colocados em pontos estratégicos do habitáculo, incluindo o tejadilho para criar a sensação de altura, tudo processado digitalmente para cada passageiro ter o som ideal no seu assento. Nota: há uma versão de 800W com 19 altifalantes e outra de 250W.
Também pode ouvir em stereo apenas, ou seja “jogando” pelas (portas) laterais como Ronaldo gosta. Mas basta ligar a função Trifield para criar um canal central sólido, colocando o som ao nível da cabeça, para um hat-trick acústico...
Depois é só ligar a função 3D, e deixar-se envolver pelos aplausos como se estivesse no Santiago Bernabéu, com as bancadas de pé – e aos seus pés – rendidas à classe pura do melhor jogador do mundo.