Sem o poder de fogo (e de atracção de público) da artilharia pesada da Ultimate Audio Elite e o requinte da arte audiófila da Ajasom, os distribuidores espanhóis cumpriram o difícil papel de divulgar o highend e, creio, no caso da Neutral Audio e da Falcón Bravo, a indústria nacional. Porque, de resto, são como nós: tudo importado.
Mesmo assim, estão de parabéns pelo esforço. Já somos tão poucos...
Pela amostra junta, os leitores podem ficar com uma razoável ideia do tipo de som que se ouviu em cada sala. Em alguns casos, poderão até ficar surpreendidos pela qualidade demonstrada.
Todos os ficheiros digitais de áudio foram registados originalmente a 96/24 bit PCM e correspondem ao som real do respectivo binómio sistema/sala, sem edição ou processamento posterior, além da inevitável compressão imposta pela publicação via internet. Optou-se por um nível de entrada baixo para evitar o clipping. Aconselha-se a subir o volume em algumas faixas.
Nota:
As imagens das salas e sistemas que ilustram os videos são editadas e, por razões técnicas e “artísticas”, não foram integralmente obtidas em simultâneo com o registo áudio, para evitar interferências de fase e amplitude provocadas pelo movimento da câmara.
Audio Pasión
Kuzma – Octave - Isophon
Belaudio
AVI – Accustic Arts – Eggleston Works Andra II
Broker Audio
Thales – Mastersound – Devore Orangutan
Cosmos Hifi – Vibex
Fletcher Audio – Trilogy – Dartzeel – Rockport Avior
Neutral Audio
Trilogy - Falcon Bravo Musa
HI End Audio
YBA - Apertura
Stradivari
Hanss – Cary Audio – Raidho