Hificlube fecha a reportagem do High End 2019, publicada em 14 Partes, com uma galeria de espécies raras, de cores e formas mirabolantes, que fazem as delícias de visitantes e fotógrafos; e presta uma justa homenagem aos ainda mais raros 3 fabricantes nacionais presentes. Sem qualquer ordem definida, aqui ficam as 'fotos' para ver, como quem folheia a National Geographic, enquanto espera pela consulta do audiologista:
Um Bugati Chiron de 2 milhões para demonstrar um car-system com colunas Acuton.
Jericho, prévio e monoblocos a válvulas com 1.000 W!...
ONCE, custom sound made in Turkey. Esta grafonola futurista já inclui amplificação híbrida e Bluetooth...
Western Electric 91E ,integrado a válvulas single-ended (300B) de 20W canal. Lindo e com uma construção fantástica. Um verdadeiro clássico com...Bluetooth!
Piega Master LIne Source 3 com amplificação Primare. Os woofers são apenas de 7 polegadas mas são reforçados com + 2 passivos. Para o médio-agudo utiliza 4 unidades de fita do tipo EMIT. Soou-me sem vida mas pode ter sido do cansaço... do meu...
Von Schweikert Ultra Reference 9, alimentadas pelo incrível amplificador integrado vertical da VAC: Statement 450iQ
Munique é o habitat natural das cornetas. Quem quiser estudar esta espécie tem de vir cá. Aqui fica mais uma proposta da Odeon Audio, toda em madeira de nogueira. Dá Deus nozes...
Colunas suiças Credo . É tudo o que sei, credo!
Kaiser Acoustic Grande. Um woofer de 12 polegadas à frente e outro de 15 polegadas atrás; um médio de 8 polegadas da ScanSpeak e um duplo tweeter de fita. 200 mil euros de colunas de som...
As cornetas Western Electric WE-22A dos anos 30 do século passado, da colecção privada da Silbatone, impressionam sempre: pelo aspecto, e por terem uma voz limpa e sem catarro apesar da idade avançada...,
As cornetas da Cessaro são fotogénicas e tocam muito bem com os amplificadores da Kondo.
Kharma Grand Exquisite com amplificação Engstrom Lars 300B-XLS, prévio Robert Coda e um Wadax Atlantis Reference DAC (distribuído pela Ajasom). Um som fabuloso por uns meros 600 mil...
AXJET V3, da Axhorn Loudspeakers. Parece uma banheira de criança e soa como se tivessem deitado o bebé fora com a água do banho...
As cornetas da Tune Audio, da Grécia, com amplificação Trafomatic, da Sérvia e fontes Rockna, da Roménia,: todos os anos a mesma (versão Mk qualquer coisa?...) a tocar o mesmo no mesmo sítio. Podia utilizar a foto do ano passado que ninguém dava por isso...Mas não tocam nada mal.
Stein Music Bob XL, colunas de som, na verdadeira acepção do termo, com cornetas nos médios e agudos + subs como se não tivessem já altifalantes que chegassem para pôr em movimento o ar da sala.
Karma Enigma Veyron EV2D, luxo decorativo. E não, não é um subwoofer que está no meio delas, é um armário Elegance Visionair, para guardar os 4 amplificadores monobloco de 500W que as alimentam e custa 70 mil euros - só o armário. As colunas andam pelos 350 mil...
A Metronome fabrica algumas das melhores fontes digitais que conheço. Mas é preciso que alguém lhes diga que não sabem fabricar colunas. Eu disse-lhes o ano passado mas eles não me acreditaram. Estas são as Kalista
A Bela e o Dragão. A simpática Nicole He, PR da ESD Acoustics (China), que fabrica as Dragon, estas cornetas incríveis em fibra de carbono para 'ampliar' o som dos 'field-coil drivers.'
Representação nacional: os 'Magriços' - são poucos mas bons...
Sala da Lansche, a tal marca dos tweeters de plasma.
A fonte analógica na sala da Lansche era um muito português RB Pendulum II, do nosso Rui Borges, com braço Thales Simplicity II e uma célula Top Wing (Ultimate Audio). Havia outros RB, em outras salas, que eu não visitei. Foi pena o Rui não me ter informado previamente onde iria exibir, pois teria feito uma cobertura mais completa. Aliás, não tive sequer o prazer de falar com ele. Mas terei sido dos primeiros a ouvir o Pendulum II. Reportagem aqui.
Sala da Innuos
Innuos Statement
Numa sala/contentor com boas condições de audição, e um sistema com colunas B&W 802D3/Gryphon Diablo, a Innuos provou-me mais uma vez a clara superioridade do modelo Statement, agora na sua forma final, em relação ao Zenith III. O meu gravador dizia-me que o som estava exactamente ao mesmo nível e, contudo, com o Statement soava 'mais alto', isto é: com mais textura harmónica, estrutura tonal e capacidade dinâmica. And it's made in Portugal!...Na forja está um Reclocker USB.
Painéis acústicos Vicoustic
Passeando no 'Zoo' encontrei um dos simpáticos e entusiastas jovens da Vicoustic (peço perdão, não me lembro do nome). Mostrou-se satisfeito por ter finalmente um stand próprio para divulgar e mostrar os painéis acústicos da marca e software de análise acústica de salas, que têm feito muito sucesso em todo o mundo, com o correcto equilíbrio entre técnica e estética.
E assim termina a longa reportagem do High End 2019 que publicámos em 14 Partes, ao longo de 14 dias, além, claro, das dezenas de fotos e vídeos que transmitimos em directo para a nossa página do Facebook, e também no Instagram e You Tube. Basta clicar no ícone respectivo no topo da página. Ou abrir os links em baixo:
Links para os álbuns de fotos e vídeos em directo publicados no Facebook da autoria de Pedro Henriques
Álbum fotográfico:
https://business.facebook.com/pg/HIFICLUBE.NET/photos/?tab=album&album_id=2395504803806133
Álbum de vídeos em directo:
https://www.facebook.com/HIFICLUBE.NET/playlist/57287640653737