A Topaudio, do Grupo JLM, é hoje a convidada da Prata da Casa, a que se juntam: Chord Electronics, Davis Acoustics, Hifiman e Meze Audio.
Em ano de pandemia latente, a Chord não fez a habitual festa de apresentação (bem regada e bem conversada), como em 2019.
Mas não deixou de apresentar uma semi-novidade, pois já tinha sido revelada aos meios de comunicação especializada, nomeadamente ao Hificlube.net: Pre 3, o prévio (mais acessível) que faltava à nova gama Ultima 3.
O Ultima Pre 3 é um prévio totalmente analógico, com 5 entradas balanceadas e 3 RCA, com isolamento independente, que podem ser filtradas, e esteticamente complementares do resto da gama Ultima 3, incluindo o círculo central iluminado de azul atómico.
Estavam a tocar com um par de B&W 802 D4 brancas (ver foto de capa), alimentadas por amplificador stereo Ultima 3, tendo como fonte o famoso DAVE acolitado pelo MScaler.
O sistema estava a tocar música de fundo e as vozes dos visitantes sobrepunham-se ao som das colunas, pelo que optámos por não publicar a habitual amostra.
Davis Acoustics
A Davis Acoustics apresentou - e demonstrou – o modelo topo de gama Stellar, que passa a ser a referência da marca, substituindo as Karla de 2009.
Trata-se de uma 3-vias com 3-unidades. As unidades de médios são em kevlar e as de graves utilizam cones de carbono. O tweeter é de cúpula invertida em kevlar com faseador. As frequência de corte são aos 300Hz e 3000Hz.
A caixa é em formato de lágrima, com topo em declive, a lembrar as Sonus faber. Muito interessantes são os acabamentos: o original é em preto-mate para o baffle e preto-piano para as laterais. Mas é possível encomendar qualquer tipo de decoração exclusiva: acabamento metálico (em cima) e Pop Art (em baixo).
Mas as Stellar não são apenas bonitas. Ouvimo-las tocar e portaram-se muito bem e à altura das expectativas criadas pelo fabricante, com graves controlados e profundos e boa presença nos médios e um agudo que não chama a atenção. Claro que o gosto musical do demonstrador já é, no mínimo, discutível...
Abre com Le Théatre des Singes, do álbum ‘Now’ do Hadouk Trio. Mas depois, oiça no final do vídeo Doit4da, do álbum Below Sea Level, e vai perceber logo o que eu quero dizer.
Por outro lado, Il faut du courage, para tocar um disco destes num HiFi Show. Ou foi algum visitante que o levou só para chatear? Em todos os shows há trolls que pedem para tocar discos para deixar a concorrência mal vista…ou ouvida…(ver vídeo em baixo).
Hifiman
A Hifiman apresentou uma versão fechada do Susvara: HE-R10P. Têm a particularidade de soar ‘abertos’, sendo ‘fechados’. Vão partir corações…
Meze Audio
A romena Meze Audio apresentou uma versão audiófila aberta dos 99 Classic: 109 PRO. Vamos ter de os ouvir com atenção, porque se a Meze diz que são PRO é motivo para ficar em sentido…
Mas a vedeta do stand Meze eram os Advar ear buds, em aço polido, que custam +600 biscas e são de enfiar nos ouvidos. O que, em tempo de Covid, não é lá muito higiénico num show com tanta gente. Prefiro pedir uns ao Grupo JLM para ouvir em casa. Prometo devolvê-los higienizados…