High End 2022 Munique - IMACUSTICA
Marcas representadas pela Imacustica em exposição e /ou demonstração no High end 2022. Inclui fotos, vídeos e o exclusivo da apresentação comparativa (vs. TP Link) do Nordost QNET Switch por Dennis Bonotto.
Audio Analogue
Absolute, 50 W in pure Class A ou 150W em classs AB.
E ainda os novos Anniversary Bellini, Donizetti e Puccini Editions.
Audio Research
O novo ARC I/50 foi revelado no High End 2022.
E ainda os 160M e 320 M com válvulas KT150, este em exposição estática.
Mas a Audio Research juntou forças com a Wilson Benesch para demonstrar 4 x 160M a alimentar um par de Eminence com prévio 6SE e fonte Wadax (ver vídeo nr. 1).
Copland
Revelou a existência de um novo trio de amplificadores integrados híbridos.
Mas a grande novidade foi o protótipo do integrado CTA407 a válvulas com polarização automática e proteção das válvulas.
Dan D’Agostino
Em 2018 Dan mostrou-nos com orgulho o Relentless. Agora a Master Audio Systems subiu a parada de forma épica, literalmente.
Quatro anos depois o Relentless, faz jus ao nome e aumenta o poder para níveis épicos com o Relentless Epic 800 e 1600.
Os Relentless Epic 800+ Relentless Pre receberam principescamente as Wilson Audio XVX Four Seasons ‘Summer’.
Mesmo em espaço aberto e de porta também aberta, revelaram o seu potencial. Oiça-as no vídeo nr.2 com música dos Dire Straits. Gostava de ter um sistema destes? Também eu…
DarTZeel
Um prévio NHB-18 e 4 x NHB468, que mais tarde passaram a 2x (ver fotos), a alimentar um par de Stenheim Referenz Ultime Two.
O sistema esteve muito tempo apenas em exposição estática. Felizmente ainda conseguimos gravá-lo em ação (ver vídeo nr.1).
A grande surpresa foi a apresentação da primeira célula de leitura da DarTZeel.
Vídeo nr.1 - coletivo de marcas da Imacustica
dCS
As novas versões Apex do Vivaldi e Rossini e o Bartók 2 (updated) foram apresentadas no MOC.
Em demonstração o Vivaldi One Apex, que combina DAC, Upsampler, CD/SACD Transport e Master Clock num único chassis. Apenas serão produzidas 50 unidades.
Só não percebo por que motivo a dCS não mostrou a grande novidade que foi, entretanto, revelada urbi et orbe por email: o sistema Lina de 3-peças, composto por amplificador de auscultadores, DAC e Clock (ver foto).
Devore Fidelity
Oh, baby! I love the sounds you make (ver video nr.1). DeVore O/baby é mais uma peça para a coleção ‘Ten’, de Ricardo Franassovici.
EAT
A EAT é a equipa de Fórmula 1 da Pro-Ject. São fabricados na mesma fábrica.
A EAT mostrou toda a sua coleção ao público.
A grande novidade era o gira-discos C-Dur, com aplicações de carbono.
Franco Serblin
Infelizmente, o saudoso Franco Serblin já não está entre nós. Mas Franco vive na sua obra.
Ouvi as FS Essence, alimentadas por eletrónica Accuphase, e voltei a encontrar a essência da música – e da vida.
HSE
Luxo suíço puro e o estado-da-arte em componentes áudio.
O novo Phono Preamp Reference Line 7 foi apresentado como insuperável na sua categoria.
Krell
Para comemorar o 40º Aniversário, a Krell mostrou – e demonstrou – o poderoso amplificador estéreo KSA i400.
O protótipo de andar de Phono K-300p, mostrado pela primeira vez em 2019, foi agora utilizado no sistema que se pode ver na foto.
Jadis
A Jadis apresentou-se no MOC, na companhia das exóticas AlsyVox Leonardo, colunas de ribbon-fullrange, com amplificação. Que são uma sombra das antigas Apogee full ribbon.
Jadis JPL MkII preamp, Jadis I70 integrated amp, e Jadis JA30MkII power amplifiers (ver video nr.1).
Mas foi no Marriot/Hifideluxe que mostrou e demonstrou o protótipo do amplificador integrado I-300 B,
JBL
A Mark Levinson e a JBL fazem ambas parte do grupo Harman, pelo que as incríveis JBL Summit Everest 67000 foram alimentadas pelos novos ML 50Th Anniversary.
O meu pai já me tinha dito que as Everest nunca vão deixar morrer o rock. Agora que as ouvi, percebo porquê. São excitantes! (ver vídeo nr.1)
Além dos auscultadores No.5909, a Harman também mostrou a coluna vintage JBL da era moderna: as monitoras de estúdio 4305P: wireless, ativas e Roon ready!
Lindemann
A Lindemann elevou toda a sua gama ao estatuto de MkII: MusicBook Source II, Power II, Combo II, Bridge II
Magico
Falava-se que o subwoofer Titan 15 (6.500W!) ia ser demonstrado no MOC. Mas eu só consegui ouvir as A5 alimentadas por eletrónica Pilium (eu disse que as marcas não coincidiam lá e cá - ler Introdução).
Mas foi com as M6, com alimentação Soulution, que voltei a ouvir um som ‘mágico’. As M6 são de outro campeonato.
Nordost
Muita coisa nova: QSOURCE Premium DC Cable, Valhalla 2 Ethernet Cable, QKORE Premium Wire, QRT Stand Mount.
Mas a grande surpresa que temos para o leitor do Hificlube.net é o registo da demonstração comparativa entre um switch TD-Link vs o novo QNET Network Switch.
Dennis Bonotto explica por que motivo os switches soam todos iguais e compara depois um TD-Link barato com QNET; no final compara o QNET sem e com a PSU QSOURCE Premium.
Todos sabemos que os switches não têm qualquer influência, certo? Olhe que talvez não seja assim: vamos ouvir.
Dennis Bonotto: TPLink vs QNET NET Switch
Robert Koda
Koda é um dos artesãos zen residentes na ilustre casa ‘Ten’, de Ricardo Franassovici.
Não é todos os dias que me posso dar ao luxo de ouvir Patricia Barber com os exclusivos Koda Takumi 15XE Pre e Takumi K-160 mono power amps a alimentar um par de Kharma Extreme (ver vídeo nr.1). Os Koda não são apenas caros (muito), têm uma lista de espera de... dois anos!
Exclusivo Robert Koda - video nr.3
TechDAS
Os mestres da ‘air-suspension’ e ‘vacuum-clamping’ apresentaram as versões Premium dos modelos Air-Force One e III S.
A versão Air-Force III Premium S melhorou apenas ao nível da suspensão dos pés da base.
Wilson Audio
As colunas de som Wilson Audio estavam em todo o lado (ver vídeo nr.2 abaixo).
Exclusivo Wilson Audio - video nr.2
As Alexx V ‘clockwork orange’ casaram com amplificadores VTL Siegfried.
O Vivaldi One levou um par de Wilson Audio Alexx V vestidas de branco ao altar acompanhadas pelos padrinhos D’Agostino Momentum.
Já as DAWs estavam a fazer boas vibrações nas salas Audioquest e Nordost, logo dois fabricantes de cabo.
E a Nagra escolheu para a apresentação do seu incrível gira-discos HD, um par de XVX castanhas.
Só foi pena que tenham tocado o sistema a nível de som ambiente a maior parte do tempo, para que pudessem responder às perguntas dos visitantes. Eu queria ouvi-las a tocar alto e bom som.
Mas o verdadeiro show foi-nos oferecido por Dan D'Agostino Relentless: preamp e Epic 800 Mono power amps conduzindo um par de deslumbrantes XVX Four Season ‘Summer’.
Provavelmente o sistema mais caro e, alegadamente (gostos, são gostos), o mais bonito do MOC.
E o melhor som também? Potencialmente, sim. Mas não nas condições acústicas em que foram demonstrados, num espaço aberto grande, cheio de gente e barulhento. Mesmo assim, a força está com elas!
Se ao menos a Imacustica nos pudesse agraciar com este sistema um destes dias. Eu candidato-me já a um convite. Guardem outro para JVH, o meu pai.
Pode surpreendê-lo, mas o melhor som Wilson Audio no show aconteceu na sala Nordost com as DAWs. Estava tudo no sítio certo. Além de que fizeram uma apresentação especial para o Hificlube.net, com ose eu fosse o JVH, o que me fez sentir orgulhoso (ver Nordost).
Galeria fotográfica geral