Amphion
Amphion Krypton 3X, 3-vias reflex, tweeter de titânio, médio de papel tratado e woofer de alumínio. Frequência de corte aos 160 e 1600Hz. Sensibilidade de 89 dB, portanto para amplificadores de baixa potência.
![Atoll DAC200, IN200 e ST300 (Streamer/DAC/Pre)](/media/14150/atoll-dac-200-in-200-st300.jpg?preset=articleBigImageArticle3)
Atoll DAC200, IN200 e ST300 (Streamer/DAC/Pre)
Atoll
A francesa Atoll tinha o stand recheado de eletrónica de consumo. Apresentou o Streamer ST200, a versão mais acessível do ST300, que pode ser utilizado como fonte pura ou também como prévio, com acesso direto a Qobuz, Tidal Deezer, Spotify etc.
E ainda o amplificador MA100 e MA200 e o DAC200.
![Atoll IN400 - CD 400](/media/14151/atoll-in-400-cd-400.jpg?preset=articleBigImageArticle3)
Atoll IN400 - CD 400
Mostrou também os modelos ‘design’ IN400 e CD400, para quem prefere algo mais rebuscado em termos de design.
![Chord Integrated](/media/14154/chord-integrated.jpg?preset=articleBigImageArticle3)
Chord Integrated
Chord Electronics
O novo amplificador integrado Ultima Integrated (o primeiro da Chord) já tinha sido previamente anunciado, e estava em demonstração ativa na sala da Chord (ver vídeo no final), atacando um par de B&W.
São 125W/8 a partir de Mosfets exclusivos da Chord, com dupla correção de erro (dual feed-forward).
![Chord BerTTi](/media/14153/chord-bertti.jpg?preset=articleBigImageArticle3)
Chord BerTTi
Novidade mesmo, foi a apresentação do amplificador da linha TT (Table Top) BerTTi, um modelo de mesa com 75W/8 com capacidade para alimentar todo o tipo de colunas, com topologia Ultima, que, aliás, vai ser aplicada a toda a linha TT: Hugo TT 2 DAC e Hugo M Scaler.
![Davis, The Wall (concept loudspeaker)](/media/14155/davis-the-wall.jpg?preset=articleBigImageArticle3)
Davis, The Wall (concept loudspeaker)
Davis Acoustics
A Davis fez par com a também francesa Jadis, até rima. A coluna-conceito The Wall encheu a sala de música rock e eletrónica, não pedindo desculpa pelo desconforto que alguns audiófilos ortodoxos pudessem sentir pelo estilo de música selecionado (ver video). Tocaram, portanto alto-e-bom-som. Com aquele grave todo, eu cheguei a pensar que havia subwoofers escondidos. Mas parece que não, os dois subs estão dentro da...Wall.
![Elac Vela BS404 + Varro subwoofer](/media/14156/elac-vela-verro.jpg?preset=articleBigImageArticle3)
Elac Vela BS404 + Varro subwoofer
ELAC
Apresentou e demonstrou a nova linha de subwoofers Varro e a monitora Vela BS404. E ainda uma linha de colunas ativas com DAC interno ConneX DCB41.
As pequenas Vela com o subwoofer Varro provaram a sua capacidade para encher uma sala bem grande. (ver vídeo no final)
![Gold Note DS1000 Streamer](/media/14157/gold-note-ds1000-gold.jpg?preset=articleBigImageArticle3)
Gold Note DS1000 Streamer
Gold Note
Tinha um stand muito interessante, inspirado na arquitetura mediterrânica, com arcos e vigas. Não por acaso, uma das novidades era o gira-discos Mediterraneo.
![Gold Note IS-10 Streamer (versão transparente de exposição)](/media/14158/gold-note-is-10.jpg?preset=articleBigImageArticle3)
Gold Note IS-10 Streamer (versão transparente de exposição)
Outra novidade era o streamer IS-10 (com amplificador integrado e saída para auscultadores). E ainda o streamer/prévio DS-1000 da Série EVO.
![Pedro Henriques com os Hifiman Susvara closed back](/media/14159/hifiman-susvara-closed-back.jpg?preset=articleBigImageArticle3)
Pedro Henriques com os Hifiman Susvara closed back
Hifiman
A principal atração do stand da Hifiman era o duo EF600 Headphone amplifier e os novos Audivina closed back com o novo diafragma NEO supernano. Uma vez mais foi Pedro Henriques que ouviu os Susvara closed back (na foto) e os Audivina – e foi também dos que gostou mais, porque estes são bons para música e para...jogos! Mas o melhor é não dizer o preço...
![Hifiman Audivina closed back](/media/14173/hifiman-audivina.jpg?preset=articleBigImageArticle3)
Hifiman Audivina closed back
Outra novidade da Hifiman eram os novos Arya Organic e Ananda Nano.
![Sala de demonstração da ISO Acoustics](/media/14161/isoacoustics-gaia.jpg?preset=articleBigImageArticle3)
Sala de demonstração da ISO Acoustics
![ISOAcoustics, acessórios de suporte anti-vibração Gaia e Aperta](/media/14160/isoacoustics-gaia-e-aperta-series.jpg?preset=articleBigImageArticle3)
ISOAcoustics, acessórios de suporte anti-vibração Gaia e Aperta
ISOAcoustics
Apresentou as gamas Gaia e Aperta com demonstração ativa dos efeitos de eliminação de ressonâncias, com um sistema composto por colunas Focal e amplificação Naim Series 300.
![Linn 360 ativa](/media/14162/linn-360-ativas.jpg?preset=articleBigImageArticle3)
Linn 360 ativa
![Linn 360 passiva](/media/14163/linn-360-passivas.jpg?preset=articleBigImageArticle3)
Linn 360 passiva
Linn
As Linn 360 apresentaram-se em duas versões: ativa (as de cor negra) e passiva (as de cor castanha). Gravei apenas o som das ativas, com fontes: Linn Klimax DSM (Streamer) e Klimax LP12. Mesmo assim, um sistema para custar 150 mil euros.
![Meze Empyrean (cobre)](/media/14164/meze-2.jpg?preset=articleBigImageArticle3)
Meze Empyrean (cobre)
Meze Audio
Embora a novidade fossem os Meze 109PRO, os Empyrean e Elite estavam por todo o lado, como parceiros da Astell&Kern e da dCS Lina. Mas não só: a Meze colocou à disposição dos visitantes praticamente todos os grandes amplificadores de auscultadores do mundo audiófilo: Rockna Wavedream Signature, WooAudio Luna, Feliks Audio Envy, AudioByte HydraVox, Cayin HA-3A e até o novissimo Ferrum Wandla + OOR + Hypsos.
![Os Meze Elite com o amplificador de auscultadores a válvulas Cayin HA-3A](/media/14165/meze-elite-cayin-ha-3a.jpg?preset=articleBigImageArticle3)
Os Meze Elite com o amplificador de auscultadores a válvulas Cayin HA-3A
Até Al Di Meola passou por lá para uma sessão de autógrafos e para receber uns Elite exclusivos pintados com as cores da sua guitarra elétrica Prism. Fui para a fila, mas a sessão acabou antes de chegar a minha vez…
![Pedro Henriques e os Meze Elite+dCS Lina](/media/14166/pedro-henriques-meze-lina.jpg?preset=articleBigImageArticle3)
Pedro Henriques e os Meze Elite+dCS Lina
Pedro Henriques aproveitou para ouvir os Elite. Em ambiente de feira, eu normalmente passo. Prefiro ouvi-los no remanso do lar, como aqui.
![Thorens Reference Turntable](/media/14168/thorens-reference.jpg?preset=articleBigImageArticle3)
Thorens Reference Turntable
Thorens
Claro que a vedeta do stand da Thorens era o gira-discos Reference e o seu irmão mais acessível: TD124DD Anniversary Edition. Mas eu estava intrigado com as colunas de painel dipolares SoundWall, com altifalantes dinâmicos (open back).
![Thorens TD124 DD Anniversary](/media/14170/thorens-td14-dd-anniversary.jpg?preset=articleBigImageArticle3)
Thorens TD124 DD Anniversary
Acabei no contentor-auditório a ouvir ambos (amplificação Luxman). E gostei muito do que ouvi. Curioso que as SoundWall me fizeram lembrar mais o som das Apogee que a cópia Clarisys.
![Thorens: audição do Reference Turntable e das colunas SoundWall. Notável qualidade de som, mesmo dentro de um contentor..](/media/14169/thorens-system.jpg?preset=articleBigImageArticle3)
Thorens: audição do Reference Turntable e das colunas SoundWall. Notável qualidade de som, mesmo dentro de um contentor..
O LP de Diamonds and Rust, de Joan Baez, soou perfeito. Um dos grandes sons do High End 2023. Ora oiçam o vídeo no final.
![Musical Fidelity + Triangle Cello 40Th Anniversary](/media/14172/triangle-40-th-anniversary.jpg?preset=articleBigImageArticle3)
Musical Fidelity + Triangle Cello 40Th Anniversary
Triangle Hi-Fi
De braço dado com a Musical Fidelity, que agora faz parte do grupo Pro-Ject, a Triangle demonstrou um par de Cello 40th Anniversary, com um acabamento sumptuoso. Desta linha fazem ainda parte: as Quatuor (3-vias de-chão com cinco altifalantes); as Duetto (de estante) e as Voce (central).
Vi ainda, mas não ouvi as Borea BR03, ativas sem fios. Mesmo com a minha experiência de 30 anos de High End, por vezes até, eu próprio, fico baralhado no meio de tanta oferta…
As marcas da Topaudio ao vivo no MOC
Nota: o som de todos vídeos que compõem esta coletânea foram gravados digitalmente (96/24) com um gravador Nagra SD, nas respetivas salas, durante a demonstração e editado com imagens previamente obtidas no mesmo local.