Delaudio950x225
Publicidade


High End 2024 - Munique

High End 2024 – Munique – DAY ONE: Sonus faber Suprema, Vivid Audio Moya, Kii Seven e um segredo.

Sonus faber Suprema 3.jpg

Read full article in English here

 

Déjà-vu

Quando entro no MOC, o centro de exposições de Munique, onde se realiza, desde 2007, o High End show, tenho uma estranha sensação de déjà-vu. De facto, à primeira vista, as mesmas marcas parecem estar no mesmo lugar de sempre, onde as mesmas pessoas exibem os mesmos produtos, ou a versão MkII, com a mesma música perante o mesmo público, apenas mais velhas.

Eu já nem preciso do mapa, pois sei onde ficam todas as salas de todos os corredores dos Atrium e ruas dos Halls. Em alguns casos, podia utilizar as fotografias do ano passado, que ninguém dava por isso.

O áudio highend reinventado

Mas o que torna o High End Show, de Munique, tão inevitável no mundo do áudio exótico e de alta gama é a capacidade para se reinventar todos os anos.

Há sempre novidades em todas as categorias de preços e tamanhos. Mas, claro, tal como no mundo da música, são as grandes vedetas que atraem os visitantes, na ânsia de conseguirem a ‘selfie’ exclusiva com o criador e a criação, ou ambos, para depois mostrar nas redes sociais.

Eu estive lá!

Nem os profissionais escapam a este sortilégio – e os leitores também não – pelo que achei por bem abrir a reportagem com dois pesos pesados com preços de centenas de milhares de euros e desempenho a condizer. Nem eu, nem os leitores, podemos comprar estas colunas, mas pelo menos podemos dizer ‘Eu estive lá’. Eu, pessoalmente, e os leitores virtualmente através do Hificlube. Nota: mande-me uma foto de corpo inteiro e eu coloco-o ao pé das colunas da sua eleição para mostrar aos amigos.

Sonus faber Suprema: a festa do ano no Salão de Baile do Hotel Andaz. Os videos do acontecimento serão publicados na reportagem exclusiva da Imacustica.

Sonus faber Suprema: a festa do ano no Salão de Baile do Hotel Andaz. Os videos do acontecimento serão publicados na reportagem exclusiva da Imacustica.

Sonus faber Suprema

As Sf Suprema foram exibidas pela primeira vez na CES2024 e, se voltassem a ser também exibidas no MOC, seriam certamente o principal assunto de conversa. Mas a Sonus faber, tal como sucedeu o ano passado com a magnífica Stradivari G2, no Kempinski, voltou a escolher um hotel próximo para receber a imprensa em vez de as exibir no MOC.

Um sistema com um preço superior a 1 milhão de euros. Só as Suprema custam 750.000...

Um sistema com um preço superior a 1 milhão de euros. Só as Suprema custam 750.000...

Nós tivemos a sorte de receber um convite do próprio Livio Cucuzza e, assim, pudemos assistir - e partilhar com os nossos leitores - a uma demonstração de um sistema de colunas com um preço de 750.000 euros o par! Leu bem, não é um erro de digitação. Eu ainda pensei que a apresentação era exclusiva para um grupo restrito de profissionais e jornalistas. Mas quando lá chegámos, havia um boa centena de pessoas, que se dividiram entre a música e as fotografias e selfies junto das Suprema. Aquilo não era uma audição audiófila, era um acontecimento social. E o espaço do salão de baile do Hotel Andaz recebeu as Suprema e os McIntosh como se fosse um PA para animar a festa entre bebidas e canapés. E nós alinhámos com a equipa da Ajasom, composta por Nuno Cristina e Jorge Mendes. Aqui vai à saúde da Sonus faber da McIntosh!

O Team Ajasom confraterniza com o Team Hificlube na festa da Suprema.

O Team Ajasom confraterniza com o Team Hificlube na festa da Suprema.

40º Aniversário

De acordo com a Sonus faber, a Suprema estabelece um novo padrão de qualidade de som e luxo para celebrar o seu 40º aniversário. E eu agradeço à Sonus faber por me dar a honra de ouvir a Suprema também no meu 40º aniversário como crítico.

A Suprema é constituída por um sofisticado sistema de quatro colunas: duas colunas principais e dois subwoofers, e um crossover eletrónico externo. As duas colunas principais adotam a forma de alaúde caraterística da Sonus faber, originalmente introduzida com a Guarneri em 1993.

A Dama das Camélias

A nova unidade de médios Camelia, responsável pela parte mais importante do espetro acústico, foi desenvolvida para garantir a máxima resolução, mantendo a assinatura Natural Sound da Sonus faber. A forma da nova membrana é inspirada na camélia - uma flor muito apreciada na região da Toscana - e em Sintra.

A camélia da Sonus faber, na versão utilizada nas Sonetto G2

A camélia da Sonus faber, na versão utilizada nas Sonetto G2

Os dois subwoofers, por outro lado, assumem a forma elíptica de Stradivari, que é a mais adequada para a reprodução de baixas frequências. Cada uma das duas colunas principais da Suprema é um sistema de 4,5 vias, com 2 altifalantes traseiros para além de 8 altifalantes frontais: 4 woofers de duplo efeito, 1 mid-woofer, 1 Camelia midrange, 1 mid-tweeter, 1 super tweeter.

Claro que se podem personalizar as colunas e escolher entre uma paleta de acabamentos em madeira de primeira qualidade, tipos e cores de metal e várias texturas e tons de pele.

Sophia Loren, Gina Lollobrigida e Suprema

O meu filho, Pedro Henriques, e eu ficámos de boca aberta, quando entrámos no salão de baile. Quase lhe pedi para me beliscar. Era real ou um sonho?

A Suprema, acompanhada por eletrónica McIntosh, estava ali diante de nós como um monumento ou uma obra de arte. De facto, transcende o domínio da arte, não só pelo seu apelo estético, mas também pela sua capacidade de produzir música a níveis de PA.

Quando era jovem, lembro-me de ficar apaixonado pela beleza etérea e pela sensualidade de Sophia Loren e Gina Lollobrigida, quando elas apareciam no ecrã panorâmico do cinemascope, inatingíveis para o comum mortal. Uma sensação semelhante de admiração envolveu-me quando me sentei a ouvir a Suprema - ela é linda e igualmente inalcançável. Italia mia!

Sonus faber Sonetto G2

Agora vamos às boas notícias para o comum mortal. A Sonus faber acaba de lançar a muito acessível coleção Sonetto G2, a primeira a incorporar tecnologias acústicas especificamente desenvolvidas para o inovador sistema Suprema da Sonus faber: uma câmara de cortiça e a unidade Camelia deixada sem pintura para garantir 100% de pureza sonora e apresentando um cesto orgânico e um faseador fabricado em alumínio para uma resposta de frequência suave e maior claridade, tanto dentro como fora do eixo.

O enrolamento das unidades de médios e os woofers apresentam um padrão floral único, que não só acrescenta um toque visual de elegância, como também ajuda a reduzir as interferências e a aumentar a linearidade, ainda segundo a Sonus faber. A caixa de madeira de alta qualidade mantém a forma icónica de alaúde, como é óbvio. Os preços variam entre 1. 999,00 euros para a Sonetto I e 7.499,00 euros para a Sonetto VIII topo de gama. Agora estamos a falar de coisas compráveis – não de sonhos impossíveis!

Vivid Audio Moya M1

Vivid Audio Moya M1

Vivid Audio Moya

Segundo a Vivid Audio, e cito diretamente do comunicado de imprensa:

Com mais de duas décadas de experiência, a Vivid Audio tem-se destacado no desenvolvimento de colunas de som inovadoras, recebendo constantes elogios da crítica. Como qualquer empresa de áudio highend, a Vivid está sempre à procura de oportunidades para superar os seus limites.

Vivid Audio M1 com amplificação Mola-Mola. O video com som direto será publicado na reportagem exclusiva da Ajasom

Vivid Audio M1 com amplificação Mola-Mola. O video com som direto será publicado na reportagem exclusiva da Ajasom

A Vivid Audio Moya M1, como muitas ideias revolucionárias, começou como um simples esboço. Durante a quarentena num quarto de hotel, o designer Laurence Dickie teve a oportunidade de conceber uma coluna capaz de cumprir todas as expectativas. A Moya é o resultado de uma vida dedicada à busca da perfeição no design acústico, uma tão poderosa, tão autoritária que consegue reproduzir qualquer tipo de música com elegância e sem esforço.

Kronos turntable

Kronos turntable

Ao olharmos para a M1, a primeira coisa que se destaca é a impressionante pilha de altifalantes de graves. São oito altifalantes C225-100H, cada um com uma capacidade de 800 W, dispostos numa nova configuração que inclui quatro caixas de graves reforçadas, cada uma equipada com dois altifalantes de graves C225, montados em modo de cancelamento de reação, com pórticos de graves otimizados aerodinamicamente.

No interior, cada par de altifalantes está disposto numa configuração oposta horizontalmente, com os ímanes unidos por uma robusta barra de ligação em aço, eliminando completamente as forças de reação e a necessidade de uma caixa mais pesada.

Estes são complementados por duas unidades de médios-graves C175, uma de gama média C100, uma de gama média-alta D50 e um tweeter D26. A coluna utiliza um filtro divisor passivo Linkwitz-Riley de cinco vias e de quarta ordem, dividido em três partes, onde as secções de médios e agudos são colocadas bem afastadas das secções de graves.

Mas nada nos prepara para a experiência de ver e ouvir o sistema em conjunto com a eletrónica Mola Mola, o gira-discos Kronos e cablagem Kubala Sosna.

Numa sala de audição dedicada de 45 m2, ficámos surpreendidos com a potência, a dinâmica e a clareza extrema do sistema Moya. E também com o preço: meio milhão de euros!

Coisas mais pequenas, mas nem por isso insignificantes: Chord Electronics Suzi

Felizmente, também vimos no nosso primeiro dia no MOC produtos mais pequenos e mais acessíveis. Como o adorável sistema Suzi da Chord Electronics.

Amplificador Suzi com Hugo e  e 2Go integrados. A apresentação por John Franks será publicada na reportagem exclusiva da TopAudio.

Amplificador Suzi com Hugo e e 2Go integrados. A apresentação por John Franks será publicada na reportagem exclusiva da TopAudio.

Chord Suzi

O novo conceito Suzi inclui o pré-amplificador Suzi Pre, mais o amplificador de potência Suzi, que também permite a integração direta do Hugo 2 ou Hugo 2 e 2go.

Desenhado por John Franks, o conceito Suzi inclui assim um novo pré-amplificador, mais um inovador amplificador de potência modular ULTIMA-tech que pode ser usado para formar um pré/power convencional, ou usado separadamente com o Hugo 2 DAC ou o Hugo 2/2go streamer/player para criar um DAC/amplificador ou um amplificador de streaming.

Segredos mal guardados

Um segredo é algo que algumas pessoas acreditam ser as únicas a saber.

A Sonus faber Suprema não foi o única a ser apresentada hors-concours, ou seja, fora do MOC. Algumas marcas escolheram o espaço do MotorWorld, do outro lado da rua, que está para os automóveis como o MOC está para o áudio topo de gama. A Kii Audio esteve lá e demonstrou a nova coluna tudo-em-um Kii Seven. E nós também as fomos ouvir para compensar o leitor por escrevermos sobre coisas impossíveis de possuir. Talvez um dia...

Kii Seven

Ao contrário da Kii Three, este é um design mais compacto e também um sistema doméstico que combina áudio de alta gama com tecnologia "inteligente" de vanguarda.

A Kii Seven utiliza processamento de sinal digital (DSP) de última geração e dispersão de tipo cardióide para se adaptar a qualquer ambiente acústico. E oferece conectividade com e sem fios.

A Kii Seven pode ser usada como uma unidade única, um par estéreo, e em até doze zonas ou salas e configurada como um sistema Dolby Atmos imersivo.

Kii Audio SEVEN - uma super mini coluna de som. A apresentação em vídeo será publicada na reportagem exclusiva da Ajasom.

Kii Audio SEVEN - uma super mini coluna de som. A apresentação em vídeo será publicada na reportagem exclusiva da Ajasom.

Cada Kii Seven usa quatro altifalantes: dois woofers de 6,5 polegadas, um médio de 5 polegadas e um tweeter de cúpula de 1 polegada montado numa guia de onda personalizada para controlar a diretividade, aumentar a eficiência e reduzir a distorção.

São 600 watts de amplificação em cada unidade garantindo ampla margem de manobra, clareza e equilíbrio tonal natural. A dispersão de tipo cardioide reduz significativamente a interferência da sala e direciona a música diretamente para o ouvinte.

As Kii SEven com as irmãs mais velhas Kii Three+BX subwoofers.

As Kii SEven com as irmãs mais velhas Kii Three+BX subwoofers.

Um tesouro escondido

No MotorWorld encontrámos ainda o que eu pensei que era o primeiro gira-discos da Prima Luna escondido na bagageira de um Jaguar. Outro segredo mal guardado? Não. Foi o próprio Herman van den Dungen que me explicou tudo: o gira-discos é uma Audiomeca, porque Herman comprou a empresa de Pièrre Lurné, o homem que criou o gira-discos Goldmund Reference.

Nota: Temos vídeos de todas as demonstrações e apresentações, que serão publicados no decorrer da reportagem.

Herman van den Dungen mostra ao Hificlube em exclusivo o seu novo gira-discos Aucdomeca escondido na bagageira do seu fabuloso Jaguar F-Type SVT. O video com a apresentação será publicado na reportagem exclusiva da Imacustica.

Herman van den Dungen mostra ao Hificlube em exclusivo o seu novo gira-discos Aucdomeca escondido na bagageira do seu fabuloso Jaguar F-Type SVT. O video com a apresentação será publicado na reportagem exclusiva da Imacustica.

New: Slideshow nr.1

Por favor siga a nossa reportagem integral aqui/Please find the links to our complete report below:

HIFICLUBE.NET

Hificlube YouTube channel

Hificlube Instagram

Hificlube Facebook

Sonus faber Suprema 3

Sonus faber Suprema: a festa do ano no Salão de Baile do Hotel Andaz. Os videos do acontecimento serão publicados na reportagem exclusiva da Imacustica.

Um sistema com um preço superior a 1 milhão de euros. Só as Suprema custam 750.000...

O Team Ajasom confraterniza com o Team Hificlube na festa da Suprema.

A camélia da Sonus faber, na versão utilizada nas Sonetto G2

Vivid Audio Moya M1

Vivid Audio M1 com amplificação Mola-Mola. O video com som direto será publicado na reportagem exclusiva da Ajasom

Kronos turntable

Amplificador Suzi com Hugo e e 2Go integrados. A apresentação por John Franks será publicada na reportagem exclusiva da TopAudio.

Kii Audio SEVEN - uma super mini coluna de som. A apresentação em vídeo será publicada na reportagem exclusiva da Ajasom.

As Kii SEven com as irmãs mais velhas Kii Three+BX subwoofers.

Herman van den Dungen mostra ao Hificlube em exclusivo o seu novo gira-discos Aucdomeca escondido na bagageira do seu fabuloso Jaguar F-Type SVT. O video com a apresentação será publicado na reportagem exclusiva da Imacustica.


Delaudio950x225
Publicidade