Delaudio950x225
Publicidade


High End 2024 - Munique

High End - Munique: Quadros de uma Exposição

Peter McGrath copy 2.jpg

Não é possível fazer a análise auditiva de todos os equipamentos e componentes de áudio que vi e ouvi no MOC (e também fora do MOC), nem especificar todas as características e preços, pois seria fastidioso. Vou ser um pouco mais pormenorizado, quando apresentar os produtos e marcas, em artigos exclusivos por distribuidor que patrocinaram esta reportagem: ABSOLUTE SOUNDS, AJASOM, DELAUDIO, ESOTÉRICO, EXAUDIO, IMACUSTICA, SARTE AUDIO, SMARTAUDIO, SOUND PIXEL, SUPPORT VIEW, TOPAUDIO.

Mas, tendo em conta a magnitude da empreitada, a melhor solução até agora tem sido utilizar imagens e vídeos com som direto ou editado, que publicámos de imediato  no Facebook, à medida que o evento se desenrolava. Mais tarde na reportagem, vão poder ainda ouvir algumas gravações que fiz em várias salas com um gravador digital portátil Nagra SD.

Hoje, vou propor-vos uma reportagem temática, abordando alguns produtos e pessoas, não por aquilo que são, ou quem são, mas antes pelo que representam para mim. Assim, vou enquadrá-los por rubricas, ou molduras temáticas, mesmo correndo o risco de ser acusado de plagiar um famoso comentador de televisão.

O show também se faz de pessoas. Encontrei por lá muitos amigos de longa data, e deixei-me fotografar com alguns deles. Durante anos, deixei o palco para as verdadeiras vedetas que são os criadores dos produtos que eu testo. Mas estou a aproximar-me assustadoramente do final da minha carreira, pelo que estas fotos ficam como um marco da minha passagem pelo mundo do áudio para os meus netos mostrarem aos filhos deles, num tempo em que a música vai ser transmitida por telepatia; e os meus escritos sobre áudio farão parte do passado ancestral da família Henriques.

Das muitas fotos que tirei com diferentes personalidades do áudio, aqui ficam apenas três, porque cada uma delas tem uma história associada:

Laurence Dickie c/ JVH

Laurence Dickie c/ JVH

Laurence Dickie, da Vivid Audio, recordou entre gargalhadas a festa no Hotel Mirage, em Las Vegas, que esteve na origem deste vídeo. Laurence contou que uma das colunas tinha ficado danificada no transporte, mas que, entre copos e histórias, ninguém deu por isso…

Daryl Wilson ficou muito feliz, quando lhe apresentei o meu filho Pedro Henriques. E fiquei muito sensibilizado, por se ter lembrado do dia, em Nova Iorque, quando o seu pai, Dave Wilson, o apresentou a mim, teria ele uns 18 anos. A vida é este movimento perpétuo, disse.

Daryl Wilson c/ JVH

Daryl Wilson c/ JVH

Os irmãos Luca e Marco Natali são a prova disso mesmo, tendo continuado o legado deixado pelo saudoso Enzo Natali, o maior distribuidor de equipamento de som high end de Itália, que deixou saudades por onde passou, com o seu sentido de humor e gosto pela vida. Daqui a uns anos, quando virem o meu filho Pedro, lá por Munique, espero que também se lembrem de mim assim.

Luca e Marco Natali c/ JVH

Luca e Marco Natali c/ JVH

CERTEZA

Há ‘Sons’ que eu tenho a certeza à partida que me vão agradar, porque já os ouvi em anos anteriores, mas quando ‘transplantados’ para salas com boas condições acústicas e de conforto, acabam por se suplantar.

Acapella Hyperion

Acapella Hyperion

Foi o caso das Acapella, que voltaram ao MOC para se exibir a grande altura. A resolução deste super sistema, que utiliza um tweeter de plasma, é de cortar a respiração.

Wilson Audio XVX c/ fontes dCS e amplificação Dan D'Agostino

Wilson Audio XVX c/ fontes dCS e amplificação Dan D'Agostino

Wilson Audio XVX c/ fonte Dohman e amplificação Ubiqaudio

Wilson Audio XVX c/ fonte Dohman e amplificação Ubiqaudio

Havia várias Wilson Audio XVX Chronosonic em demonstração, com amplificação Dan D’Agostino ou CH Precision. Mas foi numa sala do Hotel Marriot, com amplificadores Ubiqaudio, uma novidade absoluta, tendo como fonte um gira-discos Dohmann, alimentado por discos raros da coleção privada de Michael Fremer, a tocar ‘The Who’ e ‘Prince’ a níveis de concerto ao vivo, que eu percebi até onde elas podem ir.

Nota: Vai poder ouvir a gravação direta que fiz nas reportagens exclusivas por fabricante – a IMACUSTICA, neste caso.

MBL 101 Xtrem MkII

MBL 101 Xtrem MkII

Vivid Audio Moya I

Vivid Audio Moya I

As MBL 101Xtreme impressionam sempre. Já as candidatas a coluna do ano, Vivid Audio Moya I, têm enorme potencial, aliás, têm enorme tudo, mas estavam demasiado apertadas num contentor para poderem respirar. Como eu gostaria de as ouvir, numa sala em condições. Talvez um dia a Ajasom me possa proporcionar esse prazer.

Kharma Exquisite Grand

Kharma Exquisite Grand

E as Kharma? São sempre as Kharma. Mas, com todo aquele ruído ambiente e o constante entra e sai de pessoas, nem sempre o tamanho é o melhor argumento. Estavam a tocar bem? Claro que sim. Mas o som das pequenas Kharma Exquisite Midi, com amplificação Nagra, na Ajasom, não me sai da cabeça. Talvez um dia estas venham visitar Lisboa.

DIÁSPORA

De facto, a Innuos e o Rui Borges não trabalham “lá fora”, trabalham “cá dentro” para vender “lá fora”. E sinto-me sempre orgulhoso, quando uma empresa portuguesa, como a Innuos, que começou “por baixo”, isto é, exibindo-se no “Zoo”, cresceu e já chegou à zona nobre, sendo reconhecida internacionalmente como uma empresa audiófila de alta tecnologia e notável qualidade de som. Há quem diga até que o ‘Statement’ é o melhor streamer do mundo. Pelo que eu ouvi, continua a ser, mas o novo ZenithNG anda lá perto.

Sala da Innuos/Gryphon/Kroma

Sala da Innuos/Gryphon/Kroma

O Rui Borges é um artesão igualmente reconhecido internacionalmente pela excelência dos gira-discos analógicos de alta precisão. E o seu modelo Pendulum II lá estava em lugar de destaque, na sala da ZenSati, tocando os discos de Liz Stanley, que apresentou o seu último álbum ‘Black Dress – Ballads’.

Rui Borges

Rui Borges

Quando dei ao Rui o título de ‘Alfaiate do Som’, num artigo publicado no DN,  porque ele fazia ‘som por medida’, nunca sonhei que um dia o Rui iria ‘vestir’ Lyn Stanley com um ‘black dress’ feito por medida analógica.

ELOGIO

Peter McGrath deu um concerto na sala da TechDAS/CH Precision, com um par de Wilson Audio XVX, utilizando as suas próprias gravações. Há anos que acompanho Peter nestas andanças audiófilas, e é sempre um prazer ouvi-lo – a ele e à sua música. Tocou uma gravação de uma peça clássica moderna, na qual é utilizado um tambor gigante, com tal poder que, mesmo depois de eu ter sido avisado, dei um pulo quando ele entrou. Até senti a deslocação do ar no peito!

Peter McGrath

Peter McGrath

Nota: Vai poder ouvir esta e outras gravações diretas que fiz em várias salas com um gravador digital portátil Nagra SD, nas reportagens exclusivas por fabricante, que vou publicar ao longo do mês de maio – a IMACUSTICA, neste caso.

EXCENTRICIDADE

Conheci, finalmente, Kostas Metaxas, o homem que transforma componentes de áudio, como gira-discos, gravadores de fita, amplificadores e colunas em obras de arte moderna. Mas o mais excêntrico de todos é a ‘amplificadora’ de auscultadores, que tem os controlos de seleção e volume nos… mamilos!

Kostas Metaxas

Kostas Metaxas

FESTA

A festa de apresentação das Sonus faber Suprema, um sistema de 750 mil euros, com 200 convidados, muitos canapés e bebida à discrição, e fotos e selfies com as Suprema como se fosse o Marcelo. Tudo menos a possibilidade de ouvir música em condições de forma a poder avaliar a sua real valia. Assim, não posso dizer mais do que: lá bonitas são! Mas agora que estou a ouvir as gravações que fiz (e que vou publicar lá mais para a frente) há ali uma majestade sonora que só os grandes sistemas conseguem exibir.

Festa de apresentação das Sonus faber Suprema

Festa de apresentação das Sonus faber Suprema

Festa de apresentação das Sonus faber Suprema (2)

Festa de apresentação das Sonus faber Suprema (2)

INOVAÇÃO

Houve dois produtos que me impressionaram pela inovação: o Sistema Chord Suzi, que é o conceito Lego aplicado ao áudio:

Chord Suzi: amplificador

Chord Suzi: amplificador

Chors Suzi: preamplificador

Chors Suzi: preamplificador

E o PMC Active Twenty5 up grade kit, que permite, a quem tenha anteriormente comprado umas colunas da Série Twenty5 passivas, retirar o crossover, substituindo-o por um kit de 2 mil euros, que transforma as suas colunas PMC passivas em ativas, isto é, já com amplificação (Classe D) e filtro divisor integrados. É só ligar uma fonte com controlo de volume. E se tocam bem!

PMC Upgrade KIT

PMC Upgrade KIT

PMC twenty5 24i

PMC twenty5 24i

LOUCURA MANSA

As Acapela HyperSphere Plus são, como o próprio nome indica, um pleonasmo. São hyper e plus ao mesmo tempo: no tamanho e no preço de milhões. Não estavam a tocar. Só lá estavam para impressionar. Eu admito que fiquei impressionado. Até tirei uma fotografia com elas. Só serão fabricados sete pares. Um par já está instalado no estúdio LaMusika, onde pode ser ouvido por marcação.

ACapella HyperSphere Plus

ACapella HyperSphere Plus

YS Sound, o amplificador mais caro do mundo? Parece que sim, e um dos mais pesados também. Custam na casa do milhão de dólares. Alimentavam colunas Zellaton. Parecem a transístores, porque a caixa é fechada e não se veem as válvulas. Mas têm ventoinhas na parte de trás para arrefecer as válvulas. Estava a tocar bem. Com o grave um pouco pesado, como praticamente em todas as salas do MOC. Ah, e os monoblocos custam 2,4 milhões de dólares! Leu bem…

YS Sound-Zellaton

YS Sound-Zellaton

LOUCURA VARRIDA

As cornetas chinesas Super Dragon, pois claro. Mas não só. Vejam as fotos no nosso artigo ‘Stranger Things’ para perceberam até onda a loucura vai. Eu não as comprava: não tenho 800.000 euros, não cabem na minha casa; e não gosto do tipo de som. Já me chega vê-las e ouvi-las uma vez por ano.

Super Dragon Horns

Super Dragon Horns

O meu espírito crítico balança entre as Super Dragon e as Aries Cerat Contendum II. Que escolha o diabo, embora as Contendum II sejam capazes de tocar música celestial.

Aries Cerat Contendum II

Aries Cerat Contendum II

MOTORWORLD

Quantas vezes os críticos, à míngua de palavras, comparam os equipamentos que estão a testar com vinhos e carros. Pois, o Motorworld, que fica ali a dois passos do MOC, é o melhor de dois mundos: havia colunas em demonstração, como as Kii Seven e as Linkwitz, e centenas de modelos icónicos de carros de luxo em exposição: Bugattis, Ferraris, Lamborghinis, Mazeratis,  McLarens, Mercedes, Porsches, e muito mais. Enfim, um regalo para os olhos!



x
20240509_094316.jpg
20240509_102756.jpg
IMG_20240512_143736 copy.jpg
IMG_20240512_145448.jpg
IMG_20240512_145501.jpg
IMG_20240512_145508.jpg
IMG_20240512_145524.jpg

20240509_094316.jpg

20240509 094316

20240509_102756.jpg

20240509 102756

IMG_20240512_143736 copy.jpg

IMG 20240512 143736 copy

IMG_20240512_145448.jpg

IMG 20240512 145448

IMG_20240512_145501.jpg

IMG 20240512 145501

IMG_20240512_145508.jpg

IMG 20240512 145508

IMG_20240512_145524.jpg

IMG 20240512 145524

PERGUNTA SEM RESPOSTA

Qual foi o melhor som do Show? Não sei responder. Teria de ouvir tudo e todos primeiro. O que não é possível. Além dos sons de exceção que já referi, só posso falar dos sons de que EU gostei, que refiro por ordem alfabética e não por ordem de qualidade: Linkwitz, Magico S5/Pilium, Monitor Audio Hyphn, Avalon Isis/Doshi, Sonus faber Stradivari G2/McIntosh, TAD, Wilson Audio XVX/Ubiquoaudio, YG Acoustics/Boulder.

Monitor Audio Hyphn/Vitus

Monitor Audio Hyphn/Vitus



x
Avalon Isis.jpg (1)
Linkwitz LX521 Holographic Sound.jpg (1)
Magico S5.jpg
McIntosh-Sonus faber G2.jpg (1)
TAD.jpg (1)
Wilson XVX-Ubiqaudiolab.jpg (1)
YG Acoustics XV3 S.jpg

Avalon Isis.jpg (1)

Avalon Isis (1)

Linkwitz LX521 Holographic Sound.jpg (1)

Linkwitz LX521 Holographic Sound (1)

Magico S5.jpg

Magico S5

McIntosh-Sonus faber G2.jpg (1)

McIntosh Sonus faber G2 (1)

TAD.jpg (1)

TAD (1)

Wilson XVX-Ubiqaudiolab.jpg (1)

Wilson XVX Ubiqaudiolab (1)

YG Acoustics XV3 S.jpg

YG Acoustics XV3 S

RISCO

A Quad optou por um par de eletrostáticas ESL 2912X, a última versão das ELS63, para fazer as demonstrações no MOC. Com um ruído ambiente constante de 40dB, foi um risco mal calculado, pois para se ouvirem bem tinham de estar sempre a tocar muito alto, logo arriscando distorcer, especialmente quando David Chesky, que estava sentado ao meu lado, pediu: Suba mais o volume, por favor! As Quad, tal como os auscultadores eletrostáticos, são para se ouvir no silêncio da noite. Eu sei, porque testei as ELS2912.

Quad ELS 2912X

Quad ELS 2912X

SEGREDO

Todos conhecem Herman van den Dungen, da Prima Luna, que este ano fazia par com a Tannoy, no MOC. Mas eu encontrei Herman no MotorWorld, onde estão expostas centenas de viaturas icónicas topo de gama. Pois foi na garagem do MotorWorld que Herman me mostrou em exclusivo o seu gira-discos Audiomeca. Herman comprou a companhia a Pierre Lurné e, segundo ele, aproveitou apenas a parte direita e rejeitou a parte esquerda do famoso gira-discos de Lurné. Mas deixem que seja ele próprio a explicar:

SOLIDÃO

O espaço dedicado aos auscultadores foi, de longe, o mais visitado do MOC. Só no Domingo pela fresquinha, consegui ter acesso aos produtos e às demonstrações. São tantas as marcas e produtos novos e tantas as pessoas – e tão novas – que eu acho que a era da partilha de sons entre amigos acabou. Agora a música ouve-se na solidão, isolados do mundo. Cada um com a sua. Lá mais para a frente irei falar das novidades das várias marcas e modelos.

World Of Headphones

World Of Headphones

Raal 1995 Immanis

Raal 1995 Immanis

SURPRESA

Como acontece quase sempre, com sistemas de som a custarem mais do que uma casa na Comporta, são as ‘pequenas coisas’ que acabam por surpreender pelo contraste. Gostei de ouvir pequenas monitoras, como as Athom, que, creio, não têm distribuidor em Portugal e as incríveis Kii Seven.

Kii Seven+Kii Three

Kii Seven+Kii Three

E as colunas de chão da série PMC Twenty5, Dali RubiKore, Fyne Vintage, Elac, Audio Note, Dynaudio Contour Legacy, Epos e Wilson Audio Sabrina provaram que não é preciso ganhar o euromilhões para ter bom som. Isto, se considerarmos entre 5 e 20 mil euros um preço acessível, claro.



x
Dali Rubikore Series 8.jpg (1)
Dynaudio Contour Legacy.jpg (1)
Epos ES 28N.jpg
Fyne Audio 1.jpg (1)
High End 2024_Audio Note- Vincent Bélanger copy.jpg (1)
PMC twenty5 active Series.jpg (1)

Dali Rubikore Series 8.jpg (1)

Dali Rubikore Series 8 (1)

Dynaudio Contour Legacy.jpg (1)

Dynaudio Contour Legacy (1)

Epos ES 28N.jpg

Epos ES 28N

Fyne Audio 1.jpg (1)

Fyne Audio 1 (1)

High End 2024_Audio Note- Vincent Bélanger copy.jpg (1)

High End 2024 Audio Note Vincent Bélanger copy (1)

PMC twenty5 active Series.jpg (1)

PMC twenty5 active Series (1)

Linkwitz Holographic Sound

Linkwitz Holographic Sound

As Linkwitz (15 mil euros: inclui a amplificação) são as melhores colunas para explicar a um jovem audiófilo os conceitos de palco sonoro, imagem estereofónica, planos de profundidade, focagem e transparência. Alguém, por favor, que as importe já!

HIGH END 2024: VIDEO GERAL

Nota: O som ambiente foi captado com o microfone da câmara, e não tem qualidade. Pretende-se apenas reportar o que se viu e ouviu com captação de som direta.Nos artigos exclusivos de cada distribuidor serão utilizadas gravações de som de qualidade digital 96/24.

Peter McGrath copy 2

Laurence Dickie c/ JVH

Daryl Wilson c/ JVH

Luca e Marco Natali c/ JVH

Acapella Hyperion

Wilson Audio XVX c/ fontes dCS e amplificação Dan D'Agostino

Wilson Audio XVX c/ fonte Dohman e amplificação Ubiqaudio

MBL 101 Xtrem MkII

Vivid Audio Moya I

Kharma Exquisite Grand

Sala da Innuos/Gryphon/Kroma

Rui Borges

Peter McGrath

Kostas Metaxas

Festa de apresentação das Sonus faber Suprema

Festa de apresentação das Sonus faber Suprema (2)

Chord Suzi: amplificador

Chors Suzi: preamplificador

PMC Upgrade KIT

PMC twenty5 24i

ACapella HyperSphere Plus

YS Sound-Zellaton

Super Dragon Horns

Aries Cerat Contendum II

20240509 094316

20240509 102756

IMG 20240512 143736 copy

IMG 20240512 145448

IMG 20240512 145501

IMG 20240512 145508

IMG 20240512 145524

Monitor Audio Hyphn/Vitus

Avalon Isis (1)

Linkwitz LX521 Holographic Sound (1)

Magico S5

McIntosh Sonus faber G2 (1)

TAD (1)

Wilson XVX Ubiqaudiolab (1)

YG Acoustics XV3 S

Quad ELS 2912X

World Of Headphones

Raal 1995 Immanis

Kii Seven+Kii Three

Dali Rubikore Series 8 (1)

Dynaudio Contour Legacy (1)

Epos ES 28N

Fyne Audio 1 (1)

High End 2024 Audio Note Vincent Bélanger copy (1)

PMC twenty5 active Series (1)

Linkwitz Holographic Sound

Rui Borges, O Alfaiate do Som

Abrir pdf em baixo


Delaudio950x225
Publicidade