Asr (Distribuidor: Ultimate Audio Elite)
Na Alemanha costumava casar com a Yg Acoustics. Desta vez a noiva era da Monitor Audio. Fez strip tease a um Exclusive phonostage a baterias para provar que este “hamburguer” não tem carne de cavalo: é tudo fillet mignon.
A principal novidade era o novo Emiiter II 1000. Um Exklusive com 1000, com uma PSU a baterias 30% mais eficiente que a do Exklusive. Ao requinte do som, junta-se agora o poder.
Aurender (Distribuidor: Ultimate Audio Elite)
O W20 com alimentação a baterias já chegou à Europa e foi utilizado em mais do que uma sala no MOC, como terão oportunidade de constatar no próximo episódio da saga Highend 2013: “Audições”.
Audio Physic (Distribuidor: Ajasom)
Linha Classic. A Classic 30 pode ser encomendada em quase todas as cores do arco-íris, com uma cobertura de...vidro!...
Audiovector (Distribuidor: Ajasom)
O sonho de acabar com os cabos de coluna está cada vez mais próximo. A Audiovector apresentou as Si3 Discreet Series, que só precisam de ser ligadas à corrente de sector. A tecnologia Adac Avantgarde Arreté permite fazer streaming (sem soluços) para as colunas a partir de um iPhone ou Android. E é tudo quanto precisa para ter música em casa. O módulo Discreet com amplificação integrada pode ser adaptado a colunas Audiovector já existentes.
Audio Research (Distribuidor: Imacustica)
Novo amplificador phono de referência, Reference Phono 10; novo prévio SP 20 e o amplificador integrado de entrada VSi75.
Auralic (Distribuidor: Ultimate Audio Elite)
Processador digital Vega e amplificador Merak, já disponíveis na Ultimate Audio Elite. O Vega utiliza o processador Sanctuary com um algoritmo Megahertz que faz upsampling de todos os sinais PCM para 1,5MhZ/32 bit. Leu bem! O amplificador Merak utiliza uma tecnologia híbrida linear/comutada para obter 400W em classe A (módulo Orfeo). Cablagem: Kubala Sosna.
Avantgarde (Distribuidor: Luz e Som)
A Zero 1 é uma Avantgarde dos tempos modernos. Continua a ser uma corneta disfarçada, mas é activa (400 W para os graves e 50W para os médios e agudos) e pode ligar-se directamente via USB. O processador interno funciona a 64-bit (ver “Audições”, no próximo episódio do Hificlube).
Avid (Ultimate Audio Elite)
A mui britânica (e nacionalista, como se prova pelo platter do gira-discos) actuou junto com as Eggleston Works, e apresentou, pela primeira vez, electrónica Avid, na forma de um prévio e um amplificador estéreo de referência, built from scratch..
Ayre (Distribuidor: Ajasom)
O conversor USB QB-9, que já testei para o Hificlube, aceita agora sinais DSD. Pode actualizar o seu modelo antigo na Ajasom.
Burmester (Distribuidor: Diplofer)
Amplificador integrado 101 com funcionamento em Classe D, mas com fonte de alimentação analógica. E leitor-CD 102. Além disso, equipou um “jeep” Porsche Cayenne com um sistema de som. De sonho: o carro e o som...
Chord (Distribuidor: Topaudio)
Novo Chord QuteHD consegue converter de 32kHz a 384 kHz via SPDIF e 192kHz via Toslink! USB assíncrono com capacidade DSF! Uma bomba que deixou o público rendido.
Constellation Audio (Distribuidor: Imacustica)
Concebidos de raiz por um quarteto de engenheiros de topo, com longa experiência: John Curl, Bascom King, Peter Madnick e Demian Martin; e montados pela mesma companhia que fundou a Continuum. Da Performance Series temos o leitor/DAC Cygnus, o prévio Virgo II, o prévio de phono Perseus e o enorme Centaur. A novidade era mesmo a versão horizontal do Hercules.
Copland (Distribuidor: Imacustica)
Não posso garantir, porque estava apenas em exibição estática, e no meio da confusão da feira, onde as pessoas se empurravam para ver o Oden Only, o 'maior amplificador do mundo' (ver Highend 2013: excentricidades).
Só posteriormente é que observei que não estava a fotografar o Copland CTA 506, que utiliza as válvulas KT120, mas uma versão 'beefed-up', que, creio se designa por CTA 516.
Dali (Distribuidor: Luz e Som)
Fazzon Mikro. Só são micro no tamanho: o som é grande qb. Óptimas para substituir os altifalantes integrados do seu televisor. Podem ser montadas na secretária, na estante ou em stands. E em aplicações estéreo, 2.1 e 5.1.
O piano que se ouve é mesmo reproduzido pelas Mikkro!
Claro que no stand da Dali, o que chamava mais a atenção eram as premiadas Dali Epicon e as exclusivas Fazzon F5 Anniversary pintadas à mão e modelos de colecção.
Dan D’Agostino (Distribuidor: Imacustica)
Só é novidade na Europa, porque já tinha sido revelado na CES 2013: Momentum Preamplifier. Também na versão em preto.
Devialet (Distribuidor: Imacustica)
A marca parisiense resolveu oferecer a sua tecnologia de amplificação às “massas”. Bom, os preços continuam um pouco elevados, mas pelo menos agora pode escolher o D-Premier que melhor se adapta à suas necessidades e à sua bolsa: 110, 170, 240 e 500. O preço sobe em conformidade com a potência...
Could it be that Martin Colloms who loathes Class D was finally kneeling before a Devialet amplifier? No, my good friend Martin only kneels before God and the Queen, that's why I have always admired him. He was just picking up his bag. But it could also mean he might be changing his mind about Class D. Anyway, we'll find out sooner than later...
Digibit
Rogério Neiva era dos poucos expositores nacionais, pelo que aqui fica este destaque no Hificlube. Tempo Network Music Server, compatível com DSD e 384kHz. A vantagem é que está disponível para ser utilizado em regime OEM por outras marcas que não dispõem destas funcionalidades. E há também um curioso “kit” para transformar o famoso Oppo 105 num “server”, sem perder a garantia.
Dynaudio (Distribuidor: Diplofer)
A dinamarquesa Dynaudio entra no mercado (mais) acessível com a linha Excite. E mostrou as novas Evidence Platinum com tweeter Esotar2.