Nad (Distribuidor: Esotérico)
O 3020 é o ex-libris da marca. Foi o primeiro amplificador que eu testei, há mais anos do que gostaria de admitir.
Agora surge na versão D, adaptada aos tempos modernos: amplificação Direct digital (igual à do famoso M2), conversão 24-bit/96kHz, e até aceita transmissão Bluetooth do seu telefone. Também na versão 7050: 24-bit/192kHz.
Também se viu por lá os Visos, para aplicação AV e iPod, mas isso já não é novidade, é só porque fica bem na fotografia...
Nagra (Distribuidor: Ajasom)
Novo conversor D/A 32-bit/384kHz e MPS (PSU múltipla). Também vi por lá o prévio Jazz e amplificação Nagra MSA a Mosfets. Curiosamente, não me lembro de ter visto os VPA a válvulas.
Nordost (Distribuidor: Imacustica)
Não pode chegar a deus?, perdão a Odin? Opte pelo Valhalla 2, que anda lá perto: mono filamento duplo de cobre puro banhado a prata de lei.
Pass (Distribuidor Delaudio)
O prévio de referência de triplo chassis XP-30 juntou-se a uma bateria de 4 amplificadores XS-150 com fonte Emm para dar música às Alexia. Sala sempre à cunha. Mesmo no Domingo, que é dia sagrado para a família para os bávaros. Os que lá foram levaram a mulher e os filhos...
Piega(Distribuidor: Luz e Som)
As premiadas Piega Coax 90.2 tocaram muito bem com amplificação AVM. Havia uma sensação de paz e frescura ajudada pelo poster alpino...
Plinius (Delaudio)
A Plinius apresentou-se em exposição semi-estática, em campo aberto, mas havia muitos modelos novos: Pre Koru M8 (3 peças), integrado Hiato 2 x 300W e Hautonga (2 x 200W) e amp SA 103 de Classe A.
Primare (Distribuidor: Delaudio)
Novos amplificadores da série I22, I32 e A34.2, que utilizam a tecnologia de amplificação UFPD de classe D. Com colunas Elac pautaram-se como o melhor som acessível do Highend 2013.
Novidade: Processador SPA 23
Pro Ject (Distribuidor: Support View)
Além dos vários do 'projecto' Box, com versões maneirinhas e acessíveis de componentes áudio para todas as funções: reprodução, amplificação, streaming, etc., já apresentados no Audioshow 2012, a Pro Ject tinha um amplo espaço de exposição dos seus giradiscos multicolores:
Revox (Distribuidor: Luz e Som)
A exclusivista Revox democratiza-se com a linha Joy de amplificadores digitais com network streaming e colunas Re_ sound G, enquanto o Music Server M51 continua a ser uma referência incontornável.
Rockport (Distribuidor: Ultimate Audio Elite)
As Altair com amplificação Absolare são fortes candidatas a um dos melhores sons do Highend 2013. Fica a fotografia, mas quando chegarmos à etapa das audições registadas em video, vão perceber.
Sonus Faber (Distribuidor: Imacustica)
Apresentou olimpicamente as Olympica I, II e III, que se situam na hierarquia da escuderia italiana algures entre as Venere e as Homage. E vem a caminho as Olympica IIII. Ainda não estão no mercado. Porquê?, perguntei a Livio Cucuzza. Porque, não estamos ainda satisfeitos com o acabamento da madeira: risca-se com facilidade. Estas são feitas em Itália, não na China, disse-me.
E não esquecer o sistema de som criado por Paolo Tezzon para o Pagani Huayra, que foi o acontecimento mediático do show (ver Artigos Relacionados)
Soulution (Distribuidor: Ajasom)
A série 7 passa a .01: monoblocos 701 e estéreo 711; a principal diferença está na PSU que é agora comutada. Todos os modelos 700 podem ser actualizados.
Stein (Distribuidor: Ultimate Audio Elite)
Só conhecia a Stein pelos seus condicionadores, cabos e “mézinhas”, mas apresentou-se com um setup completo, incluindo colunas Master Class SP1.1 e SP2.1; célula Aventurin (e régua de alinhamento Achat 1); prévio de Phono Music. Fiquei sem perceber sem a amplificação também era da Stein Music: a sala estava completamente às escuras e havia sempre gente a entrar e a sair.
Tannoy (Distribuidor: Support View)
Apresentou um tour-de-force em carbono denominado King Royal Black (também havia em cor vermelha) mas apenas em exposição estática. Lá dentro, um par de Grand Royal clássicas era alimentado cun gusto por um amplificador Unison Performance Limited. Um conjunto clássico e com classe à parte.
Transrotor (Ditribuidor: Diplofer)
O Highend não é show sem uma visita ao templo dos gira-discos Transrotor, que são dos mais fotogénicos do mundo. Tenho uma vasta colecção publicada nos muitos anos de reportagem, desde Frankfurt até agora no MOC de Munique.
Aqui ficam mais 3 belos exemplares:
Unison Research (Ajasom)
O Performance é um amplificador a válvulas integrado, que utiliza 6 x KT88/6550, no andar de potência, para debitar 45W. Tem o estilo clássico típico da marca, e aquele som redondo e carnudo que os caracteriza. Estava a tocar muito bem com as Tannoy GR.
Ainda recentemente ouvi um Simply Italy, nas instalações da Ajasom, que me encantou.
Vicoustic
Os painéis de tratamento acústico da Vicoustic são originalmente concebidos em Portugal, e têm enorme sucesso além fronteitas, incluindo os EUA. Merecem uma referência do Hificlube. Já que não se exportam pastéis de Belém...
A Vicoustic é uma empresa de Paços de Ferreira, que é neste momento a única esperança da equipa da Luz...
Vienna Acoustics (Distribuidor: Ultimate Audio Elite)
Não vão poder ouvi-las porque estavam expostas no terreiro da feira, onde há demasiado barulho para uma audição decente. As novas Grand Imperial Liszt são irmãs gémeas das Musik. E há novas versões Grand das Haydn, Mozart, Beethoven (Baby) e Bach. Tudo gente que sabia de música, convenhamos...
Vivid (Distribuidor: Ajasom)
As Giya 3 estiveram presentes em exposição semi-estática na “feira”, com Laurence Dickie muito activo a explicar os princípios inovadores que aplica nos seus modelos. As pequenas G3 não ficam a dever nada às suas irmãs mais velhas. O bojo e o altifalante de graves têm dimensões mais reduzidas – that’s it!
Foram utilizadas pela Audio Power Labs para demonstrar os inacreditáveis amplificadores a válvulas 833 TNT, que descobri em Las Vegas em 2010. Não me pareceu o casamento ideal, mas enfim. Um par de TNT dava para comprar um camião TIR de Giyas 3. Vão ter oportunidade de ouvir na secção 'Highend 2013: audições'.
Wadia (Distribuidor: Esotérico)
O Intuition é, para mim, a obra máxima do designer Livio Cucuzza. A Wadia agora pertence ao mesmo grupo da Sonus Faber, o que poderá criar algum embaraço em termos de representações mundiais. Aliás, o mesmo se passa em relação à McIntosh. Parece que a Esotérico vai receber um Intuition e já estou na fila...Para o testar, claro.
Wilson Audio (Distribuidor: Imacustica)
O Hificlube já tinha anunciado com antecedência a existência das Duette II. Foram apresentadas pessoalmente por David Wilson, no Hotel Marriot, num horário que eu não consegui cumprir.Só lá consegui ir no Sábado (havia no Marriot um show paralelo), mas Dave já tinha partidfo para os States.
Por isso aqui fica foto do modelo exposto no MOC de Munique. Até porque a grande vedeta foi a Alexia.
Yba (Distribuidor: Ultimate Audio Elite)
Linhas Design, Heritage e Passion. E o próprio Yves-Bernard André a demonstrar as referências Signature CD, Pré e amp.
Na secção “Audições”, que se segue, voltaremos a este assunto, porque Yves-Bernard provou para quem ainda não acredita que a fase absoluta existe mesmo – e recomenda-se...
YG Acoustics (Distribuidor: Ultimate Audio Elite)
As Sonja já tinham sido apresentadas em Las Vegas e convenceram-me definitivamente em Munique: grande som, sobretudo as 1.3 com amplificação Qualia.
As Sonja 1.2 estavam na sala da Auralic (ver Novidades: A-D), mas eles pareciam estar mais interessados em falar e vender que em tocar música, ao contrário dos também asiáticos da Qualia, que está para a Sony como a Lexus está para a Toyota e a TAD para a Pioneer. Caro, muito caro, mas bom, muito bom...