A CanJam Europe, o maior show de auscultadores da Europa, este ano associou-se ao High End e montou a tenda ali perto no 'Kohlebunker'. Dei lá um salto rápido e descobri algumas novidades, como estes Sonoma Model 1 electrostáticos.
Eu sou sincero não gosto lá muito de colocar na cabeça auscultadores que passaram por centenas de cabeças antes da minha. Mas, enfim, noblesse oblige e lá fui ao CanJam, que ficava ali a 200 metros do M.O.C.
Adoro auscultadores de qualidade, sobretudo os planares, como os Hifiman e Audeze, já não tanto os electrostáticos, não só porque precisam de amplificação dedicada, capaz de lhes fornecer a tensão elevada de que precisam para funcionar, mas porque, apesar da inegável elevada resolução, soam por vezes 'fininhos' e falta-lhes corpo e grave.
A verdade é que até marcas como Mr.Speakers, que se especializaram nos modelos planarmagnéticos, apresentaram agora o modelo electrostático La Voce para fazer concorrência ao Sonoma e muito semelhante a este.
Quem parece manter-se fiel aos planarmagnéticos é a Audeze (lê-se odyssey), que lançou o modelo LCD-MX4Z, que é uma versão mais sensível e fácil de alimentar dos MX4, com apenas 15 Ohms de impedância.
Curioso que os 'velhos' LCD2, mais 'lentos' e 'escuros', continuam a atrair os ouvidos mais sensíveis e 'cansados', apesar de a resposta no agudo ser limitada em relação aos modelos mais recentes.
Também vi por lá os Mobius que, segundo os 'gamers' é uma revolução para jogos de computador, pois inclui 'head-tracking'...
O processamento interno dos Mobius (lembra-se de Matrix?) dá ao jogador a mesma sensação auditiva que os óculos VR em termos visuais. Imersão total num palco de proporções gigantescas e com perfeita localização de todos os intervenientes dentro dele. É uma espécie de 3D acústico...
E ainda descobri por lá outra coisa: os iMore Triple Driver, afinados pelo engenheiro de som Luca Bignardi para garantir uma focagem soberba.