Delaudio950x225
Publicidade


The UK Hi-Fi Show 2024, Ascot (Partes 1, 2 e 3)

The UK Hi-Fi Show 2024, Ascot – Parte 2: breves destaques

UHHi-Fi Show Live 2024 - Ascot.jpg

Ascot recebeu em simultâneo o ‘The UK Hi-Fi Show 2024’ e a Gala da EISA. O Hificlube foi convidado para assistir a ambos, como membro eleito da EISA. Aqui fica a Parte 2 de um breve relato.

Ascot. À direita um enorme cartaz eletrónico anuncia a Gala da EISA

Ascot. À direita um enorme cartaz eletrónico anuncia a Gala da EISA

Fui a Londres para participar na Gala da EISA de entrega dos troféus, os cubos de prata, aos 60 galardoados em 2024. Os leitores podem seguir a lista geral aqui.

A Gala realizou-se nas instalações da mítica ‘Royal Ascot Racecourse’, com excelentes condições para montar enormes salas de exposição ou salas de audição, ao longo dos vastos corredores dos seus seis andares, que permitem afastar as salas de demonstração das marcas e distribuidores participantes, evitando que o subwoofer do vizinho interfira na música barroca do camarote ao lado, ao contrário do que acontece nos shows de hifi realizados em hotéis apertados.

Interior das instalações da real pista de corridas de Ascot. À direita os camarotes transformados em salas de audição e exposição; à esq. os restaurantes; ao centro as escadas rolantes.

Interior das instalações da real pista de corridas de Ascot. À direita os camarotes transformados em salas de audição e exposição; à esq. os restaurantes; ao centro as escadas rolantes.

Todos os camarotes têm vista para o relvado da longa pista (não pensei que fosse tão longa), onde se realizam as grandes provas de corridas de cavalos, e assim muitas das fotografias que tirei mostram o verde circundante lá fora.

Perspectiva ampla da parte direita da pista de corridas de cavalos de Ascot

Perspectiva ampla da parte direita da pista de corridas de cavalos de Ascot

Só não pude entrar no camarote da Rainha (do Rei, agora), pelo que limitei-me a tirar uma fotografia à porta, como prova da minha presença em Ascot, onde nunca estive antes.

O autor em frente da porta do camarote real, interdito a visitantes. Nem nos puxadores, que são as chibatas dos jockeys vencedores, se pode tocar...

O autor em frente da porta do camarote real, interdito a visitantes. Nem nos puxadores, que são as chibatas dos jockeys vencedores, se pode tocar...

Assim, tive o prazer de ter como meu amável cicerone o Miguel Baptista, da Imacustica, que já conhece os cantos à casa, de outros shows anteriores, e me acompanhou numa longa visita guiada, pelos seis andares do edifício.

Miguel Baptista (Imacustica) foi o meu amável cicerone, para não me perder no labirinto de Ascot.

Miguel Baptista (Imacustica) foi o meu amável cicerone, para não me perder no labirinto de Ascot.

Apenas estive em Ascot na sexta-feira, no dia dedicado à imprensa e fechado ao público, pelo que vão ver nas fotos e nos vídeos poucos visitantes, além dos jornalistas e profissionais. E muitas das salas estavam ainda em preparação.

Rotel em exposição estática

Rotel em exposição estática

Camarote da Arcam e JBL

Camarote da Arcam e JBL

JBL Authentics 200 - uma nova coluna tudo em um

JBL Authentics 200 - uma nova coluna tudo em um

Camarote da Kimber/Russ Andrews. Colunas PMC Twenty5 26i com amplificação Bryston

Camarote da Kimber/Russ Andrews. Colunas PMC Twenty5 26i com amplificação Bryston

A KEF optou por tapar a vista para a pista de corridas. Mas não tapou a imagem do palco sonoro.

A KEF optou por tapar a vista para a pista de corridas. Mas não tapou a imagem do palco sonoro.

Camarote da Origin Live: amplificação Sugden A21SE + Devore fidelity O Baby. A Devore nunca falha: o som é doce quente como um croissant saído do forno.

Camarote da Origin Live: amplificação Sugden A21SE + Devore fidelity O Baby. A Devore nunca falha: o som é doce quente como um croissant saído do forno.

Espaço de exposição da ProJect Audio Systems e da EAT.

Espaço de exposição da ProJect Audio Systems e da EAT.

Muitos dos expositores tinham assim os sistemas ainda em exibição estática, ou a tocar baixinho música de fundo, pelo que só fiz alguns registos com som direto, nas poucas salas com sistemas em demonstração (ver video no final).

Camarote da Absolute Sounds: espaço amplo de exibição e demonstração

Camarote da Absolute Sounds: espaço amplo de exibição e demonstração

Um show dentro do show

O camarote da Absolute Sounds, com uma vista maravilhosa sobre a pista de corridas, era um verdadeiro show dentro do show, com vários espaços de exposição e dois auditórios.

Perspectiva alargada do espaço de exibição da Absolute Sounds. O lado esquerdo estava dedicado à vasta coleção da Prima Luna.

Perspectiva alargada do espaço de exibição da Absolute Sounds. O lado esquerdo estava dedicado à vasta coleção da Prima Luna.

Por isso, vamos dedicar a Parte 3 em exclusivo à Absolute Sounds, de Londres, com uma visita guiada pelo próprio Ricardo Franassovici, falando em Português, em homenagem a um país que tanto ama (ver Parte 3 aqui).

Outros destaques

Dickie  Laurence, bem disposto, como sempre, e o seu testamento técnico e artístico: Moya 1

Dickie Laurence, bem disposto, como sempre, e o seu testamento técnico e artístico: Moya 1

No ‘outro’ show, fora do território da Absolute Sounds, havia alguns sistemas highend. A saber:

As impressionantes Vivid Audio Moya 1

As impressionantes Vivid Audio Moya 1

  • As Vivid Audio Moya 1, com amplificação Halcro, que ouvi pela primeira vez numa sala grande, na companhia de Laurence Dickie. O grave vai lá abaaaixo, meninos! Mas Dickie lembrou que as Moya 1 não só os graves. E tem razão, mas não é todos os dias que se ouvem graves daqueles.
Artilharia Nagra para alimentar as Siltech Symphony (ver video em baixo)

Artilharia Nagra para alimentar as Siltech Symphony (ver video em baixo)

  • As esotéricas colunas Siltech Symphony, acompanhadas por uma impressionante bateria de eletrónica Nagra (a tocar baixinho para aquecer). A pouca música que ouvi teve como fonte um Studer A80-RC.
Camarote das YG Acoustics

Camarote das YG Acoustics

  • As YG Acoustics Sonya 3.2, alimentadas por eletrónica Belcanto e Boulder.
Western electric 100 monoblocos single-ended

Western electric 100 monoblocos single-ended

  • E os incríveis amplificadores monobloco Western Electric 100, apenas em demonstração estática, pelo que ainda não foi desta que os ouvi tocar.

De resto, a maior parte dos sistemas situavam-se no espetro do ‘comprável’. A saber:

O novo Marantz M10 num cenário de filme

O novo Marantz M10 num cenário de filme

Marantz M10

Marantz M10

  • Os novos e espetaculares Marantz M10, demonstrados com colunas B&W 702 S3 Signature, num cenário de filme;
Michi (em cima os novos Q5 CD-Player, Transport/DAC) e colunas Spendor

Michi (em cima os novos Q5 CD-Player, Transport/DAC) e colunas Spendor

  • Os amplificadores Michi e as novas fontes Michi Q5 num sistema com colunas Spendor;
Exposição estática da Hegel.

Exposição estática da Hegel.

•	O Hegel 400 premiado com o prémio de amplificador de streaming do ano pela EISA a tocar com colunas Egglestonworks;

• O Hegel 400 premiado com o prémio de amplificador de streaming do ano pela EISA a tocar com colunas Egglestonworks;

Fink Borg Episode

Fink Borg Episode

  • As ‘assustadoras’ colunas Borg Episode, da Fink Team, que parecem urnas funerárias, com amplificação Soul Note;
As MBL 126

As MBL 126

  • O sistema MBL, com colunas de entrada MBL 126, com um som tão fresco como a relva acabada de cortar lá fora na pista de corridas;
Camarote da Monitor Audio

Camarote da Monitor Audio

  • A Monitor Audio apostou em modelos acessíveis, tendo deixado as Hyphn em casa, optando antes pela exibição estática das Studio 86, que o Hificlube testou recentemente. E a nova série Gold 6G, com as 300G exibindo o seu galardão EISA para colunas-de-chão de 2024/25.
Monitor Audio Gold 100 6G. A mesa é a Blok Stax 2G, que ganhou um prémio EISA.

Monitor Audio Gold 100 6G. A mesa é a Blok Stax 2G, que ganhou um prémio EISA.

  • Em demonstração ativa, um par de Gold 100 6G, com amplificação Roksan.
Triangle Capella

Triangle Capella

  • Ainda tive a oportunidade de voltar a ouvir as Triangle Capella, que me deixaram tão bem impressionado durante o teste que pode ler aqui.
Node Hylixa

Node Hylixa

  • Como em todos os shows, há sempre colunas com o design mais ‘fora-da-caixa’ como as Node Hylixa Signature, que impressionam mais os olhos que os ouvidos;
Sistema AVM

Sistema AVM

  • Ou o sistema AVM, cujo prato do gira-discos me pareceu uma cópia do McIntosh.
Camarote da Rogers, com as Ls35a em primeiro plano

Camarote da Rogers, com as Ls35a em primeiro plano

  • No Reino Unido, sê britânico, pelo que adorei voltar a ouvir as Rogers LS35a, que acompanharam muitos dos meus sonhos audiófilos, e cuja fábrica visitei há tantos anos que a reportagem foi publicada a preto-e-branco na revista Imasom (lembram-se?);
Camarote da Tannoy

Camarote da Tannoy

  • E as escocesas Tannoy, que renasceram depois de um período conturbado que deu origem às Fyne, que não ouvi nem vi por lá.
RA Acoustics Versura V4

RA Acoustics Versura V4

  • Mas vi e ouvi umas colunas alemãs que não conhecia. E não é que estavam a tocar bem? As RA Acoustics Versura V4, que podem também ouvir no final do vídeo.
Batmobile sports car

Batmobile sports car

Cá fora, no hall de entrada, as Vivid Giya, Node Hylixa, Kef Blade e YG Acoustics Sonya 3.2 faziam guarda de honra ao novo Lotus Eletre, tendo dois Batmobiles como sentinelas.

Batmobile todo o terreno

Batmobile todo o terreno

Ainda pensei que tinham instalados alguns dos sistemas de car-audio premiados pela EISA, mas não. Estavam lá só mesmo para exibição.

E não faltaram os espaços dedicados exclusivamente aos auscultadores.

Ascot - Headphone Zone

Ascot - Headphone Zone

Focal Stelia

Focal Stelia

A coleção da Ferrum: Hypsos, Oor, Wandla

A coleção da Ferrum: Hypsos, Oor, Wandla

Nem faltaram, noblesse oblige, os gira-discos analógicos.

SME Model 20

SME Model 20

Thiel TA 01

Thiel TA 01

Brinkman Taurus com base HRS

Brinkman Taurus com base HRS

E também havia modelos vintage

Aiwa Aurex Stereo Power Amplifier SC Mi5

Aiwa Aurex Stereo Power Amplifier SC Mi5

Marantz 00-73 CD Player

Marantz 00-73 CD Player

Video com registos ao vivo obtidos com um Samsung S23 Ultra, nas salas Vivid Audio Moya 1, Siltech Symphony/Nagra e RA Acoustics Versura V4/Soulution

Eis como, num espaço onde ainda se ouvem os cascos dos cavalos de raça pura, correndo pelo relvado de Royal Ascot, desde o início do século XVIII; se ouve agora também música, reproduzida por sistemas que, tal com os cavalos, são o resultado de anos de paixão e ‘apuramento da raça’.

Vista da real pista de corridas de cavalos de Ascot

Vista da real pista de corridas de cavalos de Ascot

Ver Parte 1: Primeiras imagens (slideshow 4K)

Ver parte 3: Absolute Sounds - um show dentro do show

UHHi Fi Show Live 2024 Ascot

Ascot. À direita um enorme cartaz eletrónico anuncia a Gala da EISA

Interior das instalações da real pista de corridas de Ascot. À direita os camarotes transformados em salas de audição e exposição; à esq. os restaurantes; ao centro as escadas rolantes.

Perspectiva ampla da parte direita da pista de corridas de cavalos de Ascot

O autor em frente da porta do camarote real, interdito a visitantes. Nem nos puxadores, que são as chibatas dos jockeys vencedores, se pode tocar...

Miguel Baptista (Imacustica) foi o meu amável cicerone, para não me perder no labirinto de Ascot.

Rotel em exposição estática

Camarote da Arcam e JBL

JBL Authentics 200 - uma nova coluna tudo em um

Camarote da Kimber/Russ Andrews. Colunas PMC Twenty5 26i com amplificação Bryston

A KEF optou por tapar a vista para a pista de corridas. Mas não tapou a imagem do palco sonoro.

Camarote da Origin Live: amplificação Sugden A21SE + Devore fidelity O Baby. A Devore nunca falha: o som é doce quente como um croissant saído do forno.

Espaço de exposição da ProJect Audio Systems e da EAT.

Camarote da Absolute Sounds: espaço amplo de exibição e demonstração

Perspectiva alargada do espaço de exibição da Absolute Sounds. O lado esquerdo estava dedicado à vasta coleção da Prima Luna.

Dickie Laurence, bem disposto, como sempre, e o seu testamento técnico e artístico: Moya 1

As impressionantes Vivid Audio Moya 1

Artilharia Nagra para alimentar as Siltech Symphony (ver video em baixo)

Camarote das YG Acoustics

Western electric 100 monoblocos single-ended

O novo Marantz M10 num cenário de filme

Marantz M10

Michi (em cima os novos Q5 CD-Player, Transport/DAC) e colunas Spendor

Exposição estática da Hegel.

• O Hegel 400 premiado com o prémio de amplificador de streaming do ano pela EISA a tocar com colunas Egglestonworks;

Fink Borg Episode

As MBL 126

Camarote da Monitor Audio

Monitor Audio Gold 100 6G. A mesa é a Blok Stax 2G, que ganhou um prémio EISA.

Triangle Capella

Node Hylixa

Sistema AVM

Camarote da Rogers, com as Ls35a em primeiro plano

Camarote da Tannoy

RA Acoustics Versura V4

Batmobile sports car

Batmobile todo o terreno

Ascot - Headphone Zone

Focal Stelia

A coleção da Ferrum: Hypsos, Oor, Wandla

SME Model 20

Thiel TA 01

Brinkman Taurus com base HRS

Aiwa Aurex Stereo Power Amplifier SC Mi5

Marantz 00-73 CD Player

Vista da real pista de corridas de cavalos de Ascot


Delaudio950x225
Publicidade