Na cave do auditório da Ajasom – Damaia, vai poder ouvir este sistema, composto por colunas YG Acoustics Carmel 2, com amplificação Soulution 330 (integrado), e fontes digitais: SOtM TX-USBUltra (regenerador de sinal USB) e SMS 200 Ultra NEO (Network Player) com conversão Ayre Codex, sob protocolo Roon; e analógicas: Holbo Air Bearing, talvez o gira-discos com bomba de ar mais barato do mercado.
Se nunca ouviu umas YG, vai ter de se ‘reciclar’, pois a primeira coisa que vai sentir é a ‘falta de caixa’. As YG vestem-se de ‘full metal jacket’, pelo que as habituais ressonâncias, que dão corpo e ‘tempero’ ao som estão ausentes. Por outro lado, as caixas são ‘estanques’, nada de ‘reflex’, logo o grave é seco e controlado. Depois de as ouvir, o problema é que vai passar a ‘notar’ a caixa das outras colunas…
Aqui fica um breve exemplo, com um registo directo a 3 metros da colunas, dos Fairfield Four a cantar These Bones, uma história da Bíblia, a quatro vozes a capela:
Nota: oiça com auscultadores de preferência e suba o som a gosto, só para ouvir aquela voz graaave...
Auditório Principal
No auditório principal, o salto qualitativo (e quantitativo!) é substancial. As colunas são as YG Hailey 2.2 com amplificação Nagra Pre/Monos HD. Na área digital, o conjunto McIntosh MCT450 SACD-CD Player/D1100 digital preamplifier, servidos por um Servidor Innuos Zen MkIII, passe a aparente redundância; na área analógica, um fabuloso giradiscos Bergman Galder com braço tangencial Magne e um andar de phono da Remton Audio.
Aqui fica uma amostra, que abre com a ‘Invocação’ de Bethania (oiçam a projecção da voz e o ritmo africano dos tambores); e um excerto de ‘Exactly Like You’, pelo Ray Brown Trio, que captado na sala a 3 metros das Hailey soam ‘exactamente’ como eu ouvi lá. Prestem atenção à limpeza cristalina do piano, ao trabalho do percussionista e, claro, ao contrabaixo de Ray Brown:
Pode ouvir ambos os sistemas, sem qualquer compromisso, nas instalações da Ajasom-Damaia, este Sábado (30 de Março). Leve os seus discos (LPs, de preferência) e aproveite para tomar um café com o Nuno Cristina.
Para mais informações, clique em baixo no link do distribuidor AJASOM c contacte por telefone ou email. Ou melhor: vá lá, seguindo as instruções do site.