Numa iniciativa conjunta Hificlube/Ultimate Audio, apresentamos um vasto portfolio exclusivo de imagens de (quase) todos os produtos expostos e demonstrados no Highend 2018, que são distribuídos pela Ultimate Audio em Portugal, incluindo uma galeria fotográfica, um vídeo sampler, as novidades e salas, com comentários sobre o desempenho dos sistemas associados, e vídeos com som directo das demonstrações.
Nota: em alguns casos, as marcas estão associadas com outras distribuídas em Portugal por empresas diferentes.
Abrimos com um video sampler de várias salas onde foram demonstrados equipamentos distribuídos pela Ultimate Audio, em Portugal e Espanha, com imagens vídeo captadas com som directo. A qualidade do som é apenas ilustrativa, e nem por sombras representativa da qualidade real do som reproduzido pelos sistemas apresentados.
Nota: nos vídeos das 'Audições', no final do artigo, o som foi captado em separado das imagens, com um microfone digital a 96/24, pelo que a qualidade já é, se não ainda representativa, pelo menos mais ilustrativa da realidade.
Galeria fotográfica (40 fotos legendadas)
Nota: faça scroll ou clique sobre a foto aberta para aumentar e navegue com as setas.
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Anthem STR Integrated
Anthem STR Pre Power
Antipodes DX
Antipodes EX Music Server
Avantgarde Duo (cornetas)
Avantgarde Trio Luxury+ 6 x Basshorn 3
Avantgarde Trio Luxury+ 6 x Basshorn
Avantgarde Zero
Ayon (Sala d eDemosntração)
Ayon Crossfire EVO Delta
Boenicke W13 1
Boenicke W13 2
Boenicke W13 3
Boenicke W13 4
CH Precision Stenheim
Elac Concentro M
Graham Audio
Gryphon (sala)
Gryphon Zena
Kii Innuos
Line Magnetic 845 Premium
Living Voice (paparazzi)
Living Voice (templo da música)
Living Voice Palladian Elysean
Luxman CL 38uC
Luxman L509X
Luxman LC 88uC
MSB Discrete e Premier
MSB Discrete
MSB Premier
Paradigm Persona
Raidho 4.8
Rockport Audio Lyra (demo room)
T+A Criterion S2200 CTL
T+A M40 HC
T+A M40 HV (pormenor)
T+A MP3100HV (roon ready) M40HV
T+A MP3100HV (roon)
T+A Pulsar R1000E
Novidades da Ultimate Audio no Highend 2018
Anthem STR integrado
Novidade: Anthem STR Pre/Power
Avantgarde Trio Luxury+ 6 x Bass Horn (cromados) com amplificação de Classe A Avantgarde e fontes Atlantis.
Ayon Crossfire EVO-Delta (single -ended integrated)
Elac Concentro foram a grande surpresa do Highend 2016, e foi até o som de que gostei mais. Agora temos as Concentro M que com 2/3 do tamanho custa metade do preço. Mas já não me convenceu tanto. Tenho gostos simples - e caros...
Gryphon Zena, logo abaixo do Pandora e sem saída para auscultadores, além de outras funções como ‘balanço’ e ‘polaridade’. Não se pode ter tudo por 13 000. Se quiser um DAC integrado ou entrada phono vai ter de pagar mais...
Kiisto! O módulo de extensão BXT reforça –e de que maneira! – o grave das Kii Three, com 7000W de potência. Como se as Three precisassem. Basta juntar e o software DSP encarrega-se do resto. Um caso sério de inovação e qualidade no actual panorama audiófilo. Mas lá baratas não são. Aos 10 mil das Three acresce +15 mil pelos módulos BXT. Fizeram parceria com a Innuos (ver acima).
Line Magnetic LM 845 Premium, amplificador a válvulas (single-ended) integrado (válvulas 300B e 845). Derrete-se na boca como chocolate...
Luxman CL-38 uC - prévio à válvulas baseado no clássico CL-35 de 1970 mas com entradas balanceadas e transformadores nas saídas. A caixa em madeira dá-lhe o toque clássico.
Luxman L-509X. Prévio e amp independentes num único chassis. Classe A/B 120W/8. Controlo electrónico do volume.
Amplificador stereo MQ-88uC também inspirado na gloriosa história da Luxman, neste caso no MQ-60 de 1969.
MSB apresentou, além do Reference e Select Transports, o Network Renderer II e os DACS Premier (4 x Prime DAC modules) e Discrete ( 2x DAC Modules), inspirados no Select, mas com preços bem mais apelativos: 20 mil e 10 mil dólares respectivamente. Feito o câmbio+IVA poder pôr mais 5 mil euros em cima de cada um...
Persona, o topo de gama da Paradigm, com graves activos.
Raidho TD 4.8, a nova coqueluche da Raidho é menina para custar 150 000 o par! Basicamente, tem o mesmo design das anteriores, ou seja: um tweeter de ribbon numa configuração d’Appolitto com dois médios de 100mm e reforçada com seis unidades de médio graves de 115mm. A principal diferença reside nos novos cones quesão de ‘tantalum-diamond’, extremamente leves e rígidos.
As novas colunas Criterion S2200 CTL, também comemorativas do 40ºAniversário da T+A.
T+A celebrou o 40 aniversário com o M 40HV Anniversary Edition monobloco híbrido. Uma prenda de 550W, 55 kG e 40 mil euros.
A Ultimate Audio no Highend 2018 de Munique: o som dos sistemas comentado por JVH
As Rockport Audio Lyra apresentaram-se em grande em duas salas. Aqui com amplificação Soulution. O som estava simplesmente fabuloso. Ouvi, entre outras faixas, o LP de Vanessa Fernandez, e não queria sair de lá…
Sinceramente, não sei em qual das duas salas as Lyra estavam a tocar melhor. Talvez aqui com os novos Absolare Hybrid. Ou talvez porque fui tratado com uma audição privada...
As Stenheim já não constam da lista da Ultimate Audio. Mas aqui fas Infinite Reference oram acolitadas com a artilharia pesada da CH Precision, que é uma das marcas da UAE, embora novidade tenha sido o novo amplificador estéreo A1, que pode ser ligado em bridge ou funcionar como monofónico.
As Raidho 4.8 não são apenas maiores, são melhores. Não sei se é do Tantalum, mas o som é mais encorpado e tem mais textura na gama média, sem perder resolução e ataque. E o timbre das cordas é sublime - ao nível electrostático...
Living Voice Vox Olympian. Só as ouvi de passagem no primeiro dia e, no Sábado, de manhã, tinham sido substituídas por um modelo mais modesto da linha básica. Mas ouvi as Vox Palladian/Basso, com amplificação Engstrom, e em verdade vos digo: as Living Voice têm o sortilégio da sereia, pois ficamos presos à cadeira, e não apetece sair de lá mais, sobretudo com música clássica e vozes operáticas femininas. É como se nos cantassem ao ouvido, sentimos mesmo a sensualidade da respiração, soprando-nos ao de leve no ouvido. Ouvi-las é uma experiência religiosa.
Paradigm Persona com amplificação Pass Labs XA1000.8. O som não me ficou na memória auditiva – o que não é bom sinal – e tive de recorrer ao registo áudio. Mas bastou ouvir um curto excerto de RE:Stacks/Sonos, cantado a capela em coro, para me lembrar de que tinha ficado afinal bem impressionado pela harmonia e naturalidade das vozes.
Boenicke W13 têm graves activos e processamento DSP, pelo que estavam bem afinadas para a enorme sala. Toda a electrónica era CAD (Computer Audio Design). O som Boenicke é sempre maior-do-que-as-colunas. Não sei como Sven consegue isso, mas se fechasse os olhos, teria pensado estar a ouvir um par de colunas com o dobro do tamanho. E nunca soam artificiais. Bom, a selecção musical é que é, no mínimo, ‘esquisita’, pelo que tive de passar por lá várias vezes até ‘captar’ algo interessante.
Nota importante: os preços referidos são meramente indicativos e não incluem IVA. Para confirmar informe-se junto do distribuidor nacional.
Para ler a reportagem integral do Highend 2018 em 13 Partes cliqueAQUI.
Avantgarde Trio Luxury+ 6 x Basshorn 2
Anthem STR Integrated
Anthem STR Pre Power
Antipodes DX
Antipodes EX Music Server
Avantgarde Duo (cornetas)
Avantgarde Trio Luxury+ 6 x Basshorn 3
Avantgarde Trio Luxury+ 6 x Basshorn
Avantgarde Zero
Ayon (Sala d eDemosntração)
Ayon Crossfire EVO Delta
Boenicke W13 1
Boenicke W13 2
Boenicke W13 3
Boenicke W13 4
CH Precision Stenheim
Elac Concentro M
Graham Audio
Gryphon (sala)
Gryphon Zena
Kii Innuos
Line Magnetic 845 Premium
Living Voice (paparazzi)
Living Voice (templo da música)
Living Voice Palladian Elysean
Luxman CL 38uC
Luxman L509X
Luxman LC 88uC
MSB Discrete e Premier
MSB Discrete
MSB Premier
Paradigm Persona
Raidho 4.8
Rockport Audio Lyra (demo room)
T+A Criterion S2200 CTL
T+A M40 HC
T+A M40 HV (pormenor)
T+A MP3100HV (roon ready) M40HV
T+A MP3100HV (roon)
T+A Pulsar R1000E
Anthem STR integrado
Novidade: Anthem STR Pre/Power
Avantgarde Trio Luxury+ 6 x Bass Horn (cromados) com amplificação de Classe A Avantgarde e fontes Atlantis.
Ayon Crossfire EVO-Delta (single -ended integrated)
Elac Concentro foram a grande surpresa do Highend 2016, e foi até o som de que gostei mais. Agora temos as Concentro M que com 2/3 do tamanho custa metade do preço. Mas já não me convenceu tanto. Tenho gostos simples - e caros...
Gryphon Zena, logo abaixo do Pandora e sem saída para auscultadores, além de outras funções como ‘balanço’ e ‘polaridade’. Não se pode ter tudo por 13 000. Se quiser um DAC integrado ou entrada phono vai ter de pagar mais...
Kiisto! O módulo de extensão BXT reforça –e de que maneira! – o grave das Kii Three, com 7000W de potência. Como se as Three precisassem. Basta juntar e o software DSP encarrega-se do resto. Um caso sério de inovação e qualidade no actual panorama audiófilo. Mas lá baratas não são. Aos 10 mil das Three acresce +15 mil pelos módulos BXT. Fizeram parceria com a Innuos (ver acima).
Line Magnetic LM 845 Premium, amplificador a válvulas (single-ended) integrado (válvulas 300B e 845). Derrete-se na boca como chocolate...
Luxman CL-38 uC - prévio à válvulas baseado no clássico CL-35 de 1970 mas com entradas balanceadas e transformadores nas saídas. A caixa em madeira dá-lhe o toque clássico.
Luxman L-509X. Prévio e amp independentes num único chassis. Classe A/B 120W/8. Controlo electrónico do volume.
Amplificador stereo MQ-88uC também inspirado na gloriosa história da Luxman, neste caso no MQ-60 de 1969.
MSB apresentou, além do Reference e Select Transports, o Network Renderer II e os DACS Premier (4 x Prime DAC modules) e Discrete ( 2x DAC Modules), inspirados no Select, mas com preços bem mais apelativos: 20 mil e 10 mil dólares respectivamente. Feito o câmbio+IVA poder pôr mais 5 mil euros em cima de cada um...
Persona, o topo de gama da Paradigm, com graves activos.
Raidho TD 4.8, a nova coqueluche da Raidho é menina para custar 150 000 o par! Basicamente, tem o mesmo design das anteriores, ou seja: um tweeter de ribbon numa configuração d’Appolitto com dois médios de 100mm e reforçada com seis unidades de médio graves de 115mm. A principal diferença reside nos novos cones quesão de ‘tantalum-diamond’, extremamente leves e rígidos.
As novas colunas Criterion S2200 CTL, também comemorativas do 40ºAniversário da T+A.
T+A celebrou o 40 aniversário com o M 40HV Anniversary Edition monobloco híbrido. Uma prenda de 550W, 55 kG e 40 mil euros.
As Rockport Audio Lyra apresentaram-se em grande em duas salas. Aqui com amplificação Soulution. O som estava simplesmente fabuloso. Ouvi, entre outras faixas, o LP de Vanessa Fernandez, e não queria sair de lá…
Sinceramente, não sei em qual das duas salas as Lyra estavam a tocar melhor. Talvez aqui com os novos Absolare Hybrid. Ou talvez porque fui tratado com uma audição privada...
As Stenheim já não constam da lista da Ultimate Audio. Mas aqui fas Infinite Reference oram acolitadas com a artilharia pesada da CH Precision, que é uma das marcas da UAE, embora novidade tenha sido o novo amplificador estéreo A1, que pode ser ligado em bridge ou funcionar como monofónico.
As Raidho 4.8 não são apenas maiores, são melhores. Não sei se é do Tantalum, mas o som é mais encorpado e tem mais textura na gama média, sem perder resolução e ataque. E o timbre das cordas é sublime - ao nível electrostático...
Living Voice Vox Olympian. Só as ouvi de passagem no primeiro dia e, no Sábado, de manhã, tinham sido substituídas por um modelo mais modesto da linha básica. Mas ouvi as Vox Palladian/Basso, com amplificação Engstrom, e em verdade vos digo: as Living Voice têm o sortilégio da sereia, pois ficamos presos à cadeira, e não apetece sair de lá mais, sobretudo com música clássica e vozes operáticas femininas. É como se nos cantassem ao ouvido, sentimos mesmo a sensualidade da respiração, soprando-nos ao de leve no ouvido. Ouvi-las é uma experiência religiosa.
Paradigm Persona com amplificação Pass Labs XA1000.8. O som não me ficou na memória auditiva – o que não é bom sinal – e tive de recorrer ao registo áudio. Mas bastou ouvir um curto excerto de RE:Stacks/Sonos, cantado a capela em coro, para me lembrar de que tinha ficado afinal bem impressionado pela harmonia e naturalidade das vozes.
Boenicke W13 têm graves activos e processamento DSP, pelo que estavam bem afinadas para a enorme sala. Toda a electrónica era CAD (Computer Audio Design). O som Boenicke é sempre maior-do-que-as-colunas. Não sei como Sven consegue isso, mas se fechasse os olhos, teria pensado estar a ouvir um par de colunas com o dobro do tamanho. E nunca soam artificiais. Bom, a selecção musical é que é, no mínimo, ‘esquisita’, pelo que tive de passar por lá várias vezes até ‘captar’ algo interessante.