Foi grandiosa a festa na Imacustica-Lisboa, na passagem do 39º aniversário, nos dias 4 e 5 de abril, com presenças ilustres de equipamentos e convidados de topo no campo do áudio highend mundial.
Nos quase 40 anos em que reporto eventos realizados pela Imacustica, creio que foi esta a primeira vez em que participei também como convidado ativo, e não apenas como repórter acidental, pois passei grande parte da sexta-feira, dia 4 de abril, a entrevistar as vedetas internacionais convidadas: Dan D’Agostino, David Steven (dCS), Bill Peugh (Wilson Audio), Michael Fremer (TAS), Ricardo Franassovici (Absolute Sounds) e, last but not least, mantive ainda uma interessante conversa com um grupo de jovens jornalistas, a pedido de Manuel Dias, para os ‘consciencializar’ sobre o fenómeno áudio, a paixão audiófila e as suas implicações sociais, económicas e tecnológicas. Acabei por ser eu quem ganhou mais com a conversa. Mas espero que a mensagem tenha passado.

Media studio: sala de entrevistas
Todas as entrevistas foram registadas em vídeo, e eu aguardava que me fossem enviadas para post-edição, antes de publicar este texto, mas, atendendo à complexidade e demora do trabalho, decidi escrever já estas linhas para informar os leitores do Hificlube sobre este grande acontecimento audiófilo, que decorreu paralelamente ao Hifishow25, e no qual, por razões óbvias de oportunidade e logística, a Imacustica não participou.
Slideshow em 4K (ver em full screen 4K)
Claro que o Pedro Henriques já tinha reportado sobre o ImacShow25 no Facebook, logo em direto da Imacustica, mas as redes sociais são como a espuma dos dias: as notícias desvanecem-se mal nascem.

DanD'Agostino Relentless 800 monoblocos
O ImacShow25 vem na senda de outros eventos anteriores que a Imacustica nos ofereceu, nomeadamente o da apresentação das incríveis Wilson Audio WAMM e os Relentless 1600, em 2019, de que as XVX e os amplificadores Relentless Pre/800 são descendentes diretos.

Dan D'Agostino Relentless Preamp

dCS Varèse stack
No artigo de introdução ao ImacShow25, publiquei uma espécie de álbum de memórias para gáudio dos que as viveram pessoalmente e dos que as gostariam de ter vivido.
Video do evento com som direto
Mas este ImacShow25 foi, talvez, o mais bem organizado de sempre, com toda a equipa da Imacustica desdobrando-se no atendimento personalizado dos convidados e no apoio logístico e técnico: da simpática família Dias, o Manuel e a São, a Beatriz e o Manuel (Júnior), que eu vi nascer e crescer e se tornaram maravilhosos seres humanos; aos dedicados funcionários, que se tornaram também eles família e amigos: o Guilhermino Pereira, o Ricardo Polónia, o Paulo Soares, o Miguel Baptista e a Carolina Teixeira, que trabalhou nos bastidores do marketing.
E, sim, o nosso querido Luís Campos, que esteve presente em espírito no coração de todos nós. Ah, como ele gostaria de ter vivido esta festa!
Quando eu morrer voltarei para buscar
Os instantes que não vivi junto da música.
Nos muitos eventos internacionais que cobri ao longo dos anos, como a CES, em Las Vegas e o HighEnd, em Munique, assisti sempre a eventos paralelos das grandes marcas de áudio, que decorriam em hotéis de luxo hors concours, pois no terreiro do ‘show’ não havia condições acústicas e de conforto para fazer justiça aos equipamentos em demonstração.

Imacustica - Lisboa_ Hall de entrada
Mas nada que se compare com este verdadeiro luxo audiófilo, que começava logo no hall de entrada, e se espraiava depois pelos vários auditórios, num crescendo de qualidade e preço.
Auditório 1
Sonus faber Stradivari G2
Audio Research 330M
Transparent Cable

Auditório 1: Audio Research 330M + Sonus faber Stradivari G2
O melhor som que já ouvi a partir de umas Sf Stradivari G2. Não sei se por causa dos AR 330M ou dos discos do Guilhermino. Talvez ambos.
Auditório 2
dCS Vivaldi
Antipodes Oladra
Robert Koda
Magico S5 (24)

Auditório 2: Robert Koda + Magico S5 (24)
Já ficava feliz com um sistema destes. Foi lá que me refugiei quando a voz me pedia descanso das múltiplas conversas com os convidados internacionais. Ouvir é a melhor forma de não falar. Sobretudo quando o sistema nos pede silêncio. Oladra?
Auditório 3
dCs Varèse/Antipodes Oladra
Relentless Pre/800 mono
Wilson Audio XVX
Transparent Magnum Opus

Auditório 3: as Wilson Audio XVX em toda as sua glória, com amplificação Dan D'Agostino Relentless 800
Os auditórios 1 e 2 são as capelas, o Auditório 3 a catedral. E foi lá que o ‘Papa do áudio’ Ricardo Franassovici, acolitado por Ricardo Polónia, deu ‘missa’ a um grupo enorme de fiéis, que ouviram ainda as palavras de Dan D’Agostino, David Steven, Raveen Bawa e Bill Peugh, cada um lendo partes do seu testamento audiófilo.
Ricardo reviveu os seus tempos de juventude no Estoril, falando sempre em Português, por carinho e respeito ao povo ao qual pertence por afinidade.
E o que dizer do som do sistema, que eu ouvi a maior parte do tempo, sentado discretamente cá atrás na última fila?

Wilson Audio XVX: cor Cranberry, ou cor de tinto Barca Velha.
Que as XVX são a versão ‘comercial’ das melhores colunas que já ouvi, as WAMM.
Que os Relentless 800 são ainda melhores que os 1600, agora na versão Epic para lhes poder fazer frente.
Que os Subsonic já não são fundamentais para as XVX, como o eram para as WAMM, por paradoxal que isto pareça.

Open space: a oficina do analógico.
Open Space
No Open Space pontificaram à vez Michael Fremer e Carlos Saraiva, ambos dedicados à causa analógica.

Fremer é o mestre internacionalmente consagrado (cá temos o nosso Pereira) da afinação de gira-discos. Mas também é agora produtor discográfico.

Carlos Saraiva é o arauto nacional da ressurreição do LP, como fonte privilegiada de música.
Saraiva é calmo e discreto; Fremer é o ‘verdadeiro artista’ em palco, aliás, uma sua faceta desconhecida para muitos, que lembrei na entrevista que lhe fiz e será publicada mais tarde: Michael Fremer foi ator de ‘stand-up comedy’, nos anos 80, e emprestou a sua voz a muitas personagens de banda desenhada como Fritz, The Cat, e na longa metragem Animalympics. E também vão ver Fremer numa cena do blockbuster ‘The Speaker Terminator’.
Em 2026, lá estaremos no Porto, nas instalações renovadas da Imacustica, para as comemorações do 40º aniversário. Mas, depois disto, que outras vedetas será possível convidar: as Magico M9?!