Ferreira Rocha foi o anfitrião da Imacustica-Saturday Morning dedicada exclusivamente à música clássica, tendo apresentado 300 anos de música em hora e meia, perante uma sala cheia de audiófilos, melómanos, amigos e familiares.
Conheço o Eng. Ferreira Rocha há pelo menos 30 anos, como ele teve a amabilidade de lembrar publicamente, ao referir que tinha sido eu a sugerir-lhe a audição de “Thus Saith The Lord”, do Messias de Handel, na voz de Emma Kirkby, e a Academy Of Ancient Music, dirigida por Christopher Hogwood, uma das peças do período barroco que ouvimos, neste notável périplo pela música clássica.
Foi a música que nos uniu, numa relação forte e perene, ainda que nem sempre tão próxima quanto ambos desejaríamos. Ele, melómano dedicado, contribuiu para esta amizade com a sua paixão pelos discos; eu, audiófilo inveterado, contribuí com a minha busca pelo Graal Sónico. Ambos procuramos ainda, decorridos tantos anos, o ponto de equilíbrio entre a verdade da audição ao vivo e a perfeição possível da reprodução eletrónica.
Lembro-me de uma tarde gloriosa, na qual cometemos juntos a façanha de comparar, na sua sala de estar, três amplificadores de topo: Jeff Rowland, Krell e Mark Levinson, todos com muitos watts e mais de 50 quilos de peso cada, que ligávamos alternadamente a um par de colunas Wilson Audio Alexandria, por cabos Transparent Audio, tendo finalmente optado por este último, talvez porque era o único par monofónico, e por isso com mais energia disponível.
E se é preciso energia para reproduzir a música de que ele gosta mais: de Berlioz a Shostakovich, de Beethoven a Wagner, de Bellini a Verdi!
Recordo também com carinho e saudade, uma visita conjunta à casa de outro ilustre audiófilo, em Águeda, que lavrei em letra de imprensa, na qual reproduzimos, num sistema Krell/Wilson Audio Alexandria, a mesma versão do Fausto, de Berlioz, que foi hoje apresentada na sala da Imacustica.
Nota: podem ler o artigo na íntegra, abrindo no final o pdf “O Paraíso Existe”.
Na Imacustica, com o apoio técnico de Ricardo Polónia e suportado por um fabuloso sistema de som, composto por fontes dCS, amplificação Robert Koda e um par de colunas Wilson Audio Alexx, Ferreira Rocha levou-nos com bonomia, pelo difícil “caminho das pedrinhas” da música clássica, do séc. XVII até aos nossos dias, sempre com uma breve introdução bem humorada, para criar o ambiente propício para cada audição.
Não como um mestre que ensina, mas como um amigo que nos confia com humildade a sua opinião e as suas convicções musicais.
A lista, que, segundo o próprio, começou por ter seis horas de duração, acabou por ser judiciosamente reduzida para cerca de duas horas de programa musical, seguido pelos presentes com atenção, interesse e encantamento.
Arriscando ter omitido alguma das peças reproduzidas durante a notável palestra, eis aqui a lista, mantendo-se a sequência temporal:
- “King Arthur: Act 3 ‘What Power Art Thou’(Bass), Purcell, Les ArtFlorissants, Petteri Salomaa & Wllliam Christie.
- “Concerto In D Minor for 2 Chalumeaux”, Telemann, Eric Hoeprich, Lisa Klevit, Musica Antiqua Köln & Reinhard Goebel.
- “Messiah/Pt.1 ‘Thus Saith The Lord’, Haendel, Academy Of Ancient Music, Christopher Hogwood, Emma Kirkby.
- “Divertimento in D, K.136:III, Presto”, Mozart, Academy Of Saint Martin in the Fields.
- “Piano Sonata No. 21 in C Major, Op. 53”, Beethoven, Mikhail Pletnev.
- “La Sonnambula”, Act II: Ah! Se una volta sola, Bellini, Anna Netrebko, Coro Sinfonico de Milano, Mahler Chamer orchestra, Abbado.
- “Prince Igor”, ‘Overture’, Borodin, Georg Solti Berlin Philarmonic.
- “La Damnation de Faust”, Op.24, H111 Pt.4.,Berlioz, Chicago Symphony, Solti
- “Liebestraum No.3”, Liszt, Lang Lang.
- “Lohengrin”, ‘Prelude Act III’, Wagner, Vienna Philarmonic, Solti
- “Il Trovator”: ‘Vei’! Le Fosche Notturne’, Verdi, Accademia Santa Cecília, Carlo Franci
- “Gaité parisienne”, Offenbach, Cincinnnati Pops, Ericj Kunzell
- “La Bohème!, ‘Si.Mi chiamano Mimi’, Puccini, Mirela Freni, Philarmonia Orchestra, Sinopoli
- “Die Lustige Witwe” (‘A Viúva Alegre’’, Lehar, Hungarian Opereta Orchestra, Lazslo Kovacs
- “Symphony No. 14”, Shostakovitch, Sinfonie Orchester Köln, Rudoph Barshai
- “Valse No.1, Little Polka”, Shostakovich, Orchestre Symphonique Moscou, Viktor Knuchevitzky
- “Concerto for piano, trumpet and strings!, Shostakovich, Martha Argerich
- “Love Theme”, Mission Impossible, Artie Kane
- “Jazz Suite No. 2”, Shostakovich, Concert Gebouw, Ricardo Chailly
Pela minha parte, e em nome do Hificlube, agradeço à Imacustica o convite para esta simpática e educativa confraternização musical, e a Ferreira Rocha a amabilidade da partilha do seu vasto conhecimento e experiência. Au revoir, mon ami.