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Imacustica/Absolute Sounds – A Experiência Magico M7

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Foi um sucesso a ‘Magico M7 Experience’ na Imacustica – Lisboa, com a presença de Alon Wolf e Ricardo Franassovici e toda a equipa Imacustica, dirigida por Manuel Dias.

Magico M7

A Magico M7 é uma coluna de chão de 4-vias e seis altifalantes com um desempenho notável. Apresentando a mais recente tecnologia de unidades ativas Magico, uma caixa de fibra de carbono e alumínio de forma orgânica, e o mais recente Filtro Divisor de Simetria Elíptica, a M7 é uma versão totalmente passiva e mais acessível da M9 semi-ativa (baixo ativo).

A M7 foi desenvolvida usando um Scanner Klippel de Campo Próximo e um vibrómetro de Laser Doppler Polytec para garantir medições e som perfeitos.

A nanotecnologia ao serviço do áudio

A M7 usa um tweeter de berílio revestido de pó de diamante de 28mm, uma unidade de médios pura de 5’’ com um cone Nano-Tec Gen 8 composto por um núcleo em favo-de-mel de alumínio revestido com camadas externas e internas de fibra de carbono impregnada com grafeno; uma unidade de médio-grave de 9’’ com uma nova cesta e um cone Nano-Tec Gen 8 da Magico e dois novos altifalantes de graves de 12’'.

Fibra de carbono

A caixa do M7 começa com uma concha integral em fibra de carbono, concebida usando modelagem por Análise de Elementos Finitos (FEA), um painel frontal múltiplo de alumínio 6061-T6, com amortecimento por compósitos aeroespaciais, e depois fixado a uma traseira também de alumínio com hastes de tensão montadas da frente para trás.

As Magico M7, no auditório principal da Imacustica, com alimentação Robert Koda

As Magico M7, no auditório principal da Imacustica, com alimentação Robert Koda

Simetria Elíptica

O Filtro Divisor de Simetria Elíptica (ESXO), da Magico, é usado na sua forma mais avançada. O filtro de 4-vias contém componentes da Mundorf da Alemanha e da Duelund Coherent Audio da Dinamarca (ver entrevista de Alon Wolf). O filtro ESXO da M7 integra perfeitamente as seis unidades ativas num ponto focal virtual, soando como um todo integral.

Nota: ver videos em 4K full screen

Audições afetivas

Desde o High End 2023, que Alon Wolf decidiu só haver uma forma de obter boa qualidade de som,as más condições acústicas das salas do MOC: com tratamento acústico da sala. E assim foi, em 2023. As Magico S3 soaram mágicas, com um ligeiro apoio de um par de subwoofers.

Em Lisboa, nem precisaram dos subwoofers para soar bem, quando foram apresentadas ao nosso exigente público, por Peter Mackay e Ricardo Franassovici.

Este ano, novamente com amplificação Plinium, as S5 produziram magia no High End 2024. Nunca ouvi uma coluna tão pequena com um som tão grande. Tão natural. Tão dinâmico. Tão apetecível. É um som orgânico, palpável, tridimensional nos planos e nos conteúdos instrumentais e vocais.

Mas, mesmo assim, Alon Wolf não apresentou as M7, por considerar que merecem um tratamento VIP, em termos de acústica, equipamento complementar à altura das responsabilidades, silêncio na apresentação e um público atento e conhecedor.

Por isso, escolheu a Imacustica- Lisboa para a apresentação, com a colaboração de Ricardo Franassovici, da Absolute Sounds, de Londres, e a equipa Imacustica em peso.

Entrevista com Alon Wolf

Fui ouvir as M7, antes da estreia, tendo aproveitado para entrevistar Alon Wolf, em exclusivo, para o Hificlube. A minha voz ouve-se mal (tal como o fadista proverbial, já não tenho a voz de outrora) mas o que interessa são as respostas de Alon Wolf. 

E voltei lá no sábado, para assistir à apresentação de Ricardo Franassovici, na qual me fez amavelmente um elogio público, que agradeço reconhecido, como tendo sido um dos influenciadores do áudio high end em Portugal, desde os anos oitenta.

Acho que sim, sem modéstia. Primeiro na Imasom, depois no jornal Público e na revista Audio, finalmente, durante 16 anos, no Diário de Notícias e simultaneamente no Hificlube, escrevi milhares de artigos sobre áudio highend, reportagens e entrevistas; publiquei milhares de fotografias e vídeos. Algum efeito devem ter tido. E continuo a defender a causa, embora hoje tudo esteja ao alcance de um polegar, ou de um reel, que se faz em cinco minutos e tem mais alcance e influência que um vídeo meu no YouTube, que demora horas a fazer. Até o meu neto mais velho me diz: Avô, o TiKTok é que está a dar! É a vida, como dizia Guterres.

Ricardo fez uma apresentação que durou cerca de uma hora, com música variada que foi do CD ao LP, e da fita ao ficheiro áudio armazenado num Innuos Statement, sempre com o apoio de Ricardo Polónia.

Dohman Helix One

Dohman Helix One

Fiz um registo em vídeo, que teve naturalmente que ser editado, tanto nas palavras, como na música, tendo escolhido apenas dois excertos de um concerto para violino de Beethoven e o fecho apoteótico com ‘Whole Lotta of Love’, do álbum Led Zeppelin II, masterizado (Hot Mix) por Bob Ludwig.

Robert Koda Takumi K15EX, préamplificador (passivo).

Robert Koda Takumi K15EX, préamplificador (passivo).

Como sempre, os registos são uma pálida cópia distorcida do que se ouviu no auditório da Imacustica, mas fica a intenção, pois no YouTube abundam os vídeos apenas com conversa fiada sobre sistemas de áudio, mas sem música, porque não querem perder os direitos de autor.

O Hificlube oferece os direitos aos leitores e os eventuais anúncios que aparecem não são ‘monetized’ por nós. Já é tarde para ficar rico. As palavras de agradecimento de Ricardo Franassovici são mais importantes para mim.

Se as M7 soam assim, eu nem quero ouvir as M9. Não porque as pudesse comprar, mas porque este terá sido o melhor som de uma coluna comercial que já ouvi, na Imacustica, de tal forma que é impossível escalpelizá-lo com os termos, já gastos, que utilizo nas minhas análises. Eu e a restante crítica, que se repete há anos.

Para as M7, é preciso inventar uma nova forma de escrita, que nos permita transmitir ao leitor a verdade sobre o seu desempenho, em termos de reprodução musical de todos os tipos e géneros.

À míngua de palavras, deixo-os assim com algumas gravações, obtidas ao vivo na sala, com um gravador digital Nagra SD, que não são mais que um convite para as ir ouvir pessoalmentena Imacustica - Lisboa.

Quando a Imacustica anuncia a audição das Magico M7 como ‘Experiência’, e não apenas como ‘Apresentação’ ou ‘Demonstração’, não está a exagerar.

The million dollar question

E agora para a ‘Pergunta de um milhão de dólares: a Magico M7 vale o que custa (500.000 euros)?’ Sem dúvida, nós é que ganhamos pouco, por isso felizes sejam os que as podem comprar.

Alon Wolf assinou, pela primeira vez na história da Magico, as M9 e as M7.

Eu assino por baixo também.

JVH

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As Magico M7, no auditório principal da Imacustica, com alimentação Robert Koda

Dohman Helix One

Robert Koda Takumi K15EX, préamplificador (passivo).


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