As KEF Blade Two, vestidas de noiva, cantaram e encantaram no 'palco mundo' da Ultimate Audio Elite, acompanhadas pelo famoso quarteto de cordas japonês Luxman, composto pelos virtuosos Leitor CD D08u, prévio C900 e amplificadores M700 e M900.
As KEF Blade são a versão mais, digamos, doméstica das Blade originais, com um preço que é cerca de metade do topo-de-gama referido, ou seja: 20 000 euros. É muito dinheiro, sem dúvida, mas não há muitas colunas esculturais com esta postura e elegância que possam ser consideradas de banda larga e, ao mesmo tempo, mantenham a coerência de fase geométrica e temporal, que é apanágio de uma verdadeira 'point-source'.
O segredo está na configuração das unidades que têm um ponto comum de irradiação. E isso sente-se como uma sensação de que todas as unidades activas tocam no 'compasso' certo. Voltaremos certamente a elas para uma análise mais detalhada, mas agora há que ir ouvi-las, porque tanto quanto sei, é o único par disponível em Portugal no distribuidor Infinite Connections.
O outro segredo é o altifalante concêntrico UniQ, também utilizado nas monitoras LS50, com o curioso faseador 'em tangerina' que favorece a dispersão polar e evita as interferências entre médio e agudo.
No auditório principal, actuavam as Avantgarde Zero, com grave activo e duas unidades de corneta com 'mis-en-fase' por processamento digital.
Em baixo, o Hificlube oferece um pequeno aperitivo em video 4K da actuação das KEF Blade 2 e uma galeria de fotos que poderá 'surfar' ou 'aumentar' a gosto.
Mas o melhor é mesmo ir à UAE, porque o som que se ouve aqui não tem nada de semelhante com o que se ouve lá...