Se há sistema de som perante o qual os olhos também ouvem, é este composto por amplificação McIntosh e colunas Vivid Audio.
O highend sempre foi uma espécie de cilício que os audiófilos ortodoxos utilizavam para ‘se castigarem’ do vício e da obsessão do som perfeito. Por outras palavras: era (a)normalmente feio.
Daí a proverbial dificuldade em convencer a cara-metade a aceitar ‘atravancar’ a sala com dois monos horrorosos – e estou a referir-me às colunas de som, e não apenas aos amplificadores monofónicos com dissipadores do tipo rapa-canelas e com o aspecto de um tanque da 2ª guerra.
Os amplificadores McIntosh iluminam a sala de luz e som e aqueles vuímetros de olhos azuis e agulhas dançantes são o ex-libris da marca. Talvez por isso, sejam os únicos que Livio Cucuzza ainda não ‘transformou’, depois de ter redesenhado os últimos modelos da Audio Research, que também pertence ao grupo ‘World Of McIntosh’, tal como a Sonus Faber.
A Ajasom é a distribuidora da McIntosh e da Vivid Audio, e o casamento entre ambas não podia ser mais feliz, tanto em termos estéticos como acústicos.
As Vivid Audio são as herdeiras do legado ‘Nautilus’ e as suas formas alienígenas, a lembrar a diva Pavlalaguna, do ‘Quinto Elemento’, e as cores vivas e metalizadas, sobretudo esta em azul meia-noite, são a associação estética perfeita para os amplificadores McIntosh, como se prova nas fotografias aqui publicadas, obtidas no auditório da Ajasom-Damaia.
Os leitores do Hificlube estão todos convidados para apreciar ‘ao vivo’ o espectáculo de luz, cor e som highend que este conjunto proporciona. E o equilíbrio não é apenas estético, é também acústico, pois apesar do aspecto futurista consegue agradar mesmo ao mais empedernido dos audiófilos ortodoxos.
Ajasom just puts a little blue in everything they do…
Ora oiça esta breve homenagem ao grande Leonard Cohen, ali mesmo ‘ressuscitado’ após o triste anúncio da sua morte, cantando ‘Leaving the Table’, do notável álbum (quase) póstumo ‘You want it darker’. Nota: abrir em HD 4K.
Ainda tem oportunidade de apreciar sem compromisso esta instalação misto de arte moderna e tradição clássica este fim-de-semana, na Ajasom-Damaia.
Para mais informações:
AJASOM
Coordenadas GPS:
Latitude: 38º 44' 51' N
Longitude: 09º 12' 37' W
Morada:
Praceta José Régio, 8A
Damaia de Baixo
2720-330 Amadora
Telefone: 214748709
Telemóvel: 963929510
Fax: 214751367
Email: [email protected]