Larry considera o “Select” o melhor DAC que a MSB Technologies sabe fazer. Não apenas hoje, mas para todo o sempre! É esta garantia anti-obsolescência que distingue, segundo Larry, um “produto” de um “projecto”.
Uma garantia que inclui upgrades grátis (hardware, software e firmware), durante um ano e apenas o pagamento da diferença do custo (se o houver) nos nove anos seguintes.
Ou seja, em lugar de lançar um DAC novo a cada seis meses, com as últimas especificações, a MSB parte do actual “estado da arte” (o melhor DAC, capaz de converter todas as frequências de amostragem utilizadas ontem, hoje e amanhã; o melhor módulo USB; e a Diamond Power Base. Até a cor do chasis pode ser escolhida sem aumento de preço).
O objectivo é manter um contacto estreito com todos os compradores, de modo que, “se algo de novo ou substancialmente melhor for descoberto para a semana pelo departamento técnico da MSB Technologies”, todos eles terão acesso ao upgrade no espaço máximo de duas semanas, ou até nos dias seguintes se se tratar de firmware que pode ser descarregado no site da empresa “free of charge”.
O Diamond DAC IV Select utiliza o famoso Femtosecond Clock, é compatível com PCM 384kHz e DSD 128, e dispensa o prévio pois tem controlo de volume (analógico!).
No aspecto físico exterior, a grande diferença está nos dissipadores, que são agora do tipo EURO, ou seja, têm protecção contra acidentes (arranhadelas!...).
Em relação ao DAC IV original, a MSB optou por “simplificar”. O menu de opções oferece apenas as funções básicas: polaridade (fase), selector de fontes, prévio com controlo de volume (opcional) e o mostrador com a informação necessária.
Quem quiser mais, descarrega um app para iPad e pode brincar à vontade com tudo o que, não sendo essencial, dá o gozo próprio do que é acessório de...moda.
A apresentação decorreu no auditório principal da Ultimate Audio Elite, em Benfica, tendo como equipamento complementar, além do transporte MSB Signature Media Transfer, um leitor Universal, baseado no Oppo, um Media Streamer Aurender W20, amplificador Gryphon Antileon Signature e um par das rock solid Rockport Altair 2, o promontório de onde os audiófilos presentes partiram à descoberta da música por mares nunca dantes navegados, na caravela “Select”, uma novidade absoluta em Portugal.
O preço UAE ainda não estava estabelecido, mas vai ser uma...eh...desagradável surpresa, pois o Select é o concorrente directo do sistema dCS Vivaldi, que custa cerca de 80 mil! Aliás, numa entrevista recente, Dan D’Agostino quando questionado sobre a intenção de produzir DACs, além de prévios e amplificadores, respondeu: “Deixo isso para quem sabe fazer melhor do que eu: a dCS e a MSB...”. Para bom entendedor...
Nota: do sistema fazia ainda parte um filtro RFI/EMI Tripoint Troy Signature com cabo de terra Thor Special Edition.
MSB Technologies Diamond DAC IV Select
Apresentação comercial por Larry Gullman: 10 anos de apoio permanente ao cliente
Apresentação técnica por Larry Gullman a JVH: inovar, isolar, simplificar
Audição: concerto esgotado na UAE
Para mais informações: ULTIMATE AUDIO ELITE