A Ultimate Audio Elite apresentou, no passado fim-de-semana, na sua loja de Benfica, a mais recente obra de Andrew Jones, ao serviço da TAD: as Compact Evolution One.
Depois das Compact Reference One, temos agora uma monitora compacta da série Evolution, que é mais acessível (se é que se pode considerar 20 mil euros um preço acessível) e utiliza todo o know how da marca.
Aliás, já uma vez escrevi: 'Ano após ano, Andrew Jones parece desafiar as leis da física, tentando obter sempre a mesma qualidade de som com colunas cada vez mais pequenas'.
E isto foi antes de ter ouvido as TAD CE1, porque em Munique estavam em exposição estática (e escaparam ao meu escrutínio). E como eu não fui a Las Vegas, onde foram demonstradas aos jornalistas da especialidade... Mas, tal como na parábola da montanha, as CE1 vieram até mim.
Na ausência de Andrew Jones, foi Miguel Carvalho quem se encarregou de nos 'dar música', no auditório principal da UAE, onde as CE 1 foram acolitadas por um sistema complementar quase integralmente TAD, como teria sucedido se Andrew se tivesse deslocado a Lisboa:
Auditório Principal
Colunas TAD CE-1
Leitor TAD D-1000
Monos TAD M-600
Previo VTL TL 7.5 MK III
Media Player Aurender X-100L
Cabos Gobel Lacorde Statment
Condicionador Mamba Audio Rat Trap
Tratamento massas Tripoint Troy Signature
No hall de entrada, havia um outro par de CE 1, em exposição estática; e, de súbito, ocorreu-me que, embora já as tivesse visto em maquete, era capaz de jurar que eram ainda mais...uh...compactas, embora sejam o modelo mais pequeno da marca. Mas daí a chamar-lhes bookshelf style...
Como todos os modelos TAD, as CE 1 exibem no rosto o ex-libris da marca: a unidade concêntrica CST – Coherent Source Transducer, que consiste num tweeter de vapor de berílio montado na garganta de um unidade de médios com cone de magnésio. As semelhanças com o Uni-Q da KEF são óbvias por uma razão muito simples: são ambos projectos assinados por Andrew Jones.
O que as distingue são os painéis de alumínio, montados em ambos os lados de forma a deixar uma fresta por onde respira o sistema reflex, como se as CE1 tivessem guelras biologicamente adaptadas ao ambiente acústico da sala. O resultado é um som grande, carnudo, de textura homogénea e com uma milagrosa imagem holográfica.
Quando entrei, cantava Camané, com a nasalidade que o caracteriza, e que as CE 1 reproduziram com uma verdade que arrepiava. Até o poema tinha um pouco a ver com a nossa realidade audiófila: 'complicadíssima teia onde se perde o bom senso e as mais sagradas razões', porque ouvi-las é desejá-las, mesmo sabendo que comprá-las é uma decisão mais emocional que racional.
E por falar em emoção, “Lágrima”, cantada por Bethania levou-me às lágrimas: 'lágrima por lágrima', e por isso foi a faixa escolhida para ilustrar as imagens video captadas no auditório da UAE .
Atenção: o som que se ouve foi registado directamente por uma camcorder, sem qualquer processamento, e não pelo meu fiel gravador digital com microfones cardioidos a 90 graus. Optei pelo modo “low level” para manter o ruído de fundo do prévio da câmara sob controlo, assim suba o volume a gosto até o sopro se insinuar. Enjoy. E se quiser ouvir o original vá até Benfica.
Já fiz a reserva para uma audição técnica prolongada sob a minha batuta, logo que as TAD CE 1 estejam “no ponto”, e logo darei notícias. A primeira impressão é: 'You did it again Andrew!'.
A UAE aproveitou a presença dos convidados para mostrar e exibir outras novidades, nomeadamente o prévio Makua da Mola-Mola (ainda sem DAC mas com Phono) e mais uma representação ainda em análise comercial, a alemã AVM. Assim, a saber e por sala:
Sala Mola Mola
Colunas Gato Audio FM-2
Dac MSB ANALOG Dac
Media Player Auralic Aries
Pre-power Mola Mola
Cabos Kubala Sosna Expression
Condicionadores Gigawatt PC-2 EVO
Sala Marten
Colunas Marten Miles V
CD AVM 5.2
Previo AVM PA8
Power AVM SA8.2
Cabos Sealth