A Ultimate Audio vai hospedar-se no Sheraton-Porto, de 17 a 19 de fevereiro, para as Ultimate Sessions Extreme, e já está de malas feitas. JVH passou por lá para ver a azáfama e ouvir dois dos supersistemas que ainda não estavam encaixotados.
“Isto parece a logística de um concerto dos Supertramp: são 25 paletes de equipamento, e vai ser preciso um camião TIR”, diz-me Rui Calado, que me recebeu amavelmente para uma sessão fotovideográfica e audição preliminar de dois dos sistemas ainda em estágio de aquecimento na loja de Benfica.
“Isto parece a logística de um concerto dos Supertramp: são 25 paletes de equipamento, e vai ser preciso um camião TIR”, diz-me Rui Calado
No auditório principal, pontificavam as espetaculares (em todos os sentidos) Avantgarde Trio+SpaceHorns, aqui com amplificação própria.
“No Porto, as Trio vão ser exclusivamente alimentadas por amplificação Kondo Ongaku”, ressalvou Rui Calado, enquanto afina o sofisticado e versátil filtro das Trio, que permite ajustes de médios, agudos e graves ao gosto do ouvinte – e da sala.
“No Porto, as Trio vão ser exclusivamente alimentadas por amplificação Kondo Ongaku”, ressalvou Rui Calado
De facto, as Trio adoram os Ongaku, pois os tríodos têm um cocktail de ‘colorações’ que compensa na perfeição as colorações típicas das cornetas, nomeadamente o ‘glare’ que é o resultado da projeção e extrema velocidade de resposta.
Com os Ongaku (prévio+monoblocos) no banco (só vão jogar no Porto), as Trio foram alimentadas pelos seus próprios amplificadores, que, por sua vez, recebiam o sinal de um prévio VAC Statement Line Preamplifier. “Este é o prévio mais caro de sempre à venda na Ultimate, cerca de 100 mil euros”, revela Rui Calado, tendo como fonte o duo La Diva/Formula e o Streamer da Taiko Audio (ver galeria).
Galeria de imagens
Mas as Trio podem ser afinadas, não só por meio de ajustes de 1,5 dB no crossover, como de alinhamento geométrico entre as diferentes cornetas. E um par de Trio bem afinado é uma experiência auditiva a não perder, em termos de dinâmica e incrível sensação de presença: oiça no vídeo em baixo a voz de Diana Krall em ‘Boulevard of Broken Dreams’, que mostra razoavelmente as potencialidades das Trio, sobretudo a sensação de presença física da cantora, com a ressalva de que não passa de um fac-simile da realidade acústica.
Por isso, não faltem às Ultimate Audio Sessions Extreme, no Hotel Sheraton – Porto (17-19 FEV). A Diana Krall também vai lá estar!...
Video com som registado 'ao vivo' no auditório principal da Ultimate Audio - Lisboa
Kroma Mercedes - primeira audição mundial
No outro auditório, fiz a primeira audição mundial das novíssimas (ainda a cheirar a tinta) Kroma Mercedes, alimentadas por uma bateria impressionante de eletrónica Gryphon: no som, no preço e no… peso!, lembrou Rui Calado que, com o auxílio de toda a equipa da UAE, teve de arrostar com o peso destes ‘monstros’ de Classe A. As Mimi Extreme, essas, cresceram e fizeram-se mulheres! Agora, chamam-se Mercedes...
Este incrível par de monoblocos Apex, acolitados pelo prévio Commander, também vai estar no Porto, onde vai ser cabeça-de-cartaz das muitas propostas de estado sólido da UAE, que não se ficam por aqui: também vi por lá os maravilhosos Accuphase A-300, que vão atacar um par soberbo (que acabamentos!) de Audiovector R8 Arreté.
Só o preço dos cabos A.S.P. Reference Cerberus chegava para comprar um grande sistema de som high-end, pois o conjunto custa algo como 100 mil euros!
Deixo-vos aqui com duas amostras do que este sistema é capaz, uma vez mais com a ressalva de que esta gravação direta não passa de um fac-simile da realidade:
E se não puder deslocar-se ao Porto, siga a reportagem aqui no Hificlube.net, a partir de 17 de Fevereiro, 6ª feira.
Para mais informações, contacte Ultimate Audio