Ricardo Franassovici vai apresentar pessoalmente, sábado dia 19, na Imacustica, o sistema de amplificação mais exclusivo do mundo: Robert Koda.
A eletrónica Robert Koda é a mais eminente representante da coleção de som de artesão TEN by Absolute Sounds Of London.
E esta é uma oportunidade única para os audiófilos que ainda buscam o Graal, e já tinham perdido a esperança de o encontrar. Afinal, ele existe. Podem ir vê-lo e ouvi-lo este sábado, na Imacustica.
Há cerca de dois anos, em tempo de pandemia, fiz pela Zoom uma longa entrevista de vida a Ricardo Franassovici, que podem agora rever, na qual ele se refere ao termo ‘electronicity’ como uma pele que se ‘cola’ ao som e lhe rouba a naturalidade e musicalidade, tornando o processo de audição cansativo para o ouvinte.
...os audiófilos que ainda buscam o Graal podem ir vê-lo e ouvi-lo este sábado, na Imacustica...
Mesmo os melhores sistemas high end têm em maior ou menor grau alguma ‘electronicity’, até os que custam centenas de milhares de euros, porque com a fama vem o excesso de produção, logo facilita-se no controlo de qualidade.
E não me refiro a avarias nem a medidas de laboratório viciadas, falo da natureza do próprio som, aquilo a que os audiófilos se referem como caráter, uma estranha artificialidade que ‘invade’ os circuitos, tanto os de estado sólido como os de vácuo.
A ‘electronicity’ só é detetável por quem já ouviu sistemas que não sofrem dela, como os da Robert Koda, a obra prima de Robert Koch.
Robert Koch foi aluno de Kondo-san, o mestre que redefiniu o high end com os amplificadores Kondo Audio Note.
…‘electronicity’ só é detetável por quem já ouviu sistemas que não sofrem dela…
Robert colaborou com Kondo-san ao mesmo tempo que desenvolvia o circuito de estado sólido ITC original do Takumi K70 (que utilizava tríodos no andar de tensão), e é agora utilizado em todos os seus modelos integralmente de estado sólido, que são montados de forma artesanal pelo próprio, como num ritual zen - daí a designação Takumi=artesão.
O circuito ITC tem apenas dois andares totalmente independentes (tensão e corrente), só utiliza transístores de tipo N para eliminar a distorção de transição e é 100% isento de feedback.
... há quem espere dois anos por um par de Takumi K-160!...
A exclusividade é de tal ordem que apenas cinco pares por ano são fabricados à mão e, apesar do preço muito elevado, a lista (e o tempo) de espera é longa. Há quem espere dois anos por um par de Takumi K-160! É difícil ser menos comercial do que isto.
Ou, como diz Ricardo Franassovici, com a coleção TEN não pretendo obter lucro, apenas divulgar o trabalho de artesãos que têm pela pureza da música a mesma paixão do que eu.
Pois os leitores do Hificlube.net têm agora a oportunidade de provar (gratuitamente) na Imacustica um manjar dos deuses, só ao alcance de uma minoria privilegiada, com muito dinheiro e paciência para esperar.
As Wilson Audio Alexia V vão receber os Robert Koda Takumi com amor
O pré-amplificador Takumi K15 EX já tinha sido utilizado para acolitar os monoblocos Dan D’Agostino Progression, na antestreia das colunas Wilson Audio Alexia V (clicar para ler a reportagem).
Mas, no sábado, vai poder ouvi-las alimentadas agora também por monoblocos Robert Koda Takumi K-160, pela primeira vez juntos.
E a fonte analógica prioritária vai ser outro membro do exclusivo clube TEN: o gravador de bobinas Metaxas TR-X Tourbillion!
Tem alguma ideia melhor para passar um dia de chuva? Apareça na Imacustica, sábado, dia 19 de Novembro. Não vai dar o seu precioso tempo por perdido, até porque os Takumi são a simbiose perfeita da mecânica do tempo com o conceito de tempo.
Ricardo Franassovici entrevista Robert Koch: How I became a creator of audio electronics