As PM1 são o caminho audiófilo mais acessível para apreciar a arte de Neil Patel. O preço a pagar continua a ser muito elevado: 20 mil euros o par. Mas, se considerarmos que utilizam tecnologia da Tesseract, o supra-sumo da marca Avalon, isso tem de ter custos associados.
A minha relação com as Avalon e Neil Patel é longa de décadas. E, no entanto, são talvez das colunas de som highend menos badaladas pela imprensa mundial.
Neil Patel considera que o ‘passa-palavra’ entre avalonistas é mais importante que qualquer crítica profissional ou publicidade institucional. Paradoxalmente, é este excesso de discrição, afastamento mesmo, que torna qualquer novo modelo das Avalon tão apetecível para os críticos. O fruto proibido…
Assim, logo que soube que as Avalon PM1 estavam em demonstração no auditório da Ajasom-Damaia, marquei uma audição, na companhia de Jorge Mendes, de que resultaram estas fotos, o vídeo com som directo registado in-room e o breve texto de análise crítica ao desempenho das PM1, alimentadas pelo integrado Soulution 330, fonte Roon Nucleus, com electrónica associada da SOtM: SMS-200 Ultra Neo (Network Player), SLCK-OCX10 (Master Clock Generator), PSU SPS500. O leitor CD da Nagra e o gira-discos da Bergman só posaram para a fotografia, nesta ocasião.
Das Eidolon às PM1, com passagem pelas Osiris
Em Junho de 2017, já tinha publicado uma audição crítica de um modelo icónico das Avalon: as Eidolon. Na reportagem, que podem (re)ler aqui, conto uma série de episódios da minha relação com as Avalon, além de muitas fotos (que incluem a foto da Tesseract também reproduzida acima), histórias e pdfs de artigos publicados no DNA, de encontros em NY (Stereophile Show 1996), Las Vegas (CES1998) e Lisboa (‘Prazeres Proibidos', 1997).
Avalon PM1 Precision Monitor
Basta olhar para as formas poliédricas para as identificar logo como umas Avalon: a coluna das mil faces. É uma coluna linda e… escultural! De pele acetinada, e com uma cor sobre o castanho-rosa de pigmento largo, que muda com os reflexos da luz.
É uma coluna linda e… escultural! De pele acetinada…
As PM1 têm apenas 94 cm de altura e pesam muito menos que os modelos ‘massivos’ de outras épocas (34Kg), porque não são ‘talhadas’ num bloco de madeira, antes utilizam um material mais leve e rígido designado por ‘Silent Inert Cabinet Material’.
Ok, pronto, é um aglomerado resinoso de alta densidade e inerte, que foi primeiro utilizado na construção das incríveis Tesseract, e é agora aplicado nos modelos Precision Monitor. Mas o baffle continua a ser de aglomerado de madeira de alta densidade e muito espesso para poder ser esculpido.
O tweeter é o velho conhecido Ring Radiator da Scanspeak, e muito utilizado por outras marcas como a Sonus faber. As duas unidades de médio-graves têm cones de Nomex/Kevlar, um material utilizado nos coletes à prova de bala.
Nota: a PM1 é uma falsa duas-vias, pois os dois altifalantes de médio-graves não cobrem as mesmas frequências. O superior funciona como um médio alargado e o inferior funciona como médio-grave.
Os filtros concebidos por Neil Patel são famosos pela linearidade de fase e a excelente resposta transitória.
De realçar a elevada sensibilidade declarada de 93dB que, aliada à carga não-reactiva do filtro divisor, torna as PM1 uma pêra-doce para alimentar mesmo com amplificadores a válvulas. A potência aconselhada vai dos 15 aos 200W.
O filtros concebidos por Neil Patel são famosos pela linearidade de fase e a excelente resposta transitória, além da resposta plana, gerando elevada pressão sonora sem perda de contraste dinâmico. Os filtros das PM 1, 2, 3 , e 4 são todos baseados no projecto Tesseract também.
Audição crítica
Na audição, ainda que breve, isso foi imediatamente patente. A PM1 é uma coluna transparente, muito aberta, sem colorações e excelente textura e pureza tímbrica, com notável recorte e agilidade do grave. As Avalon distinguem-se por ter o ‘toque da madeira’ sem o ‘travo’ associado. Com o novo material, não perdeu essa característica organoléptica. As vozes soam puras e naturais, com boa estrutura.
Se tem 20 mil euros para gastar num par de colunas, não deixe de ouvir as Avalon PM1, no seu longo e judicioso processo de selecção pessoal.
A imagem estereofónica é ao mesmo tempo envolvente e de uma precisão milimétrica, enquanto a reprodução do ‘decay’ tem um ‘post-boca’ (ouvido) longo e rico de nuances.
Se tem 20 mil euros para gastar num par de colunas, não deixe de ouvir as Avalon PM1, no seu longo e judicioso processo de selecção pessoal.
Veja em baixo um curto vídeo gravado no auditório da Ajasom-Damaia. Som e imagem foram gravados em separado para melhor qualidade, mantendo-se assim o microfone estacionário na sweet spot, sem os problemas de fase associados ao movimento da câmara.
Para mais informações: AJASOM