Chord 2GO era a peça-chave que faltava ao Hugo 2 – dá-lhe asas para voar na net. Está para o Hugo 2, como o Poly para o Mojo, e transforma o que já era um DAC-HeadAmp de excelência num streamer de topo com gestãa Roon e reprodução bit-perfect via UPnP (Ethernet), Wi-Fi, AirPlay, Bluetooth, com acesso privilegiado à Tidal, Qobuz (falta por enquanto a Spotify) e Internet Radio. E ainda tem 2TB+2TB de capacidade de armazenamento/reprodução com cartões duplos MicroSD.
Um Opel não é um BMW
O 2GO (onde é que eles vão inventar estes nomes!) vai custar-lhe 1.249,00 €, e não faz nada que outros antes dele não fizessem já, a um preço bem mais em conta até: estou a pensar na iFI Audio e na Pro-Ject. Mas como em tudo na vida: não é a mesma coisa. Do mesmo modo que um Opel não é um BMW, embora cumpra igualmente bem a sua função.
Para quem é adepto fiel do Chord Hugo 2 esta é a solução ideal. Eu diria mesmo: é a solução final!
O módulo de streaming 2GO é exclusivo para o Hugo 2, e ficámos agora finalmente a saber para que serviam os dois estranhos buraquinhos na face lateral esquerda do Hugo 2: para a entrada dos pernos de ligação do 2GO. Uma vez ligados são como gémeos siameses.
Nota: vejam no vídeo aqui (cortesia do Grupo JLM) como se faz a ligação do 2GO com o Hugo 2
Hello 2YU too
Se não tem um Hugo 2, vai precisar do módulo de saída 2YU para servir de interface digital entre o streamer 2GO e qualquer outro DAC de outra marca, via USB, TOSLINK, coaxial ou BNC.
USB free
O Hugo 2 é o meu DAC/HeadAmp portátil de referência (ler teste integral aqui ou em Artigos Relacionados no final do artigo) e o 2GO veio colmatar a única brecha na sua excepcional qualidade de reprodução de música digitalizada (ou desmaterializada, como preferem os franceses), dando-lhe a auto-suficiência para reproduzir streaming sem precisar de um computador, o que significa também que nos vemos livres do cabo USB e passamos a utilizar um simples cabo CAT de rede. Ou nem isso: basta ligar por WIFI.
Gigabit Ethernet
Não preciso de vos dizer o quão melhor é o som quando o ruído inerente ao funcionamento de um PC é eliminado. Há muitas formas de reduzir o ruído transmitido via cabos USB, algumas bem eficientes e baratas, como o Audioquest JitterBug, mas a única forma radical de o eliminar completamente é: eliminando-o. Ponto.
Ficamos ainda dependentes da qualidade da nossa rede doméstica e do router. Mas a minha rede é óptima, e o 2GO é compatível com Gigabit Ethernet, que parece funcionar como um antídoto, assim o houvesse também para o Covid19.
Hugo 2 ganha asas para streaming
Uma vez ligado ao 2GO, o Hugo 2 ganha asas para streaming, mas não voa, porque se sozinho já era apenas ‘transportável’, e não tanto ‘portátil’, juntos não cabem propriamente no bolso do casaco (deve estar aí para sair uma bolsa de cabedal).
Por ‘portátil’ aqui entenda-se que, como tem autonomia de energia (até 7 horas) por baterias recarregáveis e acesso via WiFI e Bluetooth, funciona sem estar ligado a nada, e assim pode levá-lo para onde quiser. Até no avião (Airplane mode), admito, porque mesmo na contingência de o WiFI falhar, tem o Bluetooth e o Hot Spot e 4TB de música disponível nos MicroSD.
Plug&Play
De acordo com a Chord, o 2GO é do tipo ‘plug&play’. E, de facto, assim é, sobretudo se utilizar a ligação Ethernet, que não precisa de grandes configurações. Com tudo o resto, já vai precisar da App GoFigure (grátis), que não é propriamente um exemplo de ‘user friendly’. Os ingleses são um pouco excêntricos e gostam de ser diferentes (Brexit et alia), basta ver as sessões parlamentares com o inefável Bercow.
Assim, mesmo depois de ler o manual (pdf integral em baixo), ainda andei ali um pouco às aranhas para perceber como o 2GO funcionava. Fuja da configuração manual (o voice engine não tem uma voz lá muito sensual) e mal por mal antes a app. Go figure!
Para ligar à sua rede WIFI, precisa de inserir o nome e a password. Tentei várias vezes, e nada. Descobri depois que tinha de desligar primeiro a Ethernet, que é prioritária. Quando está ligada, é ela que manda. E ainda bem, porque o som é fabuloso, sobretudo se utilizar a Roon.
Ethernet (Gigabit) e WIFI
Mas, noblesse oblige, testar significa experimentar. Desliguei a Ethernet, introduzi a palavra passe, e nada. Eu tenho duas redes: 5Ghz e 2.4Ghz. Tinha seleccionado a primeira e o 2GO só é compatível com a de 2.4Ghz. Corrigido o erro, voilá!
Finalmente tinha WIFI. E que WIFI! A ligação por cabo é melhor, claro. Mas se a sua rede é boa vai ficar tão surpreendido quanto eu com a qualidade. A diferença audível é mínima. O que já não se pode dizer do Bluetooth, por comparação. Mas isso é culpa da natureza do Bluetooth, não do 2GO, e depende muito da performance do seu telefone. O meu iPhone, medido em anos-digitais, é da idade da pedra.
O Bluetooth é uma boa solução de recurso. Só isso.
O 2GO tem ainda a solução HotSpot, que cria uma rede própria, para quando não há Internet. Mesmo lendo e relendo o manual, não consegui activar o HotSpot. Quando o comprar (e quem ama o Hugo não tem outro remédio), peça ajuda a um dos especialistas do Grupo José Lopes Marques (Absolute Sounds & Video).
Também não consegui ouvir música com cartões MicroSD, apenas porque não tinha nenhum formatado em ExFAT, com conteúdo musical. E, estando em quarentena, a única coisa ‘FAT’ aqui por casa sou eu…
Roon ou JRiver
Por mim, ficava-me pela Ethernet com Roon, e esquecia tudo o resto. Mas nem toda a gente tem Roon. Assim, senti-me na obrigação de tentar também com o JRiver que é um Media Player bem mais acessível. Via Ethernet, o 2GO substitui o Audio Engine do JRiver, que funciona aqui apenas como gestor.
Por mim, ficava-me pela Ethernet com Roon, e esquecia tudo o resto.
Paradoxalmente, embora o BitRate de um ficheiro DXD, por exemplo, surja como estando a ser reproduzido a 16.934 kbps, portanto a 352,8 kHz, o Hugo 2 toca-o na perfeição, mas com o led vermelho indicativo de um ficheiro 44,1kHz aceso. Downsampling?
Falei com John Franks, que me colocou em contacto com Matthew Bartlett: Deves ter o JRiver configurado para USB. Tens de fazer a configuração do DLNA Server. E mandou-me fotos e tudo para me indicar o caminho. Agora já posso abrir ficheiros de alta resolução, incluindo DXD na resolução nativa. Ainda não consegui com DSD (um problema de configuração) mas Matthew provou-me com a foto abaixo que também é possível.
Os ficheiros DXD reproduzidos via Roon acendem correctamente o led violeta indicativo da frequência original: 352, 8kH/24-bit! O mesmo se pode dizer de ficheiros áudio DSD256 (ver foto) representados pela luz branca do led central (ver teste do Hugo 2).
Resumindo: na dúvida, opte sempre pela Roon. Mas se não tem os 500 euros para a subscrever, pode também fazer a festa com o JRiver por 50 euros.
GoFigure
GoFigure é a app (gratuita) de configuração do 2GO. À boa maneira inglesa não é lá muito intuitiva. Vá-se lá saber porquê, que é uma tradução livre possível para Português de go figure.
Liga-se o DAC/2GO combo à rede, power on, abre-se a GoFigure no telefone, que faz a busca até encontrar o 2GO, selecciona-se e seguem-se os passos do wizard de configuração.
A única coisa que fica imediatamente disponível para tocar são meia-dúzia de estações de rádio, todas da BBC. A Chord pelos vistos não tem acordo com a TuneIN e, se quiser adicionar outras estações, pode fazê-lo desde que introduza o nome e a URL.
A Chord também não tem (ainda) acordo com a Spotify. Mas tem com a Tidal e a Qobuz. Introduzi no campo respectivo da GoFigure o meu username e password, selecionei a qualidade lossless… e agora?
Dei voltas à cabeça até perceber que a app GoFigure não funciona como player da Tidal. É preciso ainda outra app. A Chord aconselha a Bubble UPnP (Android) ou a 8Player (iOS), ambas pagas.
Eu aconselho a mconnectLite (iOS), que é de borla e funciona muito bem. Abre-se a Tidal no campo browser da App e depois selecciona-se 2GO em PlayTo. Sem MQA, porque Rob Watts não acredita em milagres.
Se quer ter acesso ao MQA da Tidal (até um máximo de 96kHz) vai precisar da Roon. E, claro, a Roon permite-lhe reproduzir também no combo 2GO/Hugo 2 na frequência nativa (seja DXD a 352,8kHz ou DSD512) todos os ficheiros armazenados nos seus discos rígidos ou NAS.
Conclusão
O 2GO pode não ter um som próprio, porque é apenas um interface digital. Mas funciona como um largo pipeline por onde passa a música digital para ser refinada em super som analógico na refinaria do Hugo 2. E sobre a qualidade do Hugo 2 já se disse tudo aqui.
Se tem um Hugo 2 e quer adicionar streaming, o 2GO é o caminho a seguir, tanto acústica como esteticamente (junte-lhe ainda mecânica e electronicamente). Eu sei que vou por aí. Vá você também.
…pode comprar o 2GO online nas lojas do Grupo José Lopes Marques. É tão fácil como encomendar uma pizza…
Com ligação Ethernet (Gigabit) e o apoio da Roon, o som é excepcional. Tudo o resto são extras para lhe tornar a vida mais fácil, no dia em que puder voltar a passear a dois: 2GO.
Entretanto, fique em casa, pois pode comprar o 2GO online nas lojas do Grupo José Lopes Marques. Entregam-lhe em casa em embalagem desinfectada, sem contacto com o transportador – nem precisa de assinar. Nestes tempos de quarentena forçada, é tão fácil como encomendar uma pizza…
Nota:
E como um Streamer/DAC/Headamp só é tão bom quanto os auscultadores que utilizar, em breve lhe darei notícias do casamento do Hugo com Meze Empyrean. O 2GO leva as alianças. Vão ser felizes para sempre…
Para mais informações:
Tel: 234 377 180 / 213 552 710
José Lopes Marques, Lda
Loja em Aveiro
José Lopes Marques
Avenida Santa Joana, nº 17
3810-329 Aveiro
Portugal
Loja em Lisboa
Absolut Sound & Vision
Rua Pinheiro Chagas, nº 17
1050-174 Lisboa
Portugal
Facebook | Instagram | Newsletter