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A Parte 1 da análise do Eversolo DMP-A10 centra-se apenas no desempenho e nas funcionalidades autónomas. Mas mantenha-se atento: a Parte 2 está para breve, e vou emparelhar o A10 com o AMP F10 para analisar a qualidade de som desta dupla maravilha.
A Eversolo começou por brilhar nas divisões secundárias, com um plantel habilidoso e com cláusulas de rescisão baixas e acessíveis: DMP-A6, DMP A-6 Master, DMP-A8. Todos eles com potencial para "jogar" contra adversários mais famosos e mais caros.
Com o novo ponta-de-lança DMP-A10, a Eversolo entra na disputada primeira liga da alta fidelidade, batendo o pé aos ‘galáticos’ do high-end. O problema é que, custando o quádruplo do A6, o triplo do A6 Master e o dobro do A8, o A10 afasta-se da capacidade financeira dos seus adeptos de base, em todo o mundo; e da ruidosa claque nas redes sociais, que agora vai exigir vitórias em todos os campos para justificar o preço do bilhete.
Uma coisa é o A6 ganhar por 10-0 à concorrência abaixo dos mil euros. Ao dobro do preço, o A8 já encontrou mais oposição dentro da sua categoria, mas mesmo assim ganhou os prémios do Hificlube.net e da EISA. Agora, o A10 apresenta-se em campo por 3.979€, onde vai defrontar adversários como o Linn Majik DSM, o Cambridge Edge NQ ou o Rose Hifi RS150. Para não falar dos modelos da Rose, da Marantz e da Naim que, pelo mesmo preço ou menos, oferecem leitor-CD e/ou amplificação.
Mas a Eversolo treinou muito antes de entrar em campo: primeiro para poder justificar o preço da sua principal vedeta face aos seus próprios modelos; e depois para fazer face à concorrência externa das outras equipas.
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Eversolo DMP-A10_Toda a informação disponível no ecrã tátil de 6,5 polegadas
Tudo e mais alguma coisa (menos uma)
- Chassis de 430mm, com dissipadores laterais, em alumínio maquinado com precisão por tecnologia CNC.
- Isolamento total entre placas de circuito, eliminando interferências entre sectores.
- Isolamento galvânico e elétrico com tecnologia iCoupler dos sinais transmitidos via USB para minimizar jitter.
- Duas portas de saída para subwoofer com dois modos de funcionamento: MIXER e STEREO, com ajustes independentes de ganho, de frequência de crossover e de atraso.
- Saídas digitais: duas coaxiais, duas óticas, HDMI-ARC (para ligar a um televisor compatível), USB-B (PC) e USB-A (isolada para DAC externo)
- Ligação à rede via Wi-Fi, Ethernet e Ethernet SFP Fiber: Interface de rede de fibra ótica, transmitindo o sinal sem conexão elétrica (não fornecido).
- Sistema de relógio OCXO do DAC interno com osciladores independentes para as frequências de 45,1584MHz e 49,152MHz, em vez dos habituais 10 MHz. Jitter abaixo de 50 femtosegundos.
- Dual ES9038Q2M DACs: O DMP-A10 utiliza dois chips DAC ESS Sabre ES9038Q2M, de baixa distorção e elevada gama dinâmica.
- Suporte para Áudio de Alta Resolução: O dispositivo suporta uma ampla variedade de formatos de áudio, incluindo PCM até 32-bit/768kHz e DSD até DSD512. Nota: Se tem o Media Player instalado no seu PC (Windows) precisa de instalar esta Asio Driver para suportar: ASIO e WASAPI, DSD nativo DSD512, PCM até 768KHz@32bit e MQA.
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O Eversolo DMP- A10 suporta DSD512. Ficheiros áudio de alta resolução cortesia da Eversolo.
- Suporta todos os serviços de streaming conhecidos, incluindo
- TIDAL, Qobuz, Amazon Music e Spotify, além de Tidal Connect, Air Play. E é Roon Ready!
- Saídas Balanceadas e Não Balanceadas: o DMP-A10 inclui saídas XLR balanceadas e RCA não balanceadas, adaptando-se a diferentes configurações de amplificadores e colunas. Pode funcionar como prévio balanceado com controlo de volume fixo ou variável (R2R)
- Descodificação MQA: Para os utilizadores do Tidal, o DMP-A10 oferece descodificação MQA completa, assegurando que as faixas Master Quality Authenticated são reproduzidas com a máxima fidelidade.
- Tecnologia de correção de sala: analisa o som ambiente e corrige a resposta por meio de algoritmos complexos.
- Suporta conversão DDC (digital/digital), mantendo o sinal sob formato digital depois do ajuste de EQ para servir a DACs externos.
- Suporta conversão ADC (analógica-digital), a partir de fonte analógica para servir DAC externo.
- Dupla fonte de alimentação de baixo ruído independente para os circuitos digitais e analógicos.
- THD+N: -122dB
- SNR: 130dB
- DNR: 130dB
- Potenciómetro de volume por resistências R-2R.
- Ecrã OLED tátil de 6,5 polegadas com função Cast para reproduzir na App de Controlo (apenas na horizontal) tudo o que se passa no ecrã em tempo real (ligeira latência).
- Botão rotativo de volume com ecrã OLED.
- Gestão de ficheiros áudio armazenados em NAS, hard-drive, USB e duas unidades SSD internas de 4TB (não incluídas)
- Suporta reprodução e cópia bit-perfect de CD via uma USB CD-ROM drive externa (não fornecida).
- A função Global Music Search facilita a localização de faixas específicas em várias plataformas.
Show de Luz: Eversolo DMP-A10 plays Van Morrison em 4K
Qual é coisa, qual é ela?
O rol é tão vasto que eu nem devia ter começado a enumerá-lo. Bastaria encaminhar o leitor para o manual ou a brochura de fábrica. No fundo, é lá que todos os ‘analistas’ vão beber esta informação. Mas será que tudo isto funciona como anunciado?
Estou genuinamente surpreendido com a (continuada) falta de uma saída para auscultadores. Para um dispositivo que tem “tudo e mais alguma coisa”, esta omissão parece uma oportunidade perdida. E ainda não foi desta que a Eversolo lançou um leitor de multimédia digital com amplificação integrada, ao contrário do Rose Hifi RS520. Aposto que vai ser no próximo A12...
Mãos na massa
Tirar o A10 da caixa é como abrir uma prenda de luxo. O dispositivo vem embrulhado num saco de veludo preto, acondicionado numa elegante caixa de cartão preta e adornada com motivos musicais. Lá dentro a espuma de poliuretano garante que tudo chega em perfeitas condições. É óbvio que a Eversolo quer garantir uma boa primeira impressão, mesmo antes de ligarmos o A10 à corrente.
De facto, a Eversolo não brinca em serviço: isto é um carro de assalto para atacar em pleno território do highend! Tanto na robustez da construção, sem parafusos à vista; como no requinte do “design” prismático nos cantos de proteção dos dissipadores, atingindo a plenitude no multifacetado diamante negro do botão de volume, com o seu mini-ecrã OLED e aquele tic-tac sensual das resistências; e culminando no ecrã OLED de 6,5 polegadas (aprox. 17 cm), que se ilumina num sorriso amplo de múltiplas funcionalidades. Nota: podia ser mais sensível ao toque.
A Eversolo não brinca em serviço: isto é um carro de assalto para atacar em pleno território do highend!
Há quem pense que o mini-ecrã OLED no botão de volume, que gira a 33 r.p.m., não passa de "fogo-de-vista"; mas não deixa de ser também uma ideia deliciosa, semelhante à cereja no bolo de chocolate negro. Os dissipadores de calor do A10, entretanto, parecem ter sido concebidos para um carro desportivo como o Ferrari Testarossa, por exemplo. É um facto que contribuem para a estética, mas duvido que o A10 alguma vez aqueça o suficiente para justificar uma opção de “design” tão dramática.
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Eversolo DMP-A10 (em baixo) e Eversolo AMP F10 (20W Classe A/B)
Contudo, é quando se olha para as fotos do conjunto Eversolo A10/F10 (amplificador A/B estéreo, cuja audição-teste se segue em breve), que se torna óbvio o equilíbrio estético inegável na continuidade das alhetas laterais. Ou é isso, ou esta é já a antecipação do "design"da caixa do futuro A12, com um eventual amplificador integrado que, então, sim, vai exigir este nível de dissipação de calor...
Andar de bicicleta nunca se esquece
Os streamers da Eversolo são como as bicicletas: quando se aprende a andar num modelo, aprende-se a andar em todos (Nota: abrir testes do A6 Master e do A8 aqui e aqui).
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Eversolo DMP-A10: no modo Cast a aplicação e o ecrã funcionam em modo espelho (Mirroring), mas apenas com o telefone na horizontal Landscape)
Claro que o A10 é uma bicicleta elétrica mais sofisticada, com algumas funções novas como a EQ (e a correção de salas), que exigem algum estudo e atenção. De resto, qualquer miúdo aprende a conduzi-la sem dificuldade, fazendo scroll no ecrã tátil ou na aplicação que reproduz o ecrã em tempo real (modo Cast). E ainda há um elegante controle remoto em metal nobre, leve, ergonómico e prático, para os utilizadores mais conservadores.
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Eversolo DMP-A10 - App e controlo remoto
O Diabo está nos detalhes
No entanto, há sempre alguns detalhes técnicos que podem passar despercebidos até para os mais experientes. Por exemplo:
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A reprodução DSD vem configurada de fábrica para DoP (DSD sobre PCM). Para um desempenho ideal, deve ser configurada como DSD Native.
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Todas as entradas analógicas (XLR/RCA - Modo de Sinal de Entrada Analógica), quando conectadas a um leitor de CD, Tuner ou outra fonte analógica, por exemplo, devem ser configuradas como ‘Entrada Analógica – R2R – Saída Analógica’.
- Nota: Se mantiver a configuração de fábrica (Entrada Analógica – ADC – DSP – Saída Coaxial/Saída Analógica), o sinal analógico vai ser redigitalizado. Por outro lado, no modo analógico puro (R2R), o DSP fica desativado (incluindo EQ e Correção de Sala), pois só funciona com sinais digitais.
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O volume das saídas analógicas (XLR/RCA) também deve ser ajustado para ‘Modo Passthrough’ se estiver a usar um pré-amplificador externo, receiver ou amplificador de auscultadores analógico, como foi o meu caso com o Austrian Audio Full Score.
- Atenção: Não se esqueça de redefinir as configurações de fábrica ou desativar o ‘Modo Passthrough’ se for ligar o A10 a um amplificador externo ou caixas ativas sem controlo de volume, passando a regular o volume no A10. Nos 0dB, o volume está no máximo e vai saltar-lhe a tampa!
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A saída USB e SPDIF DAC deve ser configurada também no ‘Modo Passthrough’ caso utilize um DAC/Amp com controlo de volume, como foi o meu caso com o iFI Diablo 2 para ouvir com auscultadores.
O A10 ouvido à lupa
Já vimos que o A10 é um produto refinado em termos técnicos e funcionais. Mas e o som? É assim tão melhor que o do A8 para justificar o dobro do preço?
Se utilizar ambos como DAC, o som vai ser pelo menos muito diferente, porque o DAC do A8 tem chips da AKG e os do A10 são ESS Sabre TI. Mas, não tendo nenhum deles amplificação integrada, como o HiFi Rose RS520, não se pode dizer que tenham um som próprio. Digamos que ambos transportam sinais analógicos ou digitais de excelente qualidade para tudo o que estiver a jusante: colunas ativas, DACs, amplificadores, etc.
Assim, enquanto aguardo pela chegada do AMP F10, testei o A10 com autênticas lupas acústicas, ou seja : os auscultadores Hifiman HE1000, Palma DHS-1, Austrian Audio The Composer e Dali iO12.
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Eversolo DMP A10 ouvido à lupa com auscultadores, utilizando DAC externo e /ou amplificador analógico de auscultadores.
Como o A10 não tem, hélas, saída para auscultadores, liguei-o a um HeadAmp/DAC iFI Audio Diablo 2 via USB A/C. Nesta configuração, o A10 funcionou apenas como Streamer. Achei o volume baixo e estranhei ter de puxar bastante pelo volume no Diablo 2, até que descobri que tinha de ligar o USB Volume Passthrough.
Mas quem quer utilizar um DAC externo quando tem à disposição o excelente DAC interno do A10? Liguei-o a seguir a um amplificador de auscultadores Austrian Audio Full Score, analógico puro, via XLR, e pude assim ter uma ideia ainda melhor da notável qualidade de som do A10. Nota: não esquecer ligar o modo Volume Passthrough analógico, também neste caso. No ecrã do botão de volume vai aparecer 0dB para se lembrar de fazer reset, quando utilizar o A10 como pré-amplificador.
Filtros digitais
De uma maneira geral os 'Minimum phase', sobretudo os do tipo 'Slow' soam mais 'analógicos' e naturais, mas menos detalhados; os 'Linear phase', sobretudo os do tipo 'Fast' soam mais rápidos, 'clínicos' e detalhados. O 'Low Dispersion' é um bom compromisso entre 'Linear' e 'Minimum phase, com boa resposta transitória, dinâmica e, ao mesmo tempo, natural. A escolha é sua.

O Eversolo DMP-A10 oferece uma seleção de sete filtros digitais: Minimum phase, Linear phase apodizing, Linear phase fast roll-off, Linear phase slow roll-off, Minimum phase fast roll-off, Minimum phase slow roll-off, Minimum Phase slow roll-off, low dispersion.
Equalização e Correção de salas
Se quer ouvir diferenças óbvias, aposte na EQ. Aqui sim, pode temperar o som ao seu gosto. E, se a sua sala tem um temperamento difícil, junte-lhe um amplificador externo, um par de colunas, um microfone ou o telemóvel e corra o corretor de salas, seguindo as instruções.
Os maiores ganhos verificam-se no controlo dos graves e na presença da gama média. Mas todos os corretores de salas, que já experimentei, introduzem uma espécie de ‘digitalite’ no som. Por isso, optei pela EQ manual. Porque aqui, quem manda sou eu. Ou, então, não faço nada. Porque quem manda é a música, e é assim que deve ser sempre.
Ou engano-me muito, ou estamos perante outro dueto ‘tomba-gigantes’ na sua classe de preço.
Fico à espera do AMP F-10
Acho que vou esperar pelo novo Eversolo AMP F10 (2.599 €) de 2 × 200W em Classe A/B para me pronunciar sobre a qualidade de som do conjunto. Porque eles nasceram um para o outro. Ou engano-me muito, ou estamos perante outro dueto ‘tomba-gigantes’ na sua classe de preço.
De facto, ainda não se pode dizer que o A10 tenha atingido o nível de Highend, que de uma maneira geral soa mais orgânico e harmonicamente sofisticado, mas também é muitas vezes pouco prático e completamente inacessível. Com o preço já de si elevado do Highend americano arriscando disparar devido à guerra dos direitos aduaneiros, da China chega-nos, por enquanto (até quando?), algum consolo para os pobres audiófilos portugueses. Por isso, compre agora, antes que seja tarde demais…
Nota: Estas não são, assim, as minhas últimas palavras sobre o Eversolo DMP-A10: a história ainda não acabou! Há mais para ler na Parte 2, onde vou explorar a sinergia com o AMP F10. Entretanto, os leitores podem ouvir o A10 na Delaudio com amplificação Plinius ou Advance Paris.