Read full article in English here.
O Eversolo DMP A-8 (vou passar a designá-lo apenas por A8) tem a simplicidade das coisas complexas. Pode ser utilizado como Streamer, DAC, DAP e pré-amplificador balanceado (com controlo de volume de resistências), juntando estas funções num ‘hub’ universal, ao qual pode ligar outras fontes digitais e analógicas, um amplificador externo ou par de colunas ativas; e também um prévio ou amplificador integrado, fazendo bypass ao controlo de volume.
O ecrã do tipo ‘touch-screen’, que pode ser emulado via uma app de controlo no seu telefone ou, preferencialmente, num tablet ou iPad, funciona tão bem que deixa muitos produtos cinco vezes mais caros na sombra, custando apenas €1980.
As possibilidades são tantas e tão abrangentes, até de mais, que basta pensar numa função ou característica e ela está lá! E também algumas em que ninguém tinha pensado antes. Mas eu não quero estragar a surpresa.
Portanto, sugiro aos leitores que comecem por ler o que escrevi sobre o Eversolo DMP-A6 Master Edition, que pode funcionar aqui como uma espécie de caminho-das-pedrinhas. O A8 faz tudo o que o A6 faz e mais alguma coisa. Só que melhor. Muito melhor.
O A8 faz tudo o que o A6 faz e mais alguma coisa. Só que melhor. Muito melhor.
É como se a Eversolo tivesse lido todas as dezenas de críticas publicadas sobre o A6 e A6 Master Edition, incluindo a minha, espero, e lhes respondesse com a perfeição técnica ímpar do A8, numa espécie de desafio, deixando os críticos todos sem argumentos.
Sinceramente, há muito pouco ou nada de negativo a apontar ao A8. E podíamos ficar já por aqui: se anda à procura de um Streamer/DAC, compre o Eversolo DMP-A8, e não se vai arrepender. Ponto.
Os que não estão ainda convencidos, por favor acompanhem-me até ao fim.
Sinceramente, há muito pouco ou nada de negativo a apontar ao A8.
O dobro ou nada
O A8 pode custar mais do dobro do A6 e mais 700 euros que o Master Edition, mas oferece outro tanto em termos de qualidade (e quantidade) dos componentes e, sobretudo, no desempenho, que se aproxima do estado-da-arte, tanto no domínio analógico como digital.
Assim, uma abordagem possível é catalogar as principais diferenças do A8 em relação ao A6 (algumas já presentes na Master Edition *), e depois ir verificar em que medida elas influenciam (ou não) o seu desempenho.
Principais diferenças
- O chassis em alumínio do A8 tem mais 10 cm de largura que o do A6, e já percebemos o porquê, pois precisa de espaço para meter lá dentro a dupla fonte de alimentação: linear para os circuitos analógicos e comutada para os circuitos digitais.
- O andar de prévio é agora balanceado (entradas e saídas XLR) com 10dB de ganho e atenuação por controlo de volume de resistências (R2R) com relés (ouvem-se os clics) regulados por firmware.
- *O DAC utiliza chips-duplos topo de gama AK4499EX/AK4191EQ Velvet Sound Verita e é compatível com DSD512 e PCM 768KHz/32 bit.
- *Relógios de alta precisão independentes funcionando a 45,1584MHz e 49,152MHz respetivamente para descodificação dos múltiplos das frequências de amostragem de 44,1KHz e 48KHz.
- Processamento digital do sinal (DSP): igualização paramétrica sob formato digital para DAC externo; e correção de salas, utilizando o DAC interno e as saídas analógicas. E ainda: compressor, filtros de passa-altas e passa-baixas, reforço de graves e desfasamento temporal de canal direito/esquerdo.
- Saída HDMI IIS para ligação a DAC externo suportando resoluções: DSD512 e PCM 768KHz/32 bit.
- Módulo recetor de áudio Qualcomm QCC5125 compatível com Bluetooth 5.0 (qualidade CD).
- Controlo remoto dual com suporte de infravermelhos e Bluetooth (volume, seleção de fontes e vuímetros).
- Equipamentos que correm Android podem fornecer sinais bit-perfect ao DAC interno via EOS Audio Engine.
- A App de controlo é excelente e permite-lhe gerir todas as funções do A8 diretamente a partir do seu telemóvel, tablet ou iPad:
- Fontes digitais e analógicas: escolha facilmente entre diferentes fontes de áudio, incluindo serviços de streaming.
- Porta de Saída: pode configurar as diferentes portas de saída.
- Gestão de Dados: biblioteca de música, aplicações do sistema e menus.
- Definições de Volume: ajusta os níveis de volume ao seu gosto.
- Visualização de formato e taxa de amostragem: quando o descodificador Eversolo está ativo, a página inicial da aplicação apresenta informações essenciais, como o formato de áudio e a taxa de amostragem.
- Definições adicionais: ao clicar no ícone de engrenagem no canto superior direito, pode aceder a configurações mais avançadas.
- Espelhamento do Ecrã tátil: Pode duplicar (espelhar) todas as informações do ecrã no seu telemóvel ou tablet.
Roon Ready? Ainda não, mas...
O A8 é compatível com todos os protocolos e serviços de streaming (exceto Chromecast): AirPlay, DLNA, Bluetooth aptX HD, Tidal Connect, Spotify Connect, além das aplicações para Tidal (full MQA), Qobuz, Amazon Music, Hiresaudio, Deezer, Radio Paradise (FLAC) e Apple Music, esta com ultrapassagem da limitação Android SRC, em modo CAST.
O A6 não é ainda Roon Ready, pois, segundo fui informado pela Eversolo, o processo de certificação está atrasado. Mas pode aceder ao Roon com algumas limitações via AirPlay ou Squeezebox.
Nota: Continue a ler, pois, mais abaixo, eu vou explicar-lhe como se acede ao Roon via Squeezebox, enquanto espera pela certificação.
Se o manancial inesgotável de música disponível em ‘streaming’ não for suficiente para si, pode ainda reproduzir a sua música armazenada numa NAS (via Ethernet) ou num disco rígido, ou pen (via USB-OTG). E também pode ligar uma CD ‘drive’ via USB-A para tocar ou ripar toda a sua coleção de CD para um disco interno SDD de até 4TB (não fornecido). Segundo percebi, se dispuser de ‘drive’ compatível também pode copiar DVD-audio e BluRay-audio. A cópia é bit-perfect com mecanismo de correção de erros, e toda a informação gráfica (capa, faixas, créditos, etc.) é associada ao respetivo registo.
O A8 suporta todos os formatos áudio de alta resolução: DSD512 (.dsf, .dff, .iso, .dst), MQA (ficheiros e streaming) e PCM 768KHz/32 bit, incluindo os formatos de qualidade CD: FLAC, WAV, APE.
São tantas as funcionalidades do A8 que eu arrisco transformar esta análise numa cópia do manual, que vai ter de ler de qualquer maneira. Mais importante é saber se o A8 cumpre todas as promessas que lá vêm escritas.
O A6, por exemplo, não era compatível com DSD512, embora no manual dissesse que sim, porque o Windows Asio Driver fornecido não o permitia. Está tudo explicado na análise do DMP-A6 Master Edition aqui.
O caminho secreto para o Roon
Aos costumes, o Eversolo DMP-A8 disse sim a tudo: DSD512, PCM 768KHz/32 bit, MQA 352,8KHz. Menos ao Roon, já vimos. Mas há uma forma de aceder ao Roon, com downsampling para DSD64 (DoP) e PCM 192KHz, embora compatível com Tidal/MQA até 352,8KHz, utilizando a SqueezeBox. Eis os passos que tem de dar (siga o video em cima):
- O Roon Core ou o PC que corre o Roon tem de estar ligado na mesma rede do A8 via WiFi ou Ethernet; ou ligado ao A8 por cabo USB-B.
- No ecrã tátil do A8, selecione Streaming, faça scroll down até Music Connect e selecione Squeeze Connect (esta função não está disponível na App).
- O Roon Core ou o PC que corre o Roon vai aparecer identificado no topo esquerdo do ecrã.
- Agora vá ao Roon e em Settings selecione Enable Squeezebox.
- Se não ligar logo, faça repetidamente On/Off em Squeeze Connect, no ecrã do A8, até o Roon fazer a ligação.
- No Roon, vá a Settings/Audio e selecione Eversolo SqueezeBox.
- Nas definições, opte por DSD (DoP) e MQA Decoder/Renderer.
- Agora pode começar a utilizar o Roon normalmente com o A8.
Qualidade de som
Aqui chegado, resta-me escrever sobre o som do A8. É assim tão melhor que o som do A6 para justificar o dobro do preço?
As medições do A8 a que tive acesso apresentam-no como totalmente transparente ao sinal. Logo, tanto como Streamer, DAC ou pré-amplificador, teoricamente (ou tecnicamente) não se pode dizer que o A8 tenha um som próprio, pois limita-se a reproduzir o sinal tal como está registado no ficheiro áudio.
Isto, claro, se não optarmos por utilizar as funções de EQ e DSP; ou não começarmos a comparar os coeficientes dos seis filtros disponíveis, cuja resposta em frequência pode variar em função do desempenho no domínio temporal, dependendo de serem do tipo linear-phase ou minimum-phase (Short Delay) e, dentro destes, Sharp or Slow (pendente rápida ou lenta).
Por exemplo, se gosta de um som mais neutro, experimente o filtro Sharp Roll-off, se gosta de um som mais doce redondo, opte por filtrod com Slow Roll-off, sobretudo com ficheiros de alta resolução acima de 96KHz. Mas duvido que oiça uma grande diferença entre eles. Na dúvida, fique por um dos Short Delay.
Como o A8 não tem uma saída para auscultadores, ou um amplificador integrado (talvez o futuro A10 tenha ambos), tive de o ligar a um amplificador externo Advance Paris Classic A12 (Delaudio) e este a um par de colunas Quad Revela 1, que passaram assim a fazer parte da equação, influenciando a prestação sonora do A8.
Mas primeiro, experimentei ligar o A8 diretamente (saída RCA) a um par de colunas ‘desktop’ Focal ativas, só para me divertir. Contudo, gostei mais do som com a ligação do A8 ao Classic A12 (saída balanceada com bypass ao controlo de volume) e às Revela 1.
E foi assim que ouvi durante semanas com enorme prazer centenas de faixas, tanto de serviços de ‘streaming’, como a Tidal e Qobuz, como da minha vasta coleção de ficheiros de alta resolução armazenados num disco rígido ligado ao A8 via USB-B, ou recorrendo a um PC com o Media Player JRiver32 instalado. Os resultados foram sempre nada menos que excelentes.
Alguns exemplos, só para compor esta análise, que já vai longa:
Hey, Laura!
Em “Hey Laura”, do álbum “Liquid Spirit” (Tidal PCM96KHz), a voz de barítono de Gregory Porter soa limpa, clara, presente e poderosa, no centro de uma imagem povoada por instrumentos (piano, saxofone, bateria, baixo) que criam uma textura rica, complementando na perfeição a voz de Porter, e permitindo-nos seguir com emoção esta história triste de amor passado, que não se esquece.
O A8 navega pelos oceanos de streaming com a facilidade e graça de uma barco à vela.
O A8 navega pelos oceanos de streaming com a facilidade e graça de uma barco à vela. Passei da Tidal para a Qobuz, com “Black to Black”, de Amy Winehouse (Qobuz 96KHz), só para recordar esta malograda intérprete britânica, em “You Know I am No Good”. Eu acho que eras ótima, Amy! RIP.
Para testar a descodificação e renderização de MQA à máxima resolução (MQA 352,8KHz), ouvi na Tidal o magnífico “Magnificat”, de Kim André Arnesen, gravado na catedral gótica de Nidaros, na Noruega. A gravação capta na perfeição a acústica da igreja e individualiza bem as vozes do coro feminino, colocado atrás da orquestra de Trondheim, a imponência do órgão de tubos e, sobretudo, a voz angelical da solista Anita Brevik.
Para testar a reprodução de DXD384/768KHz (upsampled), ouvi "Freddie" do "The Audiophile Jazz Prologue III" de Kent Poon, uma gravação soberba de uma sessão de ‘jazz’.
Para testar a reprodução do DSD256/512, ouvi a Sinfonia n.º 1 de Mahler pela Orquestra do Festival de Budapeste dirigida por Ivan Fischer. A amplitude e a potência da orquestra são absolutamente espantosas.
Bom, acho que já ficam com uma boa ‘imagem sonora’ das potencialidades do Eversolo DMP-A8.
Não tenho aqui comigo o A6 Master Edition, nem o sistema associado é o mesmo, por isso qualquer comparação seria meramente especulativa. Posso, no entanto, adiantar de memória que o A8 soou mais orgânico, com mais substância harmónica, densidade tonal, destrinça tímbrica e volumetria de palco. E também mais dinâmico e com melhor sentido de ritmo.
Numa palavra: o A8 funciona e soa melhor que o A6 Master Edition. Se justifica a diferença de preço, depende da sua carteira, não dos seus ouvidos.
Poesia eletrónica
Permitam-me terminar parafraseando, humilde e respeitosamente, alguns versos de um conhecido poema do poeta António Gedeão, que também era um homem de ciência:
- Ouvi de um lado,
- Do outro e de frente:
- Tinha um ar de gota
- Muito transparente.
- Ensaiei a frio,
- Experimentei ao lume,
- De todas as vezes
- Deu-me o que é costume:
- Nem sinais de coloração,
- Nem vestígios de distorção.
- Música quase tudo.
Nota: inspirado no poema inclusivo e anti-racista ‘Lágrima de preta’, de António Gedeão.
Dizer que fiquei impressionado soa a pouco. E por isso o Eversolo DMP-A8 leva uma forte recomendação do Hificlube. Mas a decisão final é sua, como sempre.
Por favor, visite a Delaudio (ou a Imacustica) para o ouvir e assistir a uma demonstração.
Nota. Outros revendedores: Ajasom, Smartaudio
Especificações de fábrica
- Modelo: EVERSOLO DMP-A8
- Ecrã: Ecrã tátil LCD de 6 polegadas
- Memória Interna: 4 GB DDR4 + 64 GB eMMC
- DAC: AK4191EQ + AK4499EX
- Processador de Áudio: XMOS XU316
- Chip Op-amp: OPA1612
- Fonte de Alimentação: Fonte de alimentação linear e digital de alta qualidade e baixo ruído
- SSD: Suporte para protocolo M.2 NVME 3.0 2280, até 4 TB (SSD não incluído)
- Porta USB-A: 2 portas USB 3.0
- Ethernet: RJ-45 (10/100/1000 Mbps)
- WiFi: Banda dupla WiFi 2.4G + 5G
- Reprodução e Descodificação DAC: Suporte até DSD512 estéreo, PCM 768 kHz 32 bits
- Serviços de Música: Tidal, Qobuz, Highresaudio, Amazon Music, Deezer, Radio Paradise, WebDAV, UPnP
- Streaming: Air Play, DLNA, Tidal Connect, etc.
- Entrada de Áudio Bluetooth: Bluetooth BT5.0, suporte SBC/AAC
- Entrada de Áudio USB-B: Compatível com Windows (10, 11), Android, iOS. Suporte até DSD512 estéreo, PCM 768 kHz 32 bits
- Entrada de Áudio Ótica/Coaxial: Suporte até PCM 192 kHz 24 bits estéreo, Dop64
- HDMI ARC: Suporte até PCM 192 kHz 24 bits estéreo
- Entrada de Áudio Pré-amplificador Analógico: XLR (Balanceada) * 1 + RCA (não-balanceada), Ganho Máximo +10 dB
- Saída de Áudio USB: Suporte até DSD512 estéreo, PCM 768 kHz 32 bits
- Saída IIS: Suporte até DSD512 estéreo, PCM 768 kHz 32 bits
- Saída de Áudio Ótica/Coaxial: Suporte até PCM 192 kHz 24 bits estéreo, Dop64
- Saída de Áudio Analógico: Saída de áudio pré-amplificador: XLR (Balanceado) + RCA (Desbalanceado)
- Características da Saída de Áudio XLR:
- Nível de saída: 4,2 V
- Resposta de frequência: 20 Hz a 20 kHz (±0,25 dB)
- Gama dinâmica: > 128 dB
- Relação sinal-ruído: > 128 dB
- THD+N: < 0,00009% (-120 dB) @ No-wt
- Crosstalk: > -121 dB
- Características da Saída de Áudio RCA:
- Nível de saída: 2,1 V
- Resposta de frequência: 20 Hz a 20 kHz (±0,25 dB)
- Gama dinâmica: > 125 dB
- Relação sinal-ruído: > 125 dB
- THD+N: < 0,00010% (-119 dB) @ A-WT
- Crosstalk: > -121 dB
- Método de Controlo: Controlo através de aplicação móvel, ecrã tátil, controlo remoto IR+Bluetooth
- Fonte de Alimentação: AC 110~240V 50/60Hz
- Potência Nominal: 16W
- Dimensões: L 388 mm * L 248 mm * A 90 mm
- Preço: €1980