Delaudio950x225
Publicidade


Reviews Testes

HEDDPhone TWO – follow-up

HEDDPhone TWO - capa.jpg

Read full article in English

 

Após 3 anos de desenvolvimento, os HEDDPhone TWO chegaram finalmente ao nosso mercado. No entanto, estes auscultadores não são apenas uma reedição do HEDDPhone V1: são mais leves, equipados com uma nova unidade AMT, e apresentam um sistema de ajustamento e suporte mais versátil, tudo isto a um preço apenas ligeiramente superior: €2.060 euros.

Na minha análise do HEDDPhone V1, que pode ler aqui, já tinha explicado a tecnologia inovadora por detrás destes auscultadores alemães. O segredo reside numa única unidade-de-fita (ribbon) do tipo Air Motion Transformer (AMT) capaz de reproduzir todo o espetro de frequências áudio. Por isso, pode considerar esta análise como um follow-up onde se exploram as alterações que distinguem os HEDDPhone TWO da versão original (V1).

A aposta AMT

O HEDDPhone TWO desafia todas as convenções, tal como o V1. Ao contrário dos drivers dinâmicos tradicionais ou da transdução planar-magnética, baseia-se numa única unidade AMT de banda larga para reproduzir o som. Esta característica coloca-o numa liga própria no mercado do áudio.

Diagrama de uma unidade AMT: repare no diafragma de fole.

Diagrama de uma unidade AMT: repare no diafragma de fole.

O que é AMT?

AMT significa Air Motion Transformer, um transdutor nascido do engenho do Dr. Oskar Heil - um judeu alemão com raízes russas que encontrou refúgio nos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial. Mas o que distingue o AMT?

  • A magia indutiva: tal como os auscultadores eletrostáticos (pense no Stax) e os planar-magnéticos (como o Hifiman e o Audeze), o AMT funciona através de indução: os campos eléctricos e as forças magnéticas são transformadas em música maravilhosa.
  • A membrana de fole: pense num acordeão. Uma membrana plissada de Kapton ultrafina, suspensa num poderoso campo magnético expande-se e contrai-se, funcionando como uma unidade dipolo. Mas eis a magia: a membrana AMT "dispara" o ar comprimido entre as suas pregas a uma velocidade quatro vezes superior à dos diafragmas planares convencionais.
Uma única unidade AMT reproduz toda a banda áudio: dos 10Hz aos 40kHz.

Uma única unidade AMT reproduz toda a banda áudio: dos 10Hz aos 40kHz.

De tweeter a full-range

Originalmente concebido como um tweeter de banda larga, o AMT já então conseguia lidar com frequências de 700 Hz a 40 kHz. Klaus Heinz - um fiel discípulo do Dr. Oskar Heil - levou o conceito AMT ainda mais longe, criando a primeira unidade AMT capaz de reproduzir toda a banda áudio, sob a bandeira da empresa HEDDphone, Heinz Electromagnetic Design.

Velocidade variável

O golpe de génio de Heinz consistiu em substituir a estrutura geométrica fixa do AMT por uma tecnologia denominada Arquitetura de Velocidade Variável (VVT), em que as pregas do diafragma de fole variam tanto em largura como em profundidade. Esta inovação expandiu as capacidades do AMT, permitindo-lhe abranger uma impressionante gama de frequências: de 10 Hz a 40 kHz.

A nova cabeceira e banda em carbono é mais leve e confortável.

A nova cabeceira e banda em carbono é mais leve e confortável.

Som, tamanho e peso

Na minha análise anterior, elogiei a estrutura harmónica, os médios naturais e os graves do HEDDPhone V1. Mas o tamanho e o peso eram pontos de discórdia. Klaus Heinz resolveu todos esses problemas com os TWO.

  • Materiais mais leves: a nova banda de carbono da cabeceira, carinhosamente apelidada de HEDDband, eliminou algum peso desnecessário.
  • Auriculares mais finos, almofadas mais finas: o HEDDPhone TWO agora possui auriculares mais pequenos com almofadas mais finas, mantendo o conforto sem comprometer a qualidade do som.
  • Unidade AMT redesenhada: Heinz também reduziu o tamanho da unidade AMT, baixando o peso e aumentando a sensibilidade.
  • Resultado: menos peso: de 711g para 550g - uma redução significativa de quase 200g.
  • Bolsa de transporte: e ainda há um bónus, pois o HEDDPhone TWO vem com uma elegante bolsa de transporte e dois conjuntos de cabos, tudo a um preço apenas ligeiramente superior.

 

O HEDDPhone TWO é mais leve e mais confortável do que o seu antecessor.

Conforto e design

O HEDDPhone TWO é assim mais leve e mais confortável do que o seu antecessor. Os ajustes duplos em altura e pressão por meio de correias de couro podem inicialmente confundi-lo, mas uma vez fixados, estes auscultadores encaixam na sua cabeça como um chapéu feito por encomenda.

No entanto, há uma ressalva: o novo tamanho de auricular, dito circumaural, não oferece, contudo, espaço suficiente à volta das orelhas. Ao contrário das almofadas mais espaçosas do V1, as almofadas dos TWO estabelecem contacto com as suas orelhas.

HEDDPhone TWO: um som natural e transparente. Oiça o som do mar por um búzio.

HEDDPhone TWO: um som natural e transparente. Oiça o som do mar por um búzio.

Assinatura sonora

Lembra-se do que escrevi sobre a versão V1? A gama média natural e carnuda distinguia-o da multidão de planar-magnéticos. Agora conheça o TWO: um irmão mais novo que não o substitui, apenas o complementa. Imagine-os como yin e yang, cada um atraindo um tipo diferente de ouvinte.

A assinatura sonora do TWO é mais cheia, mais rica e ousada. Os médio-graves ocupam lugar de destaque, proporcionando um impacto imediato, que se sente também através do corpo. Isto cria uma experiência de audição incrível. Os graves são potentes, mas disciplinados, pois a extensão abaixo dos 60 Hz é algo limitada.

A gama média é menos frontal, entre 3 e 8 kHz, e é talvez por isso que os médio-graves se destacam tanto no equilíbrio tonal, logo que se começa a ouvir música. Em geral, o som é tão físico, tão musculado que ninguém pode ficar indiferente aos seus encantos.

Velocidade de ponta

O TWO ostenta uma velocidade de ponta e uma resolução tímbrica semelhante à dos eletrostáticos topo de gama, como o Stax SR9000. Mas se fechar os olhos, vai notar uma diferença. O palco sonoro do TWO não é tão amplo e arejado, parece mais íntimo, como num concerto privado dentro da sua cabeça. O som tem peso, densidade, textura e o impacto físico é semelhante ao de uma coluna de som.

Para os profissionais de estúdio, o som do TWO é parecido com o do Audeze MM500, fazendo assim a ponte entre a precisão e a energia. A bateria bate forte, o baixo rosna, tudo com uma intensidade que nos cativa.

Antes de comprar estes auscultadores, é crucial garantir que são compatíveis com o seu sistema de som (impedância de 42 ohms e sensibilidade de 89dB) e com as suas preferências auditivas. Se satisfizerem ambos os critérios, devem fazer parte da sua short-list.

Para mais informações, por favor contacte:

EXAUDIO

 

HEDDPhone TWO capa

Diagrama de uma unidade AMT: repare no diafragma de fole.

Uma única unidade AMT reproduz toda a banda áudio: dos 10Hz aos 40kHz.

A nova cabeceira e banda em carbono é mais leve e confortável.

HEDDPhone TWO: um som natural e transparente. Oiça o som do mar por um búzio.


Delaudio950x225
Publicidade