Read full article in English here
Quem nunca abriu uma caixa de chocolates sortidos e descobriu que cada qual tem o seu paladar? E embora goste mais de uns do que de outros, todos são bons. Pois é isso mesmo que vai descobrir também quando ouvir tudo aquilo que o WiiM Ultra tem para lhe oferecer.
O preço surpreendente de 399,00 € prova como a perceção que temos da indústria chinesa mudou. Longe vão os tempos das quinquilharias baratas das lojas dos 300, isto é tecnologia sofisticada e muito acima da categoria de preço.
E a mim não me caem os parentes na lama, se descer do pedestal do 'highend' para analisar coisas que os jovens podem comprar com o dinheiro que as tias lhes deram nos anos, ou vão alegadamente poupar com o IRS Jovem: os jogadores de futebol, por exemplo, que têm todos menos de 35 anos e já não precisam de licenciatura.
Barato e bom
Atualmente, o humilde WiiM Ultra é um dos melhores Streamer/DAC do mercado, e bate-se com produtos muito mais caros, tanto no domínio técnico (medidas), como nas funcionalidades; e, arrisco dizer, na qualidade de som. Esperemos que as taxas aplicadas pela UE aos carros elétricos chineses não passem a ser extensivas também à alta-fidelidade…
O WiiM Ultra bate-se com produtos muito mais caros, tanto no domínio técnico, como nas funcionalidades.
O WiiM Ultra não é perfeito, adianto já, porque o estágio de conversão ADC-analógico/digital (todas as fontes analógicas são redigitalizadas) não está ao mesmo nível da excecional qualidade dos estágios de conversão digital/analógica (DAC). Na dúvida, opte por fontes digitais ou por ‘streaming’.
Mas como o Streamer e o DAC justificam por si só a compra, tudo o resto são bónus que, tal como numa caixinha de chocolates, lhe dão a provar todos os sabores digitais e analógicos, por um preço acessível, incluindo chocolate negro, leia-se, vinil.
Duas deliciosas surpresas:
O WiiM Ultra tem uma das melhores aplicações de controlo do mercado (WiiM App). Disponível para iOS e Android, permite configurar o sistema e navegar na Spotify Connect, Tidal Connect, Amazon Music diretamente ou através da Roon. As funcionalidades de EQ e correção de salas são apenas mais uma forma de ‘afinar’ o som, conferindo ainda mais versatilidade à configuração. Mas não inclui AirPlay2 nem Apple Music, embora o ‘design’ da caixa lembre os Apple MAC Mini.
Nota: aparentemente, o ‘software’ de correção de salas só é compatível com iOS. Mas tenho um telefone Android (Samsung S23 Ultra) e funcionou sem problemas. Só não se esqueça de virar o telefone para apontar o microfone para o sistema.
Fale com o Ultra
Quando não tiver o telefone à mão, pode utilizar o controlo remoto, ou até falar com ele! Pode ainda utilizar o ecrã tátil a cores de 3,5 polegadas (aprox. 9 cm) para selecionar entradas e saídas, mas com funcionalidades limitadas de navegação e configuração. Por exemplo: só é possível aceder na App à entrada USB para reproduzir música armazenada em suportes externos, como flashdrives e discos rígidos.
Nota: o WiiM Ultra não tem botão para ligar/desligar. Para isso, precisa do controlo remoto.
Os mais conservadores podem ainda optar por regular o volume e Play/Pause no botão rotativo, que é, talvez, o componente que mais denuncia o Ultra como um produto baratucho, além das fichas RCA. Não se pode ter tudo!
Nota: As fichas RCA embutidas à face do painel traseiro podem não ser compatíveis com cabos esotéricos. Nesse caso, utilize os cabos fornecidos pela WiiM. Não vai notar grande diferença…
Chocolate com recheio
A WiiM investiu mais no recheio — a qualidade dos componentes — que no papel de embrulho: a pequena caixa de alumínio de cantos arredondados e painel acrílico. E não olhou a meios para lhe oferecer tudo o que um consumidor moderno exige hoje de um produto deste tipo, funcionando como uma plataforma até para os mais complexos ecossistemas de áudio doméstico.
A WiiM investiu mais no recheio que no papel de embrulho.
Pode ligá-lo a gira-discos analógicos (Phono MM/MC), TVs (HDMI ARC desativa o Dolby Atmos e a ligação é um pouco recalcitrante), auscultadores com (Jack de 3,5mm) e sem fios (Bluetooth 5.3), AV Receivers (RCA), colunas ativas, incluindo subwoofers, e amplificadores externos como o adorável WiiM Amp, de Classe D (ver em baixo); ou outros amplificadores, incluindo a válvulas, se for essa a sua praia.
Adeus PC, Olá WiiM
E também pode ligá-lo a fontes digitais por: cabo coaxial, ótico ou USB A. E ainda por Ethernet/WiFi a um NAS, por exemplo. Mas não o pode ligar a um PC por USB. É pena, pois eu queria testar se o DAC chega de facto aos 384kHz. Pensando bem, a ideia é mesmo livrar-se do PC para ouvir música. Só precisa de um Ultra, um telefone e um par de colunas ativas, ou uns auscultadores.
Pode também ser integrado em sistemas multiroom e controlado por voz através da Amazon Alexa e da Google Assistant. Claro que não é preciso frisar que estas aplicações, tal como a excelente WiiM App e o Roon, só funcionam se o Ultra e o seu telefone estiverem ligados via Ethernet/WiFi à mesma rede doméstica, indispensável para fazer a configuração inicial. É rápido, basta seguir o roteiro. Os ‘updates’ é que podem demorar alguns minutos.
DAC sofisticado
O Ultra está equipado com um DAC ESS Sabre ES9038 Q2M, normalmente utilizado em Streamers/DAC topo de gama, de baixa distorção e ampla gama dinâmica, com uma relação sinal/ruído (SNR) de 121 dB (Awt) e uma Distorção Harmónica Total mais Ruído (THD+N) de -116 dB em taxas de amostragem de 44.1k a 192k. O Ultra não é compatível com MQA e, ao contrário de outros modelos anteriores, nem com DSD e DXD, embora o DAC suporte estes formatos.
Nota: os ficheiros DXD são reproduzidos com downsampling para 192kHz; e no Roon, os ficheiros DSD são convertidos para PCM 176,4kHz.
O conversor ADC é um TI Burr-Brown PCM1861 de última geração, com uma SNR teórica de 110 dB (de facto, é um pouco mais baixa) para conversão das fontes de entrada analógicas. O amplificador de auscultadores baseia-se num amplificador operacional TPA6120A2. Com auscultadores de baixa sensibilidade, como os Hifiman HE1000, vai ter de puxar o volume acima dos 50 e a qualidade de som é mediana, mas é melhor ter a função do que não a ter.
Ao Ultra só lhe falta um amplificador interno para não lhe faltar nada.
Streamer/DAC e prévio
Ao Ultra só lhe falta um amplificador interno para não lhe faltar nada. Mas a Sarte Audio/Imacustica enviaram-me na mesma encomenda um WiiM Amp, um amplificador de 60W em Classe D, com capacidade de ‘streaming’, que custa apenas 360 €, embora não tenha o ecrã tátil (é controlado pela WiiM App). O Amp tem uma assinatura acústica mais sobre o doce que o transparente, e é muito agradável de ouvir durante horas.
Portanto, se tem um par de colunas ativas, ou auscultadores, e quer integrar um Streamer/DAC num ecosistema áudio, que já tem amplificador, opte pelo Ultra. Se tem apenas um par de colunas dinâmicas, e precisa de um amplificador+Streamer/DAC barato, o WiiM Amp deve ser a sua escolha. Faz uma boa parelha com as Sf Soneto II.
Se está a sentir-se excêntrico, pode juntar ambos, como eu fiz, utilizando o Ultra como prévio+Streamer/DAC e o WiiM Amp apenas como amplificador para atacar um par de Sonus faber Soneto II, por exemplo. Mas é capaz de ser exagero.
Controlo intuitivo e eficaz
A WiiM Home App é uma das mais bem concebidas aplicações que já tive oportunidade de utilizar, mesmo em equipamentos topo de gama. É intuitiva e permite controlar todos os aspetos da utilização do Ultra: da configuração inicial, aos ajustes finais, permitindo navegar na sua biblioteca digital armazenada num NAS, em discos rígidos, ou tocar as seleções musicais da Spotify, Tidal, etc.
O igualizador (EQ) gráfico e o paramétrico (Room Correction) são talvez os brinquedos com o quais se vai divertir mais.
Mas o equalizador (EQ) gráfico e o paramétrico (Room Correction) são talvez os brinquedos com o quais se vai divertir mais.
Siga as instruções e faça várias tentativas para poder escolher a igualização que mais lhe agrada, que incide sobretudo nas frequências entre os 40Hz e 2kH. Vai produzir mais efeito com colunas pequenas como as Sf Soneto II, que precisam de um empurrão nos graves e médio-graves para soarem mais cheias e encorpadas.
Atenção: ao linearizar a resposta de graves, o EQ pode aplicar +10 ou mesmo +12dB a frequências entre os 100 e os 50Hz, de que pode resultar distorção a níveis elevados. Se ouvir distorção pode corrigir manualmente a igualização automática, baixando 2 ou 3dB, ou consoante necessário.
Em inglês, WiiM soa como ‘capricho’ (‘whim’). Pois, eu acho que o meu próximo ‘capricho’ vai ser ter um WiiM Ultra (ou Amp) para brincar aos audiófilos nos tempos livres. Experimente você também. Vai gostar tanto como eu!
Num mundo onde o hifi tem preços cada vez mais elevados, o WiiM Ultra é a prova de que a qualidade não tem de ser cara. Tal como numa caixa de chocolates sortidos, cada cor seu paladar e apetece sempre provar outro.
Para mais informações: