Sobre as virtudes (e defeitos) dos amplificadores a válvulas, escrevi em 2003 uma crónica, sob o título ‘Doce mentira’, publicada no suplemento DNA do Diário de Notícias, de que vou transcrever hoje livremente alguns excertos.
Permitam-me abrir com uma das ideias ‘românticas’ desenvolvidas no texto:
‘Um amplificador a válvulas é como um velho amor, ao qual jurámos nunca mais voltar, até que um dia o passado invade o presente… e o coração só vê nele o envolvimento emocional, a musicalidade, a doçura da voz e aquela auréola luminosa, que brilha no escuro, como um fogo que arde sem se ver.’
Enfim, toda a crónica é escrita neste registo algo poético, quiçá serôdio, logo ultrapassado, num tempo em que qualquer tipo ‘com o boné (e as ideias) ao contrário’ pode fazer uma ‘análise moderna’ de 5 minutos no YouTube, mesmo que esteja apenas a papaguear uma série de lugares comuns e informação sacada da press-release, sem qualquer noção da realidade.
No dia em que um amplificador, sobretudo a válvulas, for apenas isso: uma coisa material que se compra e vende, sem que a vertente emocional seja chamada à colação, a crítica áudio bateu no fundo, e eu afundo-me com ela. Haverá sempre, claro, ‘críticos de cortiça’ que flutuam, porque não têm substância, e não carregam com eles o peso da história.
Em 2004, publiquei uma crítica também no DNA sobre o PrimaLuna Prologue One, intitulada ‘O sol quando nasce…’, em dupla versão bilingue (ambas disponíveis em pdf no final deste artigo). Tudo o que lá escrevi, então, podia ser escrito agora sobre o PrimaLuna EVO400 integrado, como:
‘Cheio, luxuriante, requintado, luminoso, envolvente, líquido, transparente, 'humano' são todos atributos clássicos do som das válvulas, algo que os detratores garantem não ser mais que o efeito hipnótico da luz, aliada à distorção de segunda harmónica, em mentes demasiado crédulas. Será então tudo apenas uma questão de fé?...’
Significa isso que, tal como nos dogmas religiosos, a PrimaLuna não evoluiu, desde a Prologue Series, a que se seguiu a Dialogue One, Two e HP Premium e agora a EVO, de que este excelente integrado EVO400 é a estrela principal?
Digamos que a plataforma, como se diz agora, é robusta, tecnicamente com provas dadas, suportada na qualidade dos transformadores, na soldadura ponto-a-ponto, sem recurso a placas de circuito, e na polarização automática, que lhes confere enorme flexibilidade, pois permite o exercício de ‘tube swapping’ sem limitações ou afinações complexas e demoradas.
E o que é o tube swapping?
Já ouviram falar nos “swingers”? Não me refiro aos cantores de “swing”, mas aos casais que trocam de par. Os audiófilos fazem o mesmo com as válvulas. Neste caso, a mudança é também reversível – e não sem sequelas, pois ambas deixam profundas marcas emocionais. Depois de experimentar as fogosas KT150, a sua vida vai mudar para sempre. E as mais meigas EL34 não lhe vão perdoar…
Nos EUA, chamam-lhe “tube swapping”, que consiste em substituir as válvulas de origem por outras equivalentes, consoante o tipo de som que se pretende.
Neste contexto, o EVO 400 é 'ecuménico’, porque o ‘AutoBias’ é tão eficaz que é possível montar, não apenas conjuntos de válvulas de todos os tipos, mas também uma válvula de cada tipo. E continua a tocar!...
Claro que esta é uma experiência limite, o normal é, por exemplo, substituir as mais ‘românticas’ EL34 de origem pelas ‘troppo vivace’ KT150. E ainda podemos utilizar ambas como tríodos, embora sejam pêntodos, bastando clicar no controlo remoto.
Quando do caos aparente, nasce a harmonia envolvente
Já percebeu que esta análise é caótica, se lida pelos padrões vigentes das linhas obrigatórias da ortodoxia crítica: introdução, descrição, audição, conclusão.
‘Ao traço definido e metódico, mas frio, do transístor, eu prefiro a mão trémula do pintor de vácuo, guiada pelo ardor da paixão; e, perante a precisão matemática dos ângulos e das perspetivas, não receio assumir a convivência caótica das linhas de força e a ambiguidade das sombras.
Do aparente caos de formas e cores, deve nascer um objeto artístico. A Arte não tem de ser a própria natureza, ou a sua imitação fiel, pois não está limitada pela realidade'.
A minha escrita, enquanto arremedo de Arte literária, também não tem de estar limitada por coisa nenhuma. Chama-se a isto liberdade de expressão, ou liberdade artística. Porque a crítica não é uma ciência, é uma exposição de quadros de opinião, uns mais bem pintados do que outros. A não ser que prefira gravuras...
Tradição não significa estagnação
Para a PrimaLuna, tradição não significa estagnação: a essência mantém-se e inova-se no que, mesmo sendo acessório, flexibiliza a utilização dos amplificadores e a fruição do som característico das válvulas.
Assim, a função AutoBias (ajuste automático de polarização) e a possibilidade de selecionar no controlo remoto, sem interrupção da audição, os modos tríodo e ultralinear de um mesmo conjunto de válvulas, são uma revolução na continuidade, pois já vem dos HP Premium.
Estas inovações alargam o horizonte das experiências auditivas possíveis, que permitem ao audiófilo decidir qual o ‘tipo’ de som que mais lhe agrada, que até aqui se limitavam à substituição insana de cabos. E tudo isto sem ter de trocar de amplificador...
Eis algo que, com os amplificadores de estado sólido, é impraticável, ou seja: mudar os transístores de potência de bipolares para MosFet com o controlo remoto!
Prefere o som mais recuado e relaxante do modo tríodo ou a dinâmica e projecção do ultralinear? Basta clicar e o led passa de verde (tríodo) para vermelho (ultralinear).
As válvulas são como os rebuçados: cada cor, seu paladar
Das clássicas EL34, às mais vigorosas KT88 e KT120, ou mesmo às notáveis KT150, da Tung Sol, from Russia with love, agora adotadas por quase todos os fabricantes, depois da Audio Research as ter divulgado com a sua linha Galileo, que testei para a Hifi News, na edição de Jan 2015 (ver também em Artigos Relacionados).
Basta calçar a luva branca e substituir uma a uma as 8 válvulas, que estão no palco do poder, enquanto as 6 x 12AU7 se mantêm impávidas na linha da frente, como uma guarda pretoriana inamovível.
Já a ‘política sonora’ das fações EL e KT é muito diferente: as EL são da linha moderada, as KT da ala radical. E, se alguma se portar mal, leva com o led vermelho e tem de ser substituída.
Os PrimaLuna aceitam-nas a todas, como filhas do deus do som, sem distinção ou discriminação. Mudam-se as válvulas, mudam-se as vozes e as vontades: mais ou menos potência, mais ou menos dinâmica, transparência e resolução, mas não se muda uma vírgula ao texto da Constituição do Vácuo:
‘A audição dos amplificadores a válvulas deve produzir em nós uma indefinível sensação de bem-estar, tanto no plano emocional como físico: a ilusão de presença, de espaço e principalmente de profundidade do palco sonoro deve ser real, palpável, e não apenas mais uma ilusão para enganar o povo.’
Durante a audição, fiz amplo recurso à comutação tríodo/ultralinear, até chegar à conclusão que este último modo de funcionamento é mais ‘universal’, adaptando-se facilmente a todos os tipos e géneros musicais, soando mais controlado, dinâmico, claro (brilhante) e com mais presença e ataque.
De referir, que isso se deve também, em grande parte, ao facto de o amplificador debitar quase o dobro da potência em modo ultralinear.
O modo tríodo é assim mais relaxante e intimista, talvez mais natural e orgânico; talvez até, admito, com mais ‘alma’, mas com menos ‘ânimo’, passe a aparente contradição, pois a raiz etimológica é a mesma, o significado é, contudo, um pouco diferente...
Last but not the least, o amplificador de auscultadores utiliza todos os recursos do amplificador a válvulas, incluindo os modos tríodo/pêntodo ultralinear, e não apenas um sucedâneo baseado num amplificador operacional montado num simples ‘chip’ de 5 dólares.
Dificilmente, conseguirá comprar um amplificador integrado de estado sólido, com esta qualidade de som por este preço;
Dificilmente, conseguirá comprar outro amplificador integrado a válvulas, com esta qualidade de som por este preço.
Para mais informações: IMACUSTICA
PrimaLuna EVO400 integrado
- Com válvulas EL34 4 850,00
- Com válvulas KT88 5 570,00
- Com válvulas KT120 5 610,00
- Com válvulas KT150 6 210,00
Características
- Potência: 70W/canal (EL34)
Ultra-linear: (8Ω, 1% THD)
Tríodos: 38W/canal (EL34); (8Ω, 1% THD)
Entradas:
5 x Stereo RCA
Stereo RCA HT Bypass
Saídas:
4 & 8 Ω
RCA Stereo/Mono Subwoofer
Stereo RCA Tape Out
1/4" Headphone
Resposta em Frequência:
9Hz-50kHz +/- 1dB
8Hz-68kHz +/- 3dB
THD:
< 0.1% @ 1W
< 2% @ Rated Power
Relação S/R: 93dB, 93dbA
Sensibilidade de entrada: 320mV (EL34)
Impedância de entrada: 100kΩ
Consumo: 255W
Válvulas:
6 - 12AU7
8 - EL34
Dimensões (L x A x P): 15.2" x 8.1" x 15.9" - Peso: 34 quilos!