Delfin Yañez tem uma filosofia muito própria e convicções firmes sobre como a música deve ser ouvida, sem ter de ser escalpelizada entre graves, médios e agudos pelos audiopatologistas. A música ou se gosta como um todo, ou não se gosta de todo.
A música ou se gosta como um todo, ou não se gosta de todo.
Por outro lado, tem de haver empatia entre ouvinte e intérpretes. Se o sistema não nos deixa apreciar o que o intérprete está a tentar transmitir-nos, não é ele que deve ser substituído, é o próprio leitor-CD, ou o amplificador, ou as colunas, porque são elas que dão a cara pelo intérprete.
Depois, há um elemento crucial e aglutinador que une os vértices deste triângulo fundamental: o tempo musical. O intérprete tem de saber assimilar o tempo do compositor e o ouvinte tem de poder seguir o tempo do intérprete. Se não houver sintonia, não há harmonia.
...um sistema de som é tanto melhor quanto menos interferir, deturpar, degradar, o tempo da música... - Delfin Yañez,
Se o tempo for preservado, o resto vem por acréscimo, porque os graves, médios e agudos variam em função do ‘ambiente’ onde vivem: a sala, o chão, as paredes, o recheio interior, e podem ser corrigidos a posteriori – o tempo não: o que passou não volta mais. E, ao contrário de Proust, na música não podemos andar à procura do tempo perdido. É perder tempo.
Delfin Yañez sabe que eu não sou ‘impressionável’, e por isso, quando lá vou, não tenta ‘aliciar-me’ com a audição de equipamentos highend, embora eu saiba que estão só à distância de um pedido meu: Esoteric, Pass, you name it!
Telefonei a marcar uma audição, ele recebeu-me (de máscara) com a tradicional hospitalidade e amizade, e armado com um sistema ‘comprável’, composto por um amplificador Primare I25 Prisma, leitor-CD I35 Prisma, e colunas Monitor Audio Gold 200. A lista com os preços segue publicada no final do texto. Já 'ouvi’ cabos 10 x mais caros que este sistema completo.
Primare I 25 / CD35 Prisma
Este amplificador integrado de 100W e construção modular foi apresentado ao Hificlube em primeira mão em Munique, no Highend2019, na versão Prisma, por Martin Dunhoff.
O que distingue o modelo I25 normal da versão Prisma, além do preço (+1000 euros), são os novos módulos de amplificação UFPD 2 (Classe D), o módulo de conversão D/A DM35 (768kHz/32 bit PCM, DSD256, que também pode ser instalado no CD35), o módulo Network/Multiroom (streaming) e, neste caso, claro, as antenas.
A versão Prisma é também compatível com Airplay2, Bluetooth, Spotify Connect, Chromecast e, last but no least, é Roon Ready.
Nota: quem possui um I25 pode fazer o update para a versão Prisma.
Monitor Audio Gold 200
As Gold 200 custam exatamente o mesmo que o Primare I25, portanto o equilíbrio perfeito verifica-se tanto em termos acústicos quanto económicos.
O sistema estava montado, sem pretensões ou preciosismos audiófilos, tal com estariam na sala comum da maioria dos compradores comuns.
No mesmo espaço de audição, pode também ouvir-se o sistema de referência da Delaudio, com base em fontes Esoteric, amplificação Pass e colunas topo de gama Monitor Audio PL500II (20 ooo euros).
A Gold 200, sendo uma coluna-de-chão compacta, com elevado fator de aceitação doméstica, não só pelo tamanho, mas também pelos acabamentos sumptuosos (pele macia e brilho acetinado), utiliza as unidades ativas (altifalantes) que foram criadas para as PL500 II.
O tweeter é um MDP (micro pleated diaphragm) macio e refinado, desenvolvido com base no famoso AMT (Air Motion Transformer), do Dr. Oskar Heil, que forma um conjunto coeso, física e acusticamente, com o médio C-CAM, com cone de 64 mm de alumínio magnésio. Os ‘carregadores de piano’ são dois woofers RDT II, de cone rígido de 165 mm. Frequência de corte aos 650Hz e 3,5kHz, com o médio C-CAM a ‘segurar as pontas’.
É um sistema que ‘se deixa a tocar’, como o Delfin gosta, sem nos obrigar a ‘escalpelizar’ bandas. A ideia é concentrarmo-nos na música e esquecer o resto. O curioso é que a boa música e a boa conversa não são realidades antagónicas. Pelo sim, pelo não, pedi para desligar o subwoofer da REL.
…a boa música e a boa conversa não são realidades antagónicas…
Ouviu-se um pouco de tudo: a guitarra clássica de Julian Bream acompanhou-nos – sem se imiscuir na conversa - no inevitável bate-papo em atraso, no qual os temas fluíram em catadupa, da política, à economia e ao Covid19: as vendas subiram este ano, apesar, ou por causa, do Covid19, confessou-me Delfin Yañez.
Seguiu-se Bruce Springsteen, com The Ghost Of Tom Joad, este já a exigir-nos um pouco mais de atenção; e entrámos depois na máxima concentração com Saint-Säens, de quem gravei este ‘Rondo’ magnífico pelo violino gitano de Henryk Szering, e fechámos com o ’Cisne’ do Carnaval dos Animais.
Concluindo: se o objetivo é comprar um sistema de preço razoável para ouvir música, vá até à Delaudio tomar um café com o Delfin, e aproveite para ouvir este sistema; se o objetivo é comprar um sistema só para mostrar aos amigos que o seu é maior que o deles, tem por aí muito onde os comprar - e comparar…
Equipamento em audição:
- Primare Amplificador Integrado I25 PRISMA – € 3.500,00
- Primare CD35 PRISMA – € 3.200,00
- Colunas Monitor Audio Gold 200 - € 3.449,00
- Subwoofer Rel S510 - €2.100,00
- Kit Cabo Black Sat 0.5 - € 640,00
E não saia da Delaudio sem assistir a uma sessão de cinema na nova sala com projeção JVC DILA 4K. É o mais próximo que se pode estar do grande ecrã, sem sair de casa, mantendo o distanciamento social, porque tem o cinema todo para si e para a sua família. Nem é preciso máscara, só as pipocas...
Para mais informações: DELAUDIO