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STAX SR-X9000, atração fatal

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Os STAX SR-X9000 eletrostáticos são a resposta da lendária marca japonesa ao sucesso dos auscultadores planarmagnéticos, na atual cena mundial de áudio highend.

Tempos houve em que os auscultadores eletrostáticos tinham um único nome: STAX. Agora, são quase uma dezena os fabricantes que apresentam ofertas eletrostáticas no mercado: Audeze, Dan Clark, Hifiman, Koss, Sennheiser, Shure e Warwick Acoustics. A maior parte destas marcas fazem concorrência aos seus próprios modelos isodinâmicos (planar-magnéticos, ortodinâmicos), uma tecnologia de transdução que nunca tentou a STAX.

Os STAX SR-X9000 são os melhores auscultadores eletrostáticos que já ouvi.

Não é segredo para ninguém que sou fã de isodinâmicos, não tanto de eletrostáticos, pelo menos até agora. Assim sendo, a Sound & Pixel precisou de coragem para me mandar um par de STAX SR-X9000 para teste, acompanhado por um amplificador (energizador) SRM-700T. Ou, então, a Sound & Pixel tem muita fé na qualidade do seu produto. E tem razão para isso: os STAX SR-X9000 são os melhores auscultadores eletrostáticos que já ouvi - a STAX chama-lhes fones de ouvido (earphones). E são uma atração fatal para os audiófilos.

Como funcionam?

Mas estou a adiantar-me. Antes de mergulhar na qualidade única do som, deixem-me tentar explicar como funcionam estes auscultadores, embora com base na mesma informação fornecida pela STAX a todos os outros críticos, pelo que não espere aqui nada de original.

Os STAX SR-X9000 não utilizam altifalantes dinâmicos convencionais para reproduzir o som, apenas uma membrana ultrafina tornada condutora por vaporização e suspensa entre duas placas perfuradas sob tensão elevada (580 V). Isto é a tecnologia eletrostática em poucas palavras.

«Energizador» STAX SRM700T (amplificador dedicado híbrido FET/Válvulas)

«Energizador» STAX SRM700T (amplificador dedicado híbrido FET/Válvulas)

Quando um sinal áudio é aplicado às placas, produz-se um diferencial de tensão que faz a membrana, ou diafragma, vibrar em consonância, produzindo som. Para gerar a tensão elevada é necessário um amplificador especial. A STAX gosta de lhe chamar energizador. Já lá vamos.

A membrana plástica é tão fina e desprovida de massa, logo de inércia, que responde de imediato ao sinal, pelo que o ouvinte tem uma sensação de pureza e velocidade, que se traduz em excecional claridade com um mínimo de colorações e distorção; mas também de ausência de corpo e poder, sobretudo no grave, a que não é alheio o facto de os auscultadores serem ‘abertos’, isto é, não têm caixa de ressonância como os de tipo fechado.

O que soa melhor: eletrostático ou isodinâmico?

E é aqui que começam as eternas discussões e polémicas sobre as vantagens das tecnologias de transdução dinâmica, eletrostática ou planar-magnética (isodinâmica). Esta última também utiliza uma membrana ultra-fina como diafragma, mas funciona segundo um princípio diferente: aqui o sinal é aplicado diretamente à membrana, permeada por um circuito elétrico. Modulada pelo sinal a membrana é atraída ou repelida por placas simples ou duplas (push-pull) compostas por ímãs de neodímio.

Eu sempre achei o som dos auscultadores eletrostáticos demasiado ‘fino’, com falta de corpo e substância harmónica, tanto mais quanto mais se desce na frequência. Por comparação, os planar magnéticos têm mais equilíbrio tonal nos registos médios e mais extensão no grave, embora à custa de um agudo mais granulado.

Os SR-X9000 entram em cena

A nova tecnologia MLER, Multi-Layer-Elect-Rords, de elétrodo fixo, utilizada nos SR-X9000, não só reduz as ressonâncias como melhora a transmissão do som para os nossos ouvidos, resultando na melhor reprodução de graves que já ouvi a partir de uns auscultadores eletrostáticos. Ponto.

O diafragma é 20% maior e mais fino que o do anterior topo-de-gama SR-009 e a sanduíche MLER-3 de elétrodos fixos (configuração push-pull) de quatro camadas é agora composta por elétrodos de malha e cravados unidos por termo-compressão. A malha é tratada depois com uma resina para eliminar ressonâncias.

As novas cápsulas de alumínio leve são redondas, na linha dos SR-Lambda (1979), e depois os ST-007 (1998) e SR-009 (2011), mas agora com um diâmetro suficiente para cumprir a especificação circum-auricular, pois acomodam bem as minhas orelhas sem as pisar. De notar ainda que a grelha dourada de proteção exterior do diafragma está montada em apoios de tamanho diferente para eliminar o paralelismo que é fator de reflexões.

A gueixa e o samurai: STAX SR-X9000+SRM-700T

A gueixa e o samurai: STAX SR-X9000+SRM-700T

Comfortably numb

As almofadas são muito confortáveis e fabricadas em pele genuína, na parte que fica em contacto com as orelhas, e em pele artificial na superfície envolvente restante. Já a cabeceira é integralmente de pele natural, e muito larga para melhor distribuição do peso de apenas 432 gr. A banda de suporte, que é também a mola de ajuste à cabeça, é em aço inoxidável, e garante um ajuste suave e confortável.

A construção é exemplar, como seria de esperar de um produto de luxo – e de nicho – com um preço superior a 7 mil euros, a que acrescem os quase 4 mil euros do amplificador a válvulas dedicado, pois não é possível alimentar os SR-X9000 com um amplificador convencional (tensão de polarização: 580V DC).

Os auscultadores apresentam-se numa elegante caixa de madeira, acompanhados por dois pares de cabos planos e flexíveis, de 2,5m e 1,5m, com condutores de cobre puro 6N OFC banhados a prata e fichas XLR de 5-pinos.

A Sound & Pixel, distribuidora da STAX para Portugal e Espanha, fez-me chegar os SR-X9000 (€7.490), através da loja OnOff, num pacote que incluía o amplificador a válvulas (energizador) SRM-700T (€3.995).Trata-se de um amplificador híbrido para auscultadores eletrostáticos, que combina uma etapa de estado sólido FET e um andar de saída a válvulas (6SN7).

Os STAX SR-X9000, acompanhados pelo duo iFI iCAN Phantom/STAX SRM700T

Os STAX SR-X9000, acompanhados pelo duo iFI iCAN Phantom/STAX SRM700T

A verdade seja dita

Nas longas (e agradáveis) sessões auditivas, os SR-X9000 foram alimentados alternadamente pelo STAX SRM-700T e pelo iFI iCAN Phantom, o único amplificador compatível com todos os tipos de auscultadores, incluindo eletrostáticos (ler teste aqui).

Os auscultadores eletrostáticos são conhecidos pela sua transparência e palco sonoro amplo, a que não é alheio o design open-back. Talvez por isso, muitos audiófilos prefiram utilizá-los para ouvir exclusivamente música clássica ou jazz ao vivo.

Neste momento, estou em êxtase a ouvir o saxofonista Connor Munroe em "Round Midnight", enquanto escrevo. Antes disso, ouvi uma bela interpretação do "Allegro moderato" da 8ª Sinfonia "Inacabada" de Schubert pela Orquestra Estatal da Saxónia, Dresden, dirigida por Herbert Blomstedt. O som das cordas era hipnotizante e o som dos metais e da percussão chegou a ser ameaçador, algo invulgar na audição com a maioria dos eletrostáticos.

No entanto, o SR-X9000 também é incrivelmente rico em detalhes e ‘nuances’ harmónicas, mesmo que seja apenas a partir da respiração sensual de uma vocalista feminina e do dedilhar ou ataque violento às cordas de uma guitarra. Um bom exemplo é 'Fever', de Friend 'nd Fellow. Ou um vocalista masculino, como Eric Clapton em ‘Man Of the World’.

O SR-X9000s nunca se sentiu intimidado, nem mesmo na presença de música eletrónica com baixas frequências pulsantes e diabólicas. Ouça "Hackers", de Metrik, e sinta os graves a ressoar com autoridade, fazendo estremecer a sua alma, não tanto o corpo, pois estamos a falar de auscultadores - e não de colunas de som. Mesmo assim, o melhor é colocar o cinto…

Quer ouvir algo que é simultaneamente simples e elaborado? Recomendo que experimente "Twisted" de Mina Agossi. Vai gostar da interação da voz fumada com a percussão e o baixo que pontuam o ritmo. O sintetizador em segundo plano só aumenta o mistério. Entretanto, pode-se analisar a letra caótica, em estilo jazz-noir, sem perder nada na tradução:

My analyst told me
That I was right out of my head
But I said dear doctor
I think that it's you instead
Because I have got a thing
That's unique and new
To prove it I'll have
The last laugh on you
'Cause instead of one head (phone)
I got two…

 

Análise audiopsicológica

Sim, eu sei que parece uma loucura pagar mais de 12.000 euros para ouvir música com um par de auscultadores. Mas aqueles que os podem pagar vão ser os últimos a rir, como Agossi.

Altamente recomendados, se a sua praia são os auscultadores eletrostáticos.

O preço deste êxtase acústico é de cortar o coração, admito. Mas se é isso que precisa para desvendar as camadas ocultas e as profundezas desconhecidas da sua coleção de música com graves articulados, médios equilibrados e agudos que brilham como o orvalho matinal, então que seja. Se a sua praia são os auscultadores eletrostáticos, os STAX SR-X9000 são altamente recomendados pelo Hificlube.

Nota: Esta análise foi feita com base na minha experiência auditiva pessoal que não é transmissível apenas por palavras. Os potenciais interessados não devem comprar sem primeiro ouvir. 

Para mais informações:

OnOff

Sound & Pixel

 

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«Energizador» STAX SRM700T (amplificador dedicado híbrido FET/Válvulas)

A gueixa e o samurai: STAX SR-X9000+SRM-700T

Os STAX SR-X9000, acompanhados pelo duo iFI iCAN Phantom/STAX SRM700T


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