Read full article in English here
O deslumbrante espetáculo de abertura dos Jogos Olímpicos, em Paris, mostrou o espírito inclusivo e a diversidade da França, nos domínios da arte, da tecnologia e da inovação. As colunas de som Triangle Capella herdaram estas qualidades, pautando-se como as principais candidatas à medalha de ouro olímpica na categoria de ‘Coluna Monitora Sem-Fios’. Vive la France!
As Capella (€2.490) são consideradas colunas ativas sem fios. Mas, tal como todas as outras colunas inteligentes da mesma espécie, precisam de cabo de corrente. Talvez um dia haja um modelo a baterias…
E precisam de corrente porque têm lá dentro amplificadores de 50W em Classe D independentes para cada altifalante (2 × 100W por coluna), que alimentam o ‘tweeter’ com cúpula de magnésio de 25 mm, montado numa guia de onda com faseador para controlo de dispersão; e uma unidade de médio-graves com cone de celulose. Ambas com anéis de borracha com um padrão angular que reduz os efeitos de difração, assim como as arestas boleadas do 'baffle'. Além disso, possuem também um DAC dedicado para cada unidade e filtro divisor ativo com DSP (Processamento Digital do Sinal) para controlar o comportamento dinâmico dos altifalantes.
As ligações eletivas
A sua ligação com o mundo do áudio (Bluetooth, USB B, SPDIF ótica (3x) e coaxial (1x), RCA e Jack 3,5 mm) faz-se exclusivamente através de um hub (caixa-negra), que também recebe o sinal digital áudio via Chromecast, AirPlay e Roon, e envia para as colunas por Wi-Fi (WISA).
As Capella não têm um 'streamer' integrado, o que é pena, pois isso torná-las-ia autossuficientes, embora um PC possa cumprir essa função via USB e um telefone via Bluetooth e Chromecast. Ou seja, o 'hub' utiliza a ‘internet’ apenas para comunicar com as colunas, o telefone ou outras fontes digitais que utilizem os protocolos de transmissão acima descritos.
Aparentemente, trata-se de uma coluna de caixa fechada, mas o pórtico 'reflex' dispara para baixo, razão pela qual vem com uma base de metal dourado que a eleva ligeiramente da prateleira ou suporte. Esta opção tem a vantagem de permitir colocá-las um pouco mais próximas da parede de fundo sem ‘abafar’ o grave.
Video oficial de apresentação das Triangle Capella
Beleza francesa
As Triangle Capella são lindas por fora e por dentro. O Grupo JLM enviou-me um par de cor preta (Black Star) com o fabuloso acabamento de ‘nuances’ de nogueira imersas no brilho profundo do lacado, dependendo a sua visibilidade da iluminação. Eu prefiro as azuis escuras (Astral Blue) ou castanhas (Brown Nebula), mas a cavalo emprestado não se olha o dente, e acabei por me apaixonar por esta cor negra, que, no fundo, é um castanho muito escuro, com as tais sugestões subliminares de raiz de nogueira.
Na foto do interior (abaixo), observa-se que a construção interna é também sólida, com travejamento engenhoso, que fixa o motor do altifalante de médio-graves à estrutura interna. Nada foi deixado ao acaso.
Contudo, o Grupo JLM não me enviou os suportes dedicados S05 (€279), que são indispensáveis, pois a placa de suporte superior tem as dimensões exatas da estrutura aberta de alumínio da base da coluna. Por isso, tive de adaptar um dos suportes que tinha disponíveis, o que pode ter afetado o desempenho acústico.
A área do meu local de trabalho é pequena. Assim, coloquei as Capella a cerca de 2,5 m de distância, afastadas 2 m uma da outra, a 1 m da parede de fundo e apontadas para o ponto de escuta. Ao contrário de outras rivais, não é preciso ligar as colunas entre si, apenas à corrente elétrica, como já referimos.
O hub deve ser colocado perto das fontes digitais ou analógicas, que utilizam cabos de ligação, mas não necessariamente das colunas (até 5 m). Primeiro é preciso descarregar a Google Home App para ligar o hub à sua rede de internet (não tem ligação Ethernet, só Wi-Fi), depois faz-se o emparelhamento do hub com as colunas (botão na parte de trás) via WISA, uma tecnologia de transmissão de baixa latência e de resolução até 96kHz/24bit, embora o hub aceite resoluções até 192kHz/24bit. Não é compatível com DSD ou MQA. Não seja por isso que deixa de as comprar, pois são ambos formatos de nicho.
A ligação à rede e o emparelhamento não é tão fácil como parece, pelo que deve aconselhar-se com um especialista do Grupo JLM, que deve também ajudá-lo no processo de igualização automática/manual
EQ automática/manual
As Capella vêm com um elegante comando remoto de metal, que se ativa quando se pega nele, desde que tenha antes colocado as baterias, claro. Mas as funções do comando são limitadas: seleção de fontes e regulação de volume. As funções de equilíbrio entre canais e igualização automática/manual só são possíveis com a aplicação (grátis) Triangle Capella, disponível nas lojas da Google e da Apple. Contudo, o Room EQ automático só está disponível para dispositivos iOS, que utilizam o seu próprio microfone interno; os Android precisam de um microfone externo Zen, que lhe vai custar mais €150.
Com EQ ativo, o som tem aquele extra de tempero que as torna uma verdadeira iguaria audiófila. Oh là là!
Tenho um Android, e como o Grupo JLM também não me enviou o microfone e a correção manual é complexa e exige algum cuidado para evitar excessos que danifiquem as colunas, tive de pedir emprestado o iPad da minha mulher para correr o 'software' de correção automática da sala. Optei apenas pelo grave, centrado nos 40Hz, com resultados surpreendentes até aos 1000Hz (ver foto da direita na imagem acima). O som das Capella já é muito equilibrado au naturel. Mas com EQ ativo tem aquele extra de tempero que as torna uma verdadeira iguaria audiófila. Oh là là!
Menu digital
Ataquei o hub sobretudo com fontes digitais (Coax, USB, BT, Wi-Fi), porque os sinais analógicos (Line/Aux) são, de qualquer modo, internamente redigitalizados para poderem ser transmitidos para as colunas via WISA e processados (DSP-EQ). Primeiro tem de entrar na Tidal, Qobuz ou Spotify no telefone ou PC, depois só tem de escolher a zona (Office, Living room, etc.) atribuída às Capella no Google Home. Alternativamente, pode utilizar uma ‘app’ como a mConnectlite (grátis). Por USB, a Roon reconhece o 'hub' como Platin-Stereo Hub. Pode também aceder à Roon via Air-Play2 e Chromecast. O JRiver reconhece-o apenas como Stereo Hub (Wasapi).
Nota: Não consegui perceber por que razão o volume do controlo remoto está sempre no máximo com USB selecionado, obrigando a regular com outras aplicações.
Liberté, Egalité, Fraternité
A primeira reação é de surpresa pela dinâmica geral, a projeção das vozes, o controlo do grave (uau!) e a estabilidade da imagem estereofónica. Ao fim de um tempo, comecei a achar que um pouco menos de alacridade (na 'app' só corrigi o grave) talvez fosse preferível nas audições prolongadas. Mas com o passar das horas percebi ser esse ‘temperamento francês’, o proverbial 'je ne sai quoi' que lhes confere a vivacidade e a sensualidade.
As Capella, apesar do pequeno tamanho (L x D x H 200 x 315 x 380 mm), têm um som grande como uma igreja renascentista, tal a amplitude da imagem (Liberté). Contudo, mantém-se sempre estável, sem nunca perder o foco ; e a expansividade do som não se faz à custa de coerência, no tempo e no espaço (Egalité).
Esta sensação de integridade e coesão (Fraternité) deve-se também à elevada frequência de corte aos 3600Hz na passagem de testemunho para o ‘tweeter’, permitindo assim que quase toda a gama média, lá onde canta a humana voz, seja reproduzida por um único altifalante. Oiça os ‘Chants d’Auvergne’ por Kiri Te Kanawa, e vai perceber logo o que quero dizer.
Qualidade de som
O grave é pujante, sólido, articulado e com boa definição (com e sem EQ). A gama média podia ser mais transparente, mas a Triangle optou pelo conforto auditivo de longa duração e evitou o excesso de claridade, que dá uma falsa ilusão de detalhe. Não se sente resquício de dureza (glare) ou coloração; e o agudo entra nos eixos ao fim de algumas horas de queima. O resultado é tonal e timbricamente muito convincente e excecional para uma coluna de menos de 3 mil euros.
Enquanto ‘People Got To Be Free’, por Keb Mo, ‘I Wonder’, por Robert Cray e ‘When Will I Be Loved’, por Van Morrison, me prenderam pelo ritmo; ‘The Sound Of Silence’, por David Radcliff (The Ghost of Johnny Cash), arrepiou-me pela presença fantasmagórica da voz; ‘Simple Twist of Faith’, de Bob Dylan e ‘Behind the Wall’, de Tracy Chapman, e ‘Por Este Rio Acima’, de Fausto, fizeram-me sentir nostálgico; ‘Thanks To You’, de Boz Scaggs, e ‘Differently’, de Marina Hill, provaram que as Capella não se assustam com graves sintetizados, ou as profundezas telúricas de ‘Norbu’, do álbum ‘Himalaya’.
Nas Olimpíadas do Áudio, as colunas monitoras sem-fios Triangle Capella ganham a medalha de ouro pelo seu fantástico desempenho na competição ‘All-Around’.
Très bien, Triangle. Mes felicitations.
Para mais informações, por favor contacte: