AJASOM
Apresentamos hoje a reportagem de Pedro Henriques sobre as marcas expostas e em demonstração no MOC que são distribuídas em exclusivo pela Ajasom em Portugal.
Bergmann
Apresentou dois novos gira-discos:
Esoteric
A principal novidade foi a apresentação do primeiro gira-discos analógico da marca: Grandioso T1 Turntable.
Demonstrou a sua eletrónica com as colunas italianas Zingali Client EVO 3.18 Plus. Mas não fiquei cliente…
Nota: ver video nr.4 no final do artigo
Ferrum
A polaca Ferrum apresentou-se com o seu trio maravilha: Hypsos, Oor, Erco.
Nota: se quer saber mais sobre estes modelos clique sobre o nome para abrir a análise do Hificlube.net a cada um deles.
Pensei que iriam apresentar nem que fosse um protótipo do futuro Streamer. Mas só vai sair lá para Setembro. Ter a guerra à porta de casa também não ajuda. Que o streamer venha com o cessar-fogo é o que eu desejo.
Hegel
Revelou e demonstrou o novo prévio P30A, denominado ‘Conductor’, sem funções digitais e o amplificador H30A, denominado ‘Orchestra’. Os preços vão dos 8 aos 18 mil…
O H30A pode funcionar em modo bridge ou stereo.
HiFi Rose
A principal novidade era o amplificador RA180, com um controlo de volume inspirado em relógios suíços, mostrando o mecanismo interno.
O RA180 utiliza uma nova tecnologia de amplificação A/D, com base em Gan FET, que são alegadamente mais rápidos que os montados em pastilhas de silício.
Mas havia outras novidades presentes: RS250, RS201, RS 9-C e ainda outra anunciada: o novo modelo Network Streamer RS520 está na forja.
Kronos Audio
Inexplicavelmente, falhámos a apresentação do gira-discos Discovery Turntable + Discovery RS Tonearm, na sala da Goebel. Não é possível ir a todas no MOC.
Mas, a verdade é que o Hificlube.net já tinha publicado uma análise auditiva de JVH*, incluindo vídeos, com o Discovery instalado num sistema McIntosh (ver foto acima).
*Nota: Para mais informações sobre a audição abra aqui.
MBL
A mbl contratou um violoncelista e uma violinista para provar isso mesmo. Mas a apresentação era tão longa que acabei por desistir de filmar tudo. Vamos ouvir as X-treme MkII apenas.
O que já era uma coluna com um som extremamente natural, melhorou ainda mais com nova versão 101 X-treme MKII.
O tema da mbl era: das ändert alles, que em tradução (muito) livre significa: nada será como dantes; e numa tradução literal: isto muda tudo! Eu gosto mais do primeiro slogan.
MoFi
A editora Mobile Fidelity (MoFi) também comercializa gira-discos, e o modelo de homenagem a outro ícone americano da música – a guitarra Fender – é lindo! O responsável pelo desenho é Allen Perkins.
No MOC foi exposto ao lado de uma guitarra Fender genuína.
A MoFi mostrou ainda o novo preamp de Phono desenhado por Peter Madnick (Audio Alchemy, Elac, Constellation) e revelou que Andrew Jones (KEF, TAD, Elac) vai desenhar as futuras colunas MoFi.
Mola-Mola
A Mola-Mola aderiu aos 'Verdes' alemães, que estão pela primeira vez no governo. E apresentou os seus produtos com um par de Vivid Audio S12 em verde fluorescente.
Novidade: prévio de Phono Lupe
O Hificlube.net publicou recentemente o relato de JVH da audição dos Mola Mola na Ajasom*.
*Nota: Para mais informações sobre essa audição abra aqui.
Nagra Audio
Toda a gente foi lá para ver a primeira apresentação mundial do conjunto Phono HD + Reference Anniversary Turntable. Eu até fui convidado para o cocktail comemorativo dos 70 anos. Peço publicamente desculpa por não ter aparecido. Mas fui lá dar os parabéns: 70 anos, é obra!
O que me surpreendeu foi o facto de o prato ser transparente e deixa ver o mecanismo e as roldanas. Seria só para a exposição? Nota: veja o vídeo em baixo.
Os dois motores vêm montados numa caixa à parte. As correias de transmissão em borracha derivam das utilizadas pelo gravador de bobinas Nagra IV-S, daí que estivesse também em exposição (ver foto em baixo).
A Nagra optou por fazer a apresentação de porta-aberta numa sala escura. Como resultado não é fácil obter bons registos acústicos nem visuais do sistema.
Assim, a dupla Nagra/Wilson Audio ganhou a votação do público e da crítica, segundo informação da High end Society.
PMC Speakers
As Fenestria fizeram as honras da casa PMC e roubaram todos os olhares e ouvidos. Oiça-as a tocar no vídeo nr. 4 no final do artigo. Curiosamente, estavam a tocar It’s Probably Me, Sting/Clapton, tal como na primeira apresentação em 2019.
JVH também utilizou essa mesma faixa na audição crítica de JVH na Ajasom que podem (re)ver aqui para comparar.
Mas a novidade era o anúncio da próxima apresentação das novas séries: twenty5i e ci
Riviera Audio
Conheço Silvio Delfino desde que me lembro. Toda a vida tentou lançar uma linha de amplificadores high end diferenciada.
Finalmente, conseguiu: Riviera.
Soulution
Não apresentou nenhuma novidade. Mas casou muito bem com um par de Magico M6 para produzir um dos grandes sons do High End 2022.
Stromtank
A Stromtank acabou com a discussão sobre se o ruído da rede doméstica de corrente alterna deteriora a qualidade do som dos sistemas de áudio. Basta ouvir com e sem.
Mas há um preço a pagar. Por isso, apresentou o modelo S-1000 que é, digamos, menos oneroso…
Um dia o Elon Musk ainda compra a Stromtank para alimentar o sistema de som dos Tesla.
Vivid Audio
A Vivid Audio devia optar por copiar o slogan da Benetton: the vivid colours of vivid Audio.
A novidade, no entanto, foi mais doméstica e não menos colorida: as novas colunas para aplicações AV Kaya C35 (central) e S12 (satélite) com suporte de parede.
As S12 também poder ser utilizadas como par principal (ver Mola Mola).
Os leitores podem abrir aqui o relato da audição crítica de JVH das Kaya na Ajasom.
YG Acoustics
Apresentou a nova Peak Series, a primeira com construção híbrida de metal (painel frontal) e fibra de resina.
A YG Acoustics mostrou os modelos Talus e Ascent em corte e o travejamento interior é complexo para evitar vibrações espúrias e ressonâncias internas.
Ouvi umas monitoras Tor com amplificação Burmester, e fiquei siderado com o ‘tamanho’ do som produzido por umas colunas tão pequenas.
Video nr.4: PMC - YG Acoustics - Esoteric
A YG Acoustics apresentou ainda as suas primeiras colunas ativas (DAC e amplificação integrada), de seu nome Vantage Live. Vejam a apresentação (em inglês) no video abaixo.