Imacustica: the bootleg series
'Bootleg' era o termo utilizado no séc. XVIII para a actividade de contrabando no 'cano da bota'. No séc. XX, passou a designar as gravações clandestinas de concertos ao vivo ou sessões de gravação. No séc. XXI, deixou de ser clandestino, e passou a ser um negócio: editar faixas anteriormente preteridas de 'takes falhados' ou ensaios de cantores famosos, como Elvis Presley ou Bob Dylan. Tenho um disco de Elvis, no qual se ouvem as fífias, as entradas em falso, as conversas e as gargalhadas dentro do estúdio.
É este o ambiente descontraído das audições, cujos registos digitais obtive na Imacustica, nos quais se ouvem ruídos, tosses, catarros, conversas e opiniões, discussões acesas até, portas a abrir, pessoas a chegar e a partir, que pretendo publicar aqui hoje, depois de um longo trabalho de 'limpeza' para evitar perturbações e 'violações de privacidade', já que da acusação de 'violações de direitos de autor' não me livro!...
Com duas honrosas excepções. Peter Mc Grath, que se ouve no início da gravação confessar a sua paixão pelo piano, autorizou-me a gravar e a publicar excertos da reprodução, na sala das Alexandria XLF, de duas das suas notáveis matrizes digitais de alta resolução registadas ao vivo em Miami: a Sonata nr.2 Op.7 de Beethoven, pelo jovem pianista Benjamin Grosvenor (mais um jovem 'afilhado' de Peter Mc Grath, depois do sucesso da famosa pianista russa Valentina Lisitsa); e uma 'Carmen' algo caótica, mas ultradinâmica, na qual se ouvem também o ruído ambiente do público e as tábuas do palco a ranger sob o peso do sapateado frenético, com os transitórios do final a colocarem à prova as XLF (e o meu microfone!...).
A 'actuação' de Ricardo Franassovici, como 'disc jockey', cujo gosto eclético e abrangente vai do canto religioso ao pop eléctrico, também foi parcialmente registada, assim como duas passagens rápidas, de cortesia e amizade, pelo reduto de Mestre Luís Campos, na sala das Alexia; e um registo breve e meramente ilustrativo na sala das Sophia, dirigida pelo simpático jovem Ricardo Polónia.
'Highway 29', da dupla Ricardo Franassovici/Bruce Springsteen, foi o único registo simultâneo (mas não sequencial) de som e imagem, obtido com uma camcorder, daí o sopro audível do microfone e a excessiva coloração, apesar do nível mais elevado do som. Todos os outros foram gravados separadamente em formato digital a 96/24, e depois ilustrados com imagens seleccionadas do evento (videos e fotos) e da página pessoal de Ben Grosvenor.
Nota: Os registos áudio são a cópia o mais fiel possível, embora pálida por comparação, do som real do respectivo binómio sistema/sala. Na edição, não foi utilizada posteriormente pelo Hificlube qualquer gravação comercial, LP, CD ou ficheiro. Se não dispõe de uma ligação à net de alta velocidade, pode experimentar alguma dificuldade na reprodução, que já não se verifica na repetição do visionamento.
Sistema Alexandria XLF
Colunas: Alexandria XLF
Amplificadores Mono de Potência: Constellation Centaur Mono
Pré-amplificador: Constellation Virgo II
Gira-discos: EAT Forte S/Sumiko Palo Santos
Pré-amplificador de Phono: Audio Research Reference Phono 2 SE
Transporte: Metronome Calypso
Leitor de CD: Audio Research Reference CD9
Cabos de Colunas e Interligação: Transparent Cable Opus MM2
Sistema Alexia
Colunas: Wilson Audio Alexia
Amplificador de Potência: Dan D'Agostino Momentum Stereo
Pré-amplificador: Dan D’Agostino Momentum Pre
Leitor de CD: Krell EVO 525a
Cabos de Colunas e Interligação: Nordost ODIN
Sistema Sophia 3
Colunas: Wilson Audio Sophia 3
Amplificador Integrado: Krell S550i
Leitor de CD: Krell S350a
Gira-discos: EAT E-Flat/Sumiko Blue Point EVO 3
Cabos de colunas e interligação: Transparent Cable Ultra
See also:
Peter McGrath of Wilson Audio at Imacústica – Lisboa. It includes an exclusive interview and a lecture on Dave Wilson's recording expertise.