Como reza a sabedoria alentejana, a CES não fazia falta nenhuma, se não fizesse tanta falta ao áudio highend. Ou parafraseando da biografia póstuma de Andy Warhol, que desancava amigos e conhecidos: mesmo assim é preferível dizer mal que não dizer nada.
Roger Skoff, com quem partilhei três décadas de CES, sem nunca termos sido apresentados formalmente, publicou num artigo recente intitulado 'Show Me The Money' algumas ideias pessoais sobre a CES que, de uma maneira geral, espelham esta máxima popular, aplicada às mulheres no original; e a convicção, que eu também partilho, de que 'os shows' não justificam o dinheiro que custam, mas os fabricantes receiam que, pelo facto de não estarem presentes, os distribuidores pensem que estão com dificuldades financeiras, e ninguém faz encomendas a uma empresa que 'vai fechar'...
A CES é a mãe de todas as 'feiras' de electrónica, onde os fabricantes exibem os seus produtos na esperança de que alguém os queira distribuir algures, ou que os meios de comunicação os ajudem - com algum incentivo mais ou menos imaginativo - a encontrar alguém que queira.
Este é o grande objectivo do jogo, a pedrada no charco, cujos anéis concêntricos de ondulação acabam por banhar com diferente intensidade todos os mercados mundiais.
Paradoxalmente, a Consumer Electronics Show é só para profissionais (fabricantes, distribuidores, jornalistas, analistas, repórteres, etc.) e não está aberta ao público em geral, ou seja aos...consumidores!
Este é o grande objectivo do jogo, a pedrada no charco, cujos anéis concêntricos de ondulação acabem por banhar com diferente intensidade todos os mercados mundiais.
No fundo, o que está subjacente a toda esta azáfama é que os chineses querem invadir o mercado americano e os americanos querem entrar no mercado chinês. O resto é paisagem.
Os coreanos já estão bem instalados, à custa dos japoneses; e a Europa, essa utopia colectivista, compete individualmente, com cada país produtor por si: Alemanha, Reino Unido, Itália, França, Suiça, mais os 'nórdicos' e os 'de Leste', enquanto os países 'baixos' e, sobretudo, os 'periféricos' lutam pelas migalhas do grande banquete do áudio highend.
As marcas estabelecidas e famosas têm já distribuidores em todo o lado, e só lá continuam a ir por uma questão de prestígio, ou então para aproveitar o gigantesco ajuntamento de distribuidores de todo o mundo, numa festa num hotel de luxo para lhes apresentar novos produtos, ou ouvir opiniões sobre quais os produtos que têm mais hipóteses de êxito em cada mercado específico.
Entrar no mercado americano já é difícil para um português, manter-se por lá vivo durante algum tempo é quase impossível, apesar da competência técnica e do idealismo de pessoas notáveis como o nosso Luís Pires, que bem tentou:
Claro que há 'modas' e 'tendências'.
Este ano são as 'barras de som' ou tudo o que funcione 'sem fios' via wifi, bluetooth, ou outro sofisticado protocolo qualquer de transmissão como o Lifi.
E os downloads de HD Audio e os respectivos DACs DSD, a reboque da aposta da Sony e das principais editoras, que nos querem impingir os mesmos discos pela enésima vez num novo formato.
'Kind Of Blue' em DSD é talvez o melhor exemplo, pois já foi editado em pelo menos dez formatos diferentes...
Já parece a obsessão do Governo com os reformados, que os (nos) deixa também kind of blue, ou mesmo fucking red...Apre, que é demais!
A beleza das colunas de som
Contudo, são sempre as colunas de som as vedetas de qualquer 'show', talvez porque antropomorficamente se parecem com pessoas, dão a cara pela música e é delas que brota o som que se ouve.
Também são elas as 'donas da casa' e é da sua boa relação com a sala que dependem os bons resultados. Finalmente, são fotogénicas e ficam bem nas fotografias e nos convites enviados aos jornalistas. Como abaixo se prova.
Marten Coltrane Supreme 2
Depois de anos de projectos, construção e planeamento, Leif Olofsson, projectista chefe da Marten, terminou finalmente a sua obra prima. A Coltrane Supreme 2 - que se segue à tremendamente bem sucedida edição de 2006 - é a New Master.
Nota: abrir pdf no topo da página à direita para informação detalhada.
Magico S3
Wilson Audio Sasha 2
As Sasha 2 são as Alexia dos 'pobres' e com tipo de alinhamento temporal semelhante ao destas. Se eu já gostei tanto das Sasha originais, estas devem andar próximas da Alexia por uma fracção, ainda que substancial, do preço.
Como sempre, Dave Wilson vai apresentá-las 'hors concours' numa suite do Mirage, com mais conforto e sem o bulício do show. Mas tanto as Sasha 2 como as Alexia (além das Duette 2 e Sophia 3) vão estar presentes em parceria, em várias salas do Venetian:
At the Venetian:
Dan D'Agostino | Master Audio Systems Duette 2
Venetian Room#29- 223
Vitus Audio/ Light Harmonic Geek by LH Labs Alexia
Venetian Room #29 - 121
Alluxity/ Light Harmonic Sasha Venetian Room #29 - 122
VTL Alexia & Duette Series 2 Venetian Room #30 – 103
Musical Surroundings Alexia Venetian Room #30 - 136
Lamm Industries Inc. Alexia Venetian Room #35 – 111
At the Mirage:
dCS Alexia Mirage Room # TBD
Nagra Alexia Mirage Room # TBD
Adcom Sophia 3 Mirage Room # TBD
Nota: abrir pdf no topo da página à direita para informação detalhada sobre as Sasha 2.
YG Acoustics Hailey
A YG Acoustics vai apresentar oficialmente na CES 2014, Hotel Venetian, 35º andar, Suite 203, o novo modelo Hailey com equipamento complementar Dan D'Agostino, dCS e Kronos.
Se as Hailey soarem como as primas Sonja, quanto mais prima mais se lhe arrima. Ou será 'sister'?...
Nota: abrir pdf no topo da página à direita para informação detalhada sobre as YG Hailey.
Vivid Audio
Fine Arts Group: Audio Research, McIntosh, Sonus Faber, Wadia
Fine Sounds Group é o actual proprietário de marcas tão famosas como: Audio Research, McIntosh, Sonus Faber e Wadia.
Na CES 2014 vai apresentar:
Audio Research CD 6 player/DAC, baseado na referência CD9
McIntosh MT5 Turntable, premiado o ano passado com o galardão 'Stars of CES 2013', além de outras novidades deste fabricante americano.
Sonus Faber Homage Vox, integrada num sistema AV com as Amati Futura e Guarneri Evolution, complementadas por: McIntosh MX151, MC207 e MPV891.
Quanto à Wadia, além do excelente Intuition 01, vai apresentar novos produtos mas pediu segredo...