JVH foi secretamente ouvir SabrinaX, a princesa afável da Wilson Audio, na Imacustica-Lisboa, em primeira mão mundial, mas teve de esperar pelo levantamento do embargo para poder divulgar hoje o vídeo do encontro amoroso, em exclusivo para os leitores do Hificlube.net
JVH apresenta SabrinaX em exclusivo mundial para o Hificlube.net
Nota: os videos de apresentação e demonstração foram gravados no auditório 2 da Imacustica-Lisboa, directamente das SabrinaX, no caso dos excertos musicais.
Senhoras e senhores, esta é a princesa SabrinaX que vai suceder à Sabrina original (nascida em março 2015), após cinco breves anos de reinado, tendo sido apresentada com enorme sucesso no Audioshow 2016, por Ricardo Polónia:
Na altura, escrevi, entre outras coisas, o seguinte comentário:
‘Em termos relativos (de tamanho e preço) considero a princesa Sabrina a melhor coluna de sempre criada pela escuderia Wilson Audio. O som tem o equilíbrio tonal certo e o grave o peso ideal para o seu porte. E, não sendo particularmente articulado, como o das Magico, tem ritmo e drive, ou seja capacidade de propulsão.
O conjunto médio-agudo é cremoso mas informativo. E a curta distância consegue uma excelente integração e coesão geral. Não prima pela focagem precisa, antes pela estabilidade e expansividade da imagem e volumetria do palco.
Está à vontade com todos os géneros musicais, e é aquilo que os críticos anglo-saxões designam por uma ‘all rounder’.
Ora a Sabrina, que eu já considerava ser ‘a melhor de sempre’, foi agora melhorada por Daryl Wilson, aproveitando o saber acumulado no desenvolvimento das Chronosonic ‘Wamm’ e ‘XVX’, os modelos de topo da famosa marca Wilson Audio, tendo a primeira sido apresentada ao público nacional, numa memorável sessão musical na Imacustica, que o Hificlube.net registou também para a posteridade (ver em baixo em Artigos Relacionados).
A princesa Sabrina ganha o cognome ‘X’
O baffle (painel frontal) e a base de apoio dos spikes da Sabrina original já eram construídos em ‘X material’, o compósito ultra rígido e inerte utilizado nas zonas críticas das caixas para eliminar vibrações e ressonâncias.
Agora a Sabrina ganha também o título ‘X’, porque toda a caixa é construída neste material, além de travejamento interno com recurso a vibrometria laser, para garantir mais silêncio entre notas, um fundo mais negro, com transitórios de graves mais claros e definidos, segundo a Wilson Audio, e que eu pude confirmar.
O mesmo tweeter’ da XVX
A Sabrina é a filha predileta de Daryl Wilson que lhe deu um dote de princesa: o tweeter Convergent Synergy MK5, a mesma versão utilizada originalmente nas Wamm e depois nas XVX. Daryl considera o Mk5 o melhor tweeter que já testou e ouviu.
A distorção é muito baixa, a resolução muito elevada e o contraste micro e macro dinâmico é auditivamente requintado.
A famosa unidade de médios de 5,75 polegadas da Wilson Audio tem uma resposta plana até aos 2kHz, o que facilita a integração com o tweeter. O som é muito natural, e dá à Sabrina a reconhecida afabilidade acústica.
Woofer da Sasha DAW
A SabrinaX recebeu também como prenda de debutante o woofer de 8 polegadas da Sasha DAW, que veio responder às poucas críticas que fiz à Sabrina original, melhorando a velocidade, articulação e extensão do grave.
Nota: os leitores podem ler em baixo, em Artigos Relacionados, o teste de JVH: ‘Sasha DAW, a new dawn’
Acessórios e peças de metal
Componentes exclusivos
SabrinaX é filha da XVX
Eis como a afável princesa SabrinaX, a mais pequena e mais barata coluna de chão da Wilson Audio, tem assim muito do ADN da maior e mais cara coluna do catálogo comercial: XVX.
Transforme-se no seu príncipe encantado, e vá pedi-la em casamento à IMACUSTICA. Porque todas as histórias de princesas têm um final feliz. E você merece...
E não se esqueça de levar o dote: 23.900€
Galeria fotográfica Hificlube.net (all photos by JVH)
Para informações mais pormenorizadas, visite os site da:
Veja em baixo os vídeos oficiais de lançamento mundial das Sabrina X produzido pela Wilson Audio: