A dinamarquesa Densen produz amplificadores de design intemporal, baratos, potentes, neutros, com dez anos de garantia – e, tal como a Exaudio, anda nisto há 20 anos, o que é uma garantia adicional.
Por vezes, andamos à procura pelo mundo de coisas que temos ao pé da porta. Eu precisei de um amplificador integrado que me permitisse fazer bypass ao andar de pré-amplificação e ao controlo de volume. Telefonei ao João Pina, pois a Exaudio fica aqui mesmo ‘ao pé da porta’, e ele sugeriu o Densen Beat B130XS, que tem entrada/saída para Processador externo.
O B130XS revelou-se tão neutro que se limitou a amplificar o sinal sem lhe tocar – se é que me entendem. Quando o teste terminou, pensei: e porque não testar o B130XS como integrado também?
Em boa hora o fiz, pois o B130XS revelou situar-se afinal a sul da neutralidade absoluta – e não a norte, como seria de esperar das suas origens nórdicas: é quente, sem ser enjoativo; poderoso e rápido, sem ser brusco; informativo, sem ser ríspido; e desenha um palco em arco profundo que nos poupa à excessiva frontalidade dos amplificadores que gostam de nos gritar aos ouvidos.
O B130XS é quente, sem ser enjoativo; poderoso e rápido, sem ser brusco; informativo, sem ser ríspido.
O B130XS não é novo, quero eu dizer, não é um modelo recente, embora seja uma evolução do B130 original, tendo a versão XS uma fonte de alimentação melhorada e componentes de melhor qualidade também.
A Exaudio aposta na longevidade, suportada em garantias longas, mais do que na novidade; e é assim também com outras marcas que representa como a Bricasti e a Bryston e até a Audio Note, cujos modelos já tive o prazer auditivo de testar, e parecem melhorar com a passagem do tempo (ler no final em Artigos Relacionados).
Outra das apostas da Exaudio é na simplicidade. O Densen B130XS não têm características que não fazem falta. Isto, claro, se o leitor achar que um botão rotativo de volume pode ser substituído com vantagem por botões de pressão, que controlam relés que ativam resistências, que são muito mais precisas que um potenciómetro.
Nota: a escala de volume do B300XS vai de 0 a 200, por isso não se assuste se tiver de andar sempre acima dos 100.
A Densen optou por retirar todo o lastro que pudesse fazer subir o preço do B130XS, incluindo o controlo remoto, que se compra à parte (na Exaudio utilizei um controlo universal), mas manteve o ‘design’ modular, para permitir a evolução futura – recordo que a garantia é de 10 anos para o primeiro proprietário.
Pode-se, por exemplo, instalar um andar de Phono MM ou MC; e vem ainda com uma slot para instalar um processador surround ou DAC. Mas pode instalar também um DAC externo no circuito de processamento IN/OUT. E, li algures, é até possível instalar na fábrica um crossover ativo, a pedido do cliente. Mas isso terá de confirmar com a Exaudio.
O B130XS é extremamente fino e elegante, é aquilo que os críticos anglo-saxões designam por ‘sleek&slim’, com as dimensões de 444 x 64 x 310 mm (W x H x D). Mas pesa 12kg, muito por culpa do transformador toroidal de 500VA que, acolitado por 70.000 uF de condensadores de filtragem, lhe permitem gerar 80W/8 e 160W/4. Portanto, potência não lhe falta.
Simplicidade nórdica
O design é de uma simplicidade nórdica: o elegante painel frontal é simétrico, com quatro botões de pressão de cada lado de um mostrador alfanumérico (red-dot-matrix). Do lado esquerdo: standby, mute, volume down, volume up; do lado direito: seletor de fontes up/Down; Proc (AV loop) e status.
O painel traseiro é um jardim ordenado (e estreito) de fichas RCA: quatro entradas de linha; duas para gravador, incluindo tape loop; processador externo in/out e duas saídas de prévio para atacar, por exemplo, um par de monoblocos. Há ainda um Jack EPS para ligar uma fonte de alimentação externa.
As arestas são vivas, cuidado com as mãos, mas a construção em alumínio ajuda a dissipar o calor sem necessidade de dissipadores externos.
De referir que o Densen Beat B130XS segue a tradição da marca de não utilizar realimentação negativa geral, com as vantagens em termos auditivos desse tipo de circuitos.
Um som musculado
E, de facto, na audição, o B130XS revelou ser poderoso e neutro, com maravilhosa reprodução de cambiantes tonais, excelente imagem estereofónica (ampla, profunda e estável). Reproduz as vozes, tanto masculinas como femininas com extrema naturalidade e controlo da sibilância. Poderá haver quem o ache ‘seco’. Talvez por ser tão ‘magrinho’, mas deixe-o aquecer e vai ver/ouvir que os 160W sobre 4 ómios não estão só no papel – estão sobretudo na pauta musical.
Depois de o ouvir em casa com um par de Sonus faber Concertino, fui à Exaudio ouvi-lo com um par de TAD Evolution Micro, tendo como fonte um Streamer/DAC Bricasti M3.
A Densen procura a perfeição espiritual nórdica, algo entre a pureza da neve e o calor do coração.
Ouvi, sobretudo, registos de concertos ao vivo: do famoso Eric Clapton Unplugged ao Jazz At the Pawnshop numa cópia DSD. O Densen B130XS reproduziu na perfeição a ambiência natural de ambos os concertos; assim como a ambiência artificial de estúdio das gravações do guitarrista David Elias (DSD) e de Anette Askvik, cantando ‘Liberty’.
Tal como Anette nos seus discos, a Densen procura a perfeição acústica e espiritual nórdica, algo entre a pureza da neve e o calor do coração.
Na canção ‘Liberty’, Anette Askvik fala do desejo de individualidade, na coragem que é precisa para irmos atrás dos nossos sonhos e de não termos medo de arriscar para atingir os objetivos.
O Densen Beat 130XS custa apenas 2.976 euros. Aproveite a campanha de descontos de 20%, comemorativa dos 20 anos da Exaudio - até final de agosto, apenas - e compre um amplificador para o resto da vida. Eis um risco que vale a pena correr depois de o ouvir tocar na Exaudio. Não se vai arrepender.