Produto do Ano: Gryphon Ethos
Com o CD (e o Ethos apenas reproduz CD) em agonia lenta, pode parecer loucura lançar um leitor de 30 000 euros. Mas este é o leitor CD definitivo para quem pode, e não vê o streaming como uma alternativa de qualidade. Definitivamente: o produto do ano 2019, porque é irrepetível.
O Hificlube não publicou um teste formal ao Ethos. Mas bastou esta audição (e as que se seguiram na Ultimate Audio Elite), para não deixar margem para dúvidas…
Amplificador integrado (analógico) do Ano: Pass Labs INT25
O Pass INT-25 tem o proverbial ‘som de válvulas’ e é um dos amplificadores mais transparentes que já ouvi. Uma transparência que não ofusca, antes ilumina com a chama quente da luminosidade interior das vozes de artistas como Ella Fitzgerald, Fred Astaire, Shirley Horn ou Louis Armstrong, assim ‘ressuscitados’ por gravações com 50 anos!
Pass INT-25 – outro pass(e) de mágica
Amplificador integrado c/DAC: Cambridge Edge A
O Edge A funciona na prática – e soa – como um amplificador de Classe A: a gama média tem uma textura cremosa sem a coloração eufónica das válvulas ou perda de transparência e detalhe. Mas é no grave que o Edge se revela excepcional. A textura e estrutura ‘molecular’ do grave é notável.
Cambridge Edge A – no limite da perfeição
Amplificador integrado com DAC/Streamer: Hegel H390
Se tem 6.000 euros para gastar num super amplificador integrado (inclui DAC/Streamer), o Hegel H390 deve estar no topo da sua short list. Pela qualidade (da construção e do som). Pela funcionalidade e ergonomia (tudo funciona como anunciado). Pela imperturbabilidade (face à carga imposta pelas colunas).
Hegel H390 – a fórmula mágica
Software do Ano: Roon Labs Valence
Associado ao Roon Nucleus, este é o mais avançado software de gestão, catalogação e reprodução de streaming alguma vez utilizado no Hificlube. E a nova versão 1.7 com tecnologia Valence de personalização da gestão de música só veio tornar ainda melhor o que já era superlativo.
Roon Nucleus – fusão nuclear
Colunas do Ano: Wilson Audio Sasha DAW
Daryl Wilson homenageou o seu pai com o que certamente será a Sasha definitiva, pois esta versão DAW beneficia de tudo o que aprenderam com a Alexia S2. Com amor e respeito, ele foi ainda mais longe, e tornou-as tão transparentes e evanescentes como uma alma.
Wilson Audio Sasha DAW - a new daw(n)
Produto digital do ano: Chord Hugo M-Scaler
O M-Scaler confere aos CDs uma energia, uma claridade e ataque dinâmico, que torna a audição uma experiência física e emocional.
Trio de Chord(as) – TT2, MScaler e TToby
Combo do ano: Marantz Ruby
O duo Marantz KI Ruby é o caminho mais curto para chegar ao highend, sem ter de pagar a portagem do luxo.
Marantz KI Ruby, 40 anos de fidelidade
Auscultadores do Ano: Focal Utopia
Focal Utopia é um salto de gigante, se não para a humanidade, pois não está ao alcance de muitos, pelo menos para a irmandade audiófila. Os Utopia são extraordinários. São os melhores auscultadores dinâmicos abertos que já ouvi, e batem-se com os melhores planar-magnéticos.