JVH regressa a sítios onde foi feliz, ouviu música, fez fotografia e sonoplastia para lhe trazer mais imagens fixas e em movimento do Audioshow 2019, onde assistiu também ao 'espectáculo' de Ken Ishiwata, que entrevistou em exclusivo (publicamos hoje entrevista exclusiva e um excerto da apresentação no Hificlube).
Veja agora também as fotos comentadas do 'Day Two' e reproduza o vídeo do You Tube com excertos de gravações 'live in-room'.
O registo sonoro das apresentações foi captado directamente. Contudo, o som das faixas musicais foi registado 'in-room', sem qualquer processamento, e editado com a respectiva imagem posteriormente, para evitar problemas de fase devido ao movimento da câmara. Não foi utilizado qualquer CD ou ficheiro áudio digital.
As imagens video são excertos de registos mais longos, que serão publicados mais adiante na reportagem, de forma a poder dar já aos leitores uma perspectiva geral do evento.
Foram ainda publicados vários videos no Facebook, com a inevitável má qualidade de som e imagem, mas que têm a vantagem da actualidade e espontaneidade que só o directo pode dar.
Hotel Ritz
Imacustica - Sala Camões
Voltei para ouvir as Sasha DAW, com quem passei bons momentos, durante o período de testes, análise e reflexão. Porque não é fácil classificar produtos de tão elevado nível de qualidade. Os leitores podem ler a minha crítica fundamentada aqui, na versão em Português, amavelmente distribuída pela Imacustica, durante o audioshow, sob a forma de folheto. Que não é bem a mesma coisa que uma opinião: 'porque sim, porque acho, porque gosto, porque detesto, isto é fantástico ou não presta para nada...', como as que se ouvem nos corredores, depois de uns minutos de audição, que são igualmente legítimas, porque reflectem o gosto pessoal de quem, no fundo, é um potencial comprador dos produtos, o que não é o meu caso, hélas.
Os leitores que dominam o 'Inglês Técnico' (e não fizeram exame a um Domingo...) podem ler a versão original em pdf aqui, que inclui também testes de laboratório de Keith Howard, cortesia da Absolute Sounds Of London.
Nota: devido ao elevado volume de acessos, a página do Hificlube poderá estar mais lenta durante esta 'quadra'. Mas não desista, porque vai valer a pena.
Sarte Audio - Mezzanine - Terraço
Dez depois de ter estado em Portugal para a apresentação da Marantz KI Pearl Series, Mestre Ken Ishiwata, um grande senhor da audiofilia mundial, voltou, agora para a apresentação da KI Ruby Series, comemorativa dos 40 anos de um 'casamento' feliz com a Marantz, como nos disse em entrevista exclusiva, que publicamos abaixo:
Foi um prazer rever o Mestre, cuja carreira tenho seguido nas últimas décadas (ver aqui um artigo recente sobre a sua presença em Portugal), e ouvir os seus ensinamentos, que nos são transmitidos sempre com um sorriso nos lábios e os gestos delicados de quem não quer impor os seus conhecimentos, antes passá-los às gerações vindouras, como um tesouro acumulado ao longo de 40 anos.
Quem assistiu às palestras - e foram muitos! - ouviu falar de tudo um pouco, ilustrando com exemplos musicais: sobre conversão digital, sobre palco sonoro, sobre as vantagens do DSD256, que é tão bom como analógico, e até sobre a moda dos auscultadores, que ele considera que não nos dão som estéreo, antes duplo-mono - e explicou porquê.
Ajasom - Sala Marquês de Pombal
Num espaço amplo, com vista sobre a cidade, a Ajasom mostrou muitas novidades, em exposição estática, enquanto um fabuloso sistema Nagra alimentava um par de colunas Audiovector Arreté 8, que soaram maravilhosamente, apesar - ou talvez por isso - de estarem colocadas sem paredes por perto.
Delaudio - Sala Gil Eanes 1 e
Delfim Yanez cumpriu o que tinha prometido aqui, e tocou 'Paranoid', dos Black Sabath, em público (ver video no final do artigo). Não ele, claro, mas este sistema composto por amplificação fontes Esoteric, amplificação Pass e colunas Monitor Audio PL500II.
Na Sala Gil Eanes II, apresentou as linhas mais acessíveis da Monitor Audio e electrónica (Primare, Plinius, Roksan, compatível com as bolsas do povo que somos: com bom gosto e pouco dinheiro para gastos...
Hotel Intercontinental
Ultimate Audio - Salas Óbidos
Entretanto, voltei à cave para gravar excertos da actuação das Avantgarde Uno XD, com amplificação Accuphase, sob a batuta do Francisco Monteiro que, para quem ainda não sabe, foi baixista de um famoso grupo do Porto, os Ban, daí a tentação de carregar no pedal; e das B&W 800 D3 que, montadas na sala pelo Rui Calado, alimentadas por um Gryphon Antileon, voltaram a surpreender-me sob a batuta de Rune Skov, sobretudo com música clássica (ver video). Olhem para o Francisco aqui, com menos uns quilos e com jogo de cintura:
Smarstores - Sala Évora
Finalmente, uma segunda passagem pela Sala Évora, sempre cheia de audiófilos entusiastas com produtos que podem realmente comprar (até online!), revezando-se na utilização de auscultadores Denon, ou reunindo-se à volta de um par de Polk Signature, alimentadas por amplificadores Denon, e a tocar muito bem - diga-se. Como se prova no vídeo, aliás...
Day Two - video geral do dia